Consultor Jurídico

Termômetro do impeachment de Trump está esquentando

11 de outubro de 2019, 7h29

Por João Ozorio de Melo

imprimir

Quatro pesquisas de opinião pública, divulgadas nesta semana nos EUA, indicam que o apoio popular ao impeachment do presidente Donald Trump vem esquentando. Essa é a notícia mais relevante, em um processo de impeachment no país, para quem quer saber se um presidente vai perder o emprego ou não.

Avi Ohayon/GPO
A briga entre os democratas e Trump, apoiado pelos republicanos, também está esquentando. Os parlamentares discutem, fazem discursos e declarações à imprensa. Mas, na hora de tomar decisões, respondem aos comandos de suas bases eleitorais. Assim, o sentimento da opinião pública é o único termômetro confiável, nos EUA, para se medir a temperatura de um processo de impeachment.

Veja em que pé está a opinião pública no momento, segundo as últimas pesquisas:

• Pesquisa da NBC/Wall Street Journal revelou que 55% dos eleitores acredita que as ações de Trump devem ser investigadas para fins de impeachment, em vista da seriedade dos problemas apresentados. Mas 39% acha que Trump não deve ser investigado e 6% não têm opinião a respeito. Quase um quarto dos entrevistados (24%) acha que já existem provas suficientes para removê-lo do cargo.

• Pesquisa da Quinnipiac revelou que 53% dos eleitores registrados apoia a investigação formal para impeachment. Em comparação, 43% não apoia (4% não sabe dizer). Perguntados se Trump deve sofrer impeachment e ser afastado do cargo (que são coisas diferentes), 45% diz que sim, ele deve ser afastado, e 49% se opõe à ideia. Observe-se que a Câmara dos Deputados pode aprovar o impeachment, mas o Senado vai julgá-lo e pode absolver o presidente.

• Pesquisa do Washington Post-Schar School revelou que 58% dos eleitores endossa a decisão da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, de abrir investigações para efeito de impeachment. Em comparação, 38% desaprova. A mesma pesquisa revelou que 49% dos entrevistados acha que o presidente deve ser afastado do cargo, enquanto 44% acha que não – e 7% não sabe dizer.

• Pesquisa do Politico/Morning Consult revelou que 50% dos eleitores registrados é a favor do afastamento do presidente, enquanto 43% é contra a ideia – e 7% não tem opinião. Curiosamente, 40% dos entrevistados é a favor do afastamento do cargo, enquanto apenas 38% é a favor das investigações para efeito de impeachment.

As pesquisas mostraram que 8 em 10 democratas apoiam as investigações dos atos de Trump, para efeito de impeachment. Mas aqui vêm as más notícias para eles: 7 em 10 republicanos são contrários às investigações. E enquanto quase 8 em 10 democratas são a favor do afastamento do presidente, apenas um quinto dos republicanos concorda com isso.

Uma boa notícia para os democratas é a de que 57% dos eleitores independentes (ou sem partido) apoia as investigações contra Trump. E 49% acha que ele deveria ser afastado do cargo. Outra boa notícia está no fato de que, se Trump não sofrer impeachment, a maioria dos eleitores independentes está disposta a votar contra ele nas eleições de 2020.

A melhor maneira de mostrar que o apoio popular ao impeachment está aumentando é comparar as atuais pesquisas com as de julho deste ano. Desde então, o apoio dos democratas aumentou 25 pontos, o dos republicanos, 21 pontos (o que é significativo) e o dos independentes, 20 pontos.

A diferença é ainda mais notável se comparadas as atuais pesquisas com as de abril. Enquanto a atual pesquisa do Washington Post indica que 58% dos entrevistados é a favor da abertura de investigações para impeachment e 38% se opõe, a pesquisa de abril do jornal indicou que 37% dos eleitores eram a favor da abertura de processo de impeachment e 56% eram contra.

Em outras palavras, as pesquisas mostram que o termômetro do impeachment está subindo, especialmente porque mais republicanos estão aderindo à ideia.

A mudança é lenta porque a maioria dos democratas só busca suas notícias na CNN e na MSNBC, que atacam Trump 24 horas por dia, 7 dias por semana. E a maioria dos republicanos só assiste a Fox News, que defende Trump 24/7.