Consultor Jurídico

Núcleo de Estudos Fiscais da FGV discute tributação do novo IBS

16 de abril de 2018, 14h22

Por Eurico Marcos Diniz de Santi, João Alho Neto, Gabriel Franchito Cypriano

imprimir

O Núcleo de Estudos Fiscais da FGV Direito SP (NEF/FGV), no projeto de pesquisa Observatório da Reforma Tributária, realizou, no dia 11 de abril, o evento Novo Processo Tributário do IBS: Nacionalização e Integração entre Processo Administrativo e Judicial.

O debate tratou de problemas e soluções institucionais em relação ao contencioso nacional. Discutiu-se um novo modelo, compatível com um novo Imposto sobre Bens e Serviços nacional. O seminário analisou também as limitações da atual legislação processual frente ao IBS, os desafios para a criação de novos órgãos judiciários e administrativos e as contribuições que a tecnologia da informação pode oferecer.

O evento contou com a coordenação de Eurico Marcos Diniz de Santi (FGV Direito SP), Isaías Coelho (CCiF e FGV Direito SP), Lina Santin (mestranda em Direito Tributário na FGV Direito SP) e Paulo Cesar Conrado (FGV Direito SP e coordenador do Projeto Macrovisão do Crédito Tributário). O patrocínio é da Afresp e do Machado Associados, e o apoio institucional, do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF). O evento ainda foi transmitido ao vivo pela página da FGV Direito SP[1].

Estiveram presentes os seguintes debatedores: Aldo de Paula Jr. (FGV Direito SP), Aristóteles Câmara (NEF/FGV Direito SP), Breno Vasconcelos (NEF/FGV Direito SP), Catarina Rodrigues (Demarest Advogados), Daniel Santiago (NEF/FGV Direito SP), Eduardo Salusse (Salusse e Marangoni Advogados), Fabiana del Padre Tomé (PUC-SP), Gabriela Conca (Pinheiro Neto Advogados), Juliana Furtado Costa Araujo (PGFN e FGV Direito SP), Karem Dias (Rivitti e Dias Advogados), Maria Rita Ferragut (FMAC Advogados), Pedro Egídio Alves de Oliveira (Sindifisco Nacional), Rodrigo Veiga Freire (NEF/FGV Direito SP) e Susy Gomes Hoffmann (Gomes & Hoffmann, Bellucci, Piva Advogados).

No link abaixo está o Relatório de Pesquisa completo elaborado pelos pesquisadores do NEF/FGV Direito SP, que tem como objetivo estruturar os principais pontos abordados pelos debatedores que compuseram a mesa do seminário, permitindo que as colocações e os debates travados no âmbito do evento sirvam de material de pesquisa para aqueles que se interessam pela temática do Imposto sobre Bens e Serviços e integração entre processo administrativo e judicial.

O relatório segue a seguinte lógica: discriminação de cada um dos convidados por ordem de fala, suas principais colocações e nota de rodapé que contém o caminho para o exato momento do vídeo do evento (publicado pela FGV Direito SP) em que a respectiva fala é encontrada.

Clique aqui para ler o Relatório de Pesquisa.