Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novo Fórum paulista

TJ paulista inaugura maior Fórum Criminal do hemisfério

O maior Fórum Criminal da América Latina será inaugurado nesta quarta-feira (8/12), às 10h30. A obra tem 58 mil metros quadrados de área construída por onde devem circular, diariamente, cerca de 15 mil pessoas.

Nesta primeira etapa, o Complexo Criminal vai abrigar as 30 varas criminais da Capital e 8 plenários do Tribunal do Júri. O prédio tem gabinetes para 140 promotores, para a assistência judiciária gratuita, salas reservadas à OAB, estacionamento para mais 600 veículos e carceragem para 400 presos que terão entrada e saída independentes, diferentemente do que ocorre no sistema atual.

No antigo fórum criminal, situado no Viaduto Dona Paulina, era comum encontrar testemunhas, réus e advogados ocupando os mesmos elevadores e dependências. O novo prédio acaba com esse problema.

Com o término da 2ª fase, prevista para o final do ano 2000, o fórum terá espaço para mais 20 varas, restaurante, pronto-socorro, creche e estacionamento para mais 1.800 automóveis.

A inauguração conta com a presença do governador Mario Covas, do presidente do Tribunal do Justiça, Márcio Martins Bonilha e do presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Vanderlei Macris.

A área destinada ao fórum foi concedida ao Judiciário em 1989. As obras foram iniciadas em 1991 e paralisadas em 1994, por falta de recursos. Em abril do ano passado as construções foram retomadas. O novo Fórum Criminal de São Paulo situa-se à avenida Abrahão Ribeiro, 313, Barra Funda (zona Oeste da Capital).

Revista Consultor Jurídico, 7 de dezembro de 1999, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 15/12/1999.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.