Consultor Jurídico

Pela primeira vez, membro da DPU vai atuar na Corte Interamericana

12 de agosto de 2016, 13h58

Por Marcelo Galli

imprimir

A defensora pública Isabel Penido de Campos Machado será o primeiro representante da Defensoria Pública da União a fazer parte do grupo de defensores que atua em casos de violações junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, em San José, Costa Rica. 

A escolha foi feita durante a reunião do comitê executivo da Associação Interamericana de Defensorias Públicas no dia 2 de agosto, em Assunção, Paraguai. A defensora vai exercer a função pelo período de três anos, podendo ser reconduzida pelo mesmo tempo. 

Isabel é membro da DPU desde 2012. Hoje atua no 9º ofício criminal do órgão em São Paulo. Ela já participou de vários projetos itinerantes da DPU, como o de assistências às pessoas afetadas pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte em Altamira, Pará, em 2015.

Os defensores públicos interamericanos atuam por designação da Corte Interamericana de Direitos Humanos para que assumam a representação legal de vítimas que não tenham designado defensor próprio O trabalho é gratuito. O defensor público interamericano cobra só as despesas que tiver em razão do processo.