Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fraude eleitoral

Ex-governador do RJ, Anthony Garotinho é preso sob suspeita de comprar votos

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) foi preso temporariamente na manhã desta quarta-feira (16/11) em sua casa, na Zona Sul da capital fluminense. A detenção foi feita por agentes da Polícia Federal, que cumprem mandados em operação que apura o uso do programa Cheque Cidadão, de Campos dos Goytacazes, para compra de votos na cidade em 2016.

Garotinho é suspeito de participado de esquema de compra de votos
Reprodução

De acordo com o Ministério Público, a prefeitura de Campos — comandada por Rosinha Garotinho e da qual seu marido é secretário de Governo — oferecia inscrições fraudulentas no programa social em troca de votos, conforme informa o site G1. Os beneficiados recebem R$ 200 mensais.

O criminalista Fernando Augusto Fernandes, responsável pela defesa de Anthony Garotinho, afirma que a ordem de prisão é mais uma decisão abusiva da 100ª Vara Eleitoral de Campos, e que será suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral.

“A prisão a qual está submetido o ex-governador é abusiva e ilegal e decorre de sua constante denúncia de abusos de maus tratos a pessoas presas ilegalmente naquela comarca. Estas denúncias de abuso foram dirigidas à Corregedoria da Polícia Federal e ao juiz, que nenhuma providência tomou. Pessoas presas mudaram vários depoimentos após ameaças do delegado. No entanto, o TSE já deferiu quatro liminares por prisões ilegais. A Justiça certamente não permitirá que este ato de exceção se mantenha contra Garotinho.”

Na operação, quatro integrantes da administração municipal, cinco vereadores e uma radialista já foram presos provisoriamente. Em 9 de novembro, a defesa de Garotinho teve um Habeas Corpus preventivo negado pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da 100º Zona Eleitoral de Campos, responsável pelos mandados de prisão temporária, busca e apreensão e condução coercitiva que estão sendo cumpridos nesta quarta. Com informações da Agência Brasil.

*Texto alterado às 12h52 do dia 16/11/2016 para acréscimo de informações.

Revista Consultor Jurídico, 16 de novembro de 2016, 12h26

Comentários de leitores

2 comentários

Lulla está tomando um castigo exemplar

Francisco Lobo da Costa Ruiz - advocacia criminal (Advogado Autônomo - Criminal)

WLStorer (Advogado Autônomo - Previdenciária), calma, meu amigo, Lulla está passando por um sofrimento a cada dia que passa. Sabe que vai tomar café de canequinha e não dorme de tanta ansiedade. É a tática que o PT ensinou e está experimentando do próprio veneno.

pois é...

WLStorer (Advogado Autônomo - Previdenciária)

E o Lula continua solto!

Comentários encerrados em 24/11/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.