Consultor Jurídico

Ministra Luciana Lóssio vota pelo fim de censura a Garotinho

7 de maio de 2017, 12h44

Por Redação ConJur

imprimir

Em seu último dia como ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio votou pelo fim da censura imposta pela Justiça Eleitoral ao ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. Esse foi um dos três votos apresentados pela ministra relacionados ao político, já no encerramento da sessão de quinta-feira (4/5). Como foi pedido vista dos processos, nenhum julgamento foi concluído.

Reprodução
Ministra do TSE Luciana Lóssio votou pelo fim da censura imposta pela Justiça Eleitoral a Anthony Garotinho.

Desde que foi solto, em novembro de 2018, o político está impedido pelo juízo da 100ª Zonal Eleitoral de Campos dos Goytacazes (RJ) de se manifestar sobre a investigação da qual é alvo e sobre autoridades envolvidas na apuração.

No HC, o advogado de defesa de Garotinho, Fernando Fernandes, afirma que houve violação à liberdade de expressão e que as publicações que motivaram a medida cautelar sequer foram escritas por ele. Trata-se de reprodução de reportagens e textos opinativos publicados por outros veículos, entre eles um artigo publicado pela ConJur, intitulado Por que a sentença do caso Garotinho foi (bem) reformada pelo TSE?.

A ministra Luciana Lóssio afirmou em seu voto que a liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais mais preciosos do cidadão, “cuja garantia tem se feito presente nas compilações normativas do constitucionalismo moderno”. A ministra lembrou ainda que o Supremo Tribunal Federal já garantiu que não há crime em textos opinativos, ainda que de forma crítica.

Luciana Lóssio classificou como não apropriada a cautelar decretada. Isso porque a medida cautelar prevista no artigo 319 do Código de Processo Penal deve ter nexo funcional entre a prática do delito e a atividade exercida. No caso, o crime eleitoral imputado a Garotinho não tem qualquer relação com sua atividade de jornalista.

O político é acusado de comprar votos por meio de inclusões indevidas em um programa social, o Cheque Cidadão. Garotinho é apontado na denúncia como dono de uma rádio e de um jornal em Campos de Goytacazes, seu reduto eleitoral — o que sua defesa nega. Radialista, o ex-governador mantém um blog pessoal.

Vereadores investigados
A ministra também votou pela revogação das medidas cautelares que impediram a diplomação de seis vereadores investigados por participarem do esquema de corrupção — todos do grupo político de Garotinho.

As cautelares foram impostas pelo juiz Ralph Manhães, que atuou em um único dia em regime de plantão na 99ª e na 100ª zonas eleitorais de Campos dos Goytacazes (RJ). Com base no Código de Processo Penal, o juiz suspendeu o exercício do mantado de vereadores pouco antes de eles serem diplomados. 

Segundo o advogado Fernando Fernandes, o juiz teria decidido em um processo que tramitava há três meses na corte faltando 11 minutos para o início do recesso forense. O advogado classificou como excessiva a cautelar imposta e afirmou que afastar o candidato eleito de maneira sumária e ilegal fere de morte o próprio pleito eleitoral.

Ao analisar o caso, a ministra Luciana Lóssio afirmou que houve mescla de regimes jurídicos inconciliáveis. Para ela, o ato questionado foi ilegal, pois viola o princípio da soberania popular, antecipando os efeitos das investigações judiciais eleitorais. “A suspensão do ato da diplomação e do exercício dos mandatos conquistados nas urnas, por decisão de natureza cautelar, equivale à supressão da vontade do eleitor", afirmou.

Nelson Jr./ASICS/TSE
Luciana Lóssio afirmou em seu voto que a liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais mais preciosos do cidadão.
Nelson Jr./ASICS/TSE

Juiz natural
O questionamento de violação do princípio do juiz natural também foi analisado pela ministra. Dos três HCs, esse foi o único que a ministra entendeu não haver ilegalidade.

A defesa de Garotinho aponta que a investigação teve início na 75ª Zona Eleitoral, que determinou busca e apreensão que acabou resultando na prisão de um vereador. No entanto, atendendo a um pedido verbal de um promotor, o caso foi encaminhado para a 100ª Zona Eleitoral, sem que fosse declarado declínio de competência.

No entendimento de Fernando Fernandes, essa alteração violou o princípio do juiz natural. De acordo com o advogado, conforme o artigo 83 do Código de Processo Penal, é do juízo que primeiro despachar nos autos a competência por prevenção. A defesa de Garotinho apresentou ainda parecer do professor Geraldo Prado nesse mesmo sentido.

Porém, para a ministra Luciana Lóssio, esse entendimento está equivocado. Segundo ela, a prevenção é um critério subsidiário, só devendo ser aplicada diante da insuficiência das demais regras. O que, para a ministra, não é o caso dos autos. Luciana Lóssio defende que se aplica ao caso concreto o artigo 70 do Código de Processo Penal combinado com o artigo 356 do Código Eleitoral, que dizem que a competência processual penal é definida pelo lugar em que se consuma o crime eleitoral. Na situação analisada, a prisão do vereador ocorreu na circunscrição da 100ª Zona Eleitoral.

Prisão do Garotinho
Anthony Garotinho foi preso no dia 16 de novembro pela Polícia Federal, mas se sentiu mal e foi internado no hospital municipal Souza Aguiar. No dia 20 de novembro, foi submetido a um cateterismo. Logo após ser detido, ele teve um HC negado pelo TSE, que viu tentativa de supressão de instância no pedido.

Para a ministra Luciana Lóssio, só se pode questionar decisão de juiz de primeira instância no Tribunal Superior Eleitoral após passar pelo Tribunal Regional Eleitoral. No dia seguinte à sua prisão, por decisão da Justiça, o ex-governador foi transferido para o hospital penal do Complexo Penitenciário de Bangu.

A transferência foi filmada, mostrando Garotinho exaltado, gritando e se debatendo enquanto era contido pelos bombeiros que o levavam de maca para a ambulância (clique aqui para assistir ao vídeo). No dia 18 de novembro, a ministra do TSE Luciana Lóssio concedeu Habeas Corpus ao ex-governador e permitiu que ele fosse transferido da cadeia para um hospital particular.

No dia seguinte, o TSE autorizou a prisão domiciliar de Garotinho e ele pôde ser transferido para o Quinta D'Or. Já no dia 21 de novembro, Anthony Garotinho pediu sua exoneração do cargo de secretário municipal de Campos. A prefeita da cidade é sua mulher, Rosinha Garotinho. A saída do ex-governador do posto, segundo o decreto que oficializa o ato, ocorre por orientação médica.

</style