
Circunscrição: 1 – BRASILIA 
 
Processo: 2006.01.1.081019-2 
 
Vara: 210 - DECIMA VARA CIVEL 
 
Décima vara Cível da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília - 
DF. 
 
Processo 2006.01.1.081019-2. 
 
Ação: Indenização. 
 
FELIX FISCHER, PAULO BENJAMIN FRAGOSO GALOTTI, 
PAULO GERALDO DE OLIVEIRA MEDINA e OCTAVIO CAMPOS 
FISCHER propuseram a presente ação, subordinada ao rito 
ordinário, contra TRÊS EDITORIAL LTDA, DOMINGO 
ALZUGARAY, CARLOS HUGO STUDART CORREA e RUDOLFO 
LAGO, todos devidamente qualificados nos autos, aduzindo, em 
síntese, que os autores foram vítimas de matéria jornalística 
publicada na revista ISTOÉ, 1917, de 19/07/06, que os vinculou a 
esquema de corrupção no egrégio Superior Tribunal de Justiça, 
onde destacou nas páginas 24 a 28, reportagem de capa intitulada 
"O ESQUENA DE BERTHOLDO", de autoria dos dois últimos réus, 
enquanto a capa da revista apresentou a manchete "COMO AGIA O 
LOBISTA BERTHOLDO", e a legenda "Denúncia do Ministério 
Público mostra como o ex-conselheiro de Itaipu Roberto Bertholdo 
fez tráfico de influência dentro do Judiciário, comprando e vendendo 
juízes". 
 
Discorre acerca da reportagem, cuja figura principal foi o advogado 
Roberto Bertholdo, preso em uma sela da Polícia Civil, do Estado 
do Paraná, sob a acusação de crimes de tráfico de influência, 
compra de sentenças judiciais e lavagem de dinheiro, inclusive cita 
a ação penal pública distribuída sob nº 2005.70.00.029546-2, em 
curso na 2ª Vara Criminal de Curitiba, sob segredo de justiça, e 
menciona expressamente, no mesmo parágrafo da reportagem, em 
negrito, que "Os delitos cometidos por Bertholdo, segundo ação do 
Ministério Público, envolvem ministros e ex-ministros do Superior 
Tribunal de Justiça. E mais: o esquema de lobby para venda de 
sentenças seria administrado por alguns dos filhos desses 
ministros. Para o Ministério Público, Bertholdo era o pivô, o elo 
entre clientes e o Judiciário"; que a reportagem prossegue 



informando que "a ação penal expõe o intestino de um grande 
esquema de corrupção na Justiça..." e aduz que houve suborno 
feito por Bertholdo a "ministros do STJ para reverter um caso em 
favor de um cliente". 
 
Os jornalistas aludem ao empresário e político paranaense Antônio 
Celso Garcia, conhecido por Tony Garcia, e afirma que "para que 
pudesse se candidatar, Garcia precisava de um habeas corpus que 
trancasse um processo no qual era acusado de crime contra o 
sistema financeiro..". 
 
Informam que a revista ISTOÉ publicou a informação de que 
"Bertholdo chegou a espancar e torturar" um certo Sérgio Costa 
Filho, seu sócio, que se vingou, denunciando-o ao Ministério 
Público, e de acordo com a denúncia de Sérgio ao MP Bertholdo 
pediu a Tony Garcia R$ 600 mil, dinheiro usado para que o então 
ministro Vicente Leal concedesse liminar no pedido de habeas 
corpus, como de fato a liminar saiu por decisão do ministro, isso em 
02 de agosto, porém a revista omitiu o fato de que o STJ substituiu 
o Ministro Vicente Leal, como relator, pelo Ministro Paulo Gallotti, 
que proferiu "severo despacho nos autos", e por decisão unânime 
dos Ministros Paulo Gallotti (relator), Paulo Medina, Nilson Naves e 
Hamilton Carvalhido negou o habeas corpus. 
 
Informam, ainda, que a reportagem não mencionou o resultado final 
do julgamento do habeas corpus, julgado após pedido de vista do 
Ministro Paulo Medina na sessão do dia 08/06/04, e colocado em 
mesa na seção do dia 24 após receber o processo no dia 21 
daquele mês e ano. 
 
Entendem que a revista não informou como se extinguiu o 
processo, fato capaz de desqualificar a publicação, eis que não deu 
conhecimento aos seus leitores dos fatos como efetivamente 
ocorridos, e se preocupou com o intuito sensacionalista da 
reportagem que se perdeu e se condenou a si própria na notícia 
incompleta, medida de sua falta de seriedade e do âmbito 
inescondível de caluniar, difamar, injuriar, no estilo da imprensa 
marrom; que a revista também omitiu a condenação de Bertholdo a 
pena de 6 anos e 8 meses de reclusão, e 480 dias-multa pelo Juízo 
da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba, em sentença proferida no 
dia 05/05/2006, no processo 2005.70.00.029546-2; que, 
diferentemente da revista ISTOÉ, o jornal Folha de São Paulo 
publicou reportagem em 18/06/08, informando a cassação da 



decisão proferida pelo Ministro Vicente Leal, e o julgamento pelos 
Ministros Paulo Galloti, Paulo Medina e Hamilton Carvalhido, além 
da afirmação de que "nenhum dos ministros foi acusado pelo 
Ministério Público de envolvimento com a iniciativa de Bertholdo. No 
processo não há provas ou indícios de que os ministros tenham 
recebido propina do advogado". 
 
Aduzem que a revista não se preocupou com a verdade mesmo 
após nota do eminente Ministro Peçanha Martins, Vice-Presidente 
no exercício da Presidência do STJ, levando a revista na edição 
seguinte (1.918), de 26.07.06, a afirmar que "se ateve aos dados do 
processo do Ministério Público", e que o conteúdo da matéria relata 
o mesmo enredo citado na carta acima, quando na carta acima, 
publicada antes da nota do STJ, aplaude a revista, dizendo que ela 
"nos mostra com exclusividade a podridão existente dentro de um 
Poder que deveria zelar por aquilo de mais sagrado que o ser 
humano almeja: a JUSTIÇA"; que a revista não procurou nenhuns 
dos quatros personagens antes de acusá-las: três ministros do STJ 
e um advogado, filho de um dos Ministros atacados. 
 
Discorrem sobre as imputações feitas pela revista a cada um dos 
autores e concluem pedindo a condenação dos réus ao pagamento 
da importância de mil salários mínimos para cada autor , além de 
condenar a primeira ré a publicar a sentença condenatória, com 
iguais destaques, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 
5.000.00 . 
 
Citados, os réus apresentaram contestação, a ré — TRÊS 
EDITORIAL LTDA. e DOMINGO ALZUGARAY suscitaram a 
preliminar de ilegitimidade passiva de DOMINGO CELICIOL 
ALZUGARAY, editor da reportagem, sob o fundamento de que não 
é a pessoa física do editor o responsável pela exploração do veículo 
de comunicação que publicou a notícia, isso porque o veículo de 
comunicação - TRÊS EDITORIAL LTDA - tem personalidade 
jurídica própria e é a única responsável pela indenização civil 
decorrente de eventual abuso na divulgação, e também porque na 
qualidade de editorial, não foi a pessoa quem assinou a 
reportagem. 
 
No mérito, entendem que deverá ser aplicada a Lei de Imprensa no 
julgamento desta ação, e que a reportagem foi publicada pela 
revista ISTOÉ por tratar de assunto de evidente interesse público, 
em face do envolvimento de pessoas públicas nas investigações 



procedidas pelo Ministério Público e Justiça Federal do Paraná - 
PR, relativas a tráfico de influência envolvendo membros do Poder 
Judiciário, e são fatos oriundos da Ação Penal Pública 
2005.70.00.029456-22, a qual a revista e os repórteres tiveram 
acesso após denúncia do Ministério Público; que todos os trechos 
mencionados, destacados na capa e no corpo da reportagem, são 
partes de documentos contidos no processo, e a matéria dita 
ofensiva limitou a narrar, sem adjetivações ou juízo de valor, os 
fatos que levaram o Ministério Público Federal no Estado do Paraná 
a investigar e, posteriormente, denunciar o advogado ROBERTO 
BERTHOLDO por lavagem de dinheiro e tráfico de influência junto 
ao Superior Tribunal de Justiça. 
 
Entendem que não se trata, como afirmam os autores, de "matéria 
jornalística que, insidiosamente, sem o mais remoto fundamento, 
vinculou os autores da inicial, a um esquema de corrupção no 
egrégio Superior Tribunal de Justiça", eis que se trata de matéria 
jornalística que narra os fatos contidos na ação penal referida, após 
longa investigação do Ministério Público Federal, conforme ficou 
noticiado onde constam as informações de "segundo o Ministério 
Público", "de acordo com o Ministério Público e "segundo o 
depoimento de Sérgio Costa Filho", entre outras expressões; que a 
reportagem foi extraída do conjunto de fatos e documentos contidos 
na denúncia do Ministério Público, nos depoimentos, nas 
informações contidas nos diálogos colhidos em gravações 
ambientais transcritas no processo, onde ficou evidenciada o 
vínculo de ministros do Superior Tribunal de Justiça e alguns de 
seus filhos com a denúncia contra Roberto Bertholdo, após 
denúncia de Sérgio Costa Filho, ex-sócio do denunciado, de que 
este pediu dinheiro ao empresário Antônio Celso Garcia, conhecido 
como Toni Garcia para repassar "a ministros do STJ que iriam julgar 
o caso, ou filhos de ministros" para conseguir habeas corpus no 
STJ a seu favor. 
 
Aduzem que "os autores da reportagem ativeram-se somente ao 
que consta no processo", não havendo notícia incompleta ou 
omissão intencional de informações, nem ânimos de caluniar, 
difamar ou injuriar qualquer dos citados, nem a revista praticou 
"imprensa marrom", expressão designada para rechear de adjetivos 
aquilo que não tem condições de narrar a partir de fatos objetivos, e 
descreve parte do depoimento de Sérgio Costa Filho, que serviu 
como matéria jornalística e para embasar a denúncia ofertada pelo 
Ministério Público contra ROBERTO TERTHOLDO. 



Aduzem, ainda, que ao final do processamento do habeas corpus 
que se iniciou em agosto de 2002 e concluiu em junho de 2004, foi 
negado pelo STJ, porém, todo "o rito descrito por Roberto Bertholdo 
nos diálogos que teve com Sérgio Costa Filho e com Toni Garcia, 
que constam do processo e da denúncia anexa (doc.05) ou que não 
são descritos nos depoimentos dos dois ao Ministério Público e à 
Justiça, efetivamente ocorreu. Um rito que redundou na denúncia 
por TRÁFICO DE INFLUÊNCIA, influência, obviamente, 
pretensamente exercida sobre os membros do Eg. Superior 
Tribunal de Justiça, conforme Roberto Bertholdo prometia ao seu 
cliente, TONY GARCIA"; que a denúncia foi julgada parcialmente 
procedente, apesar de desclassificação do crime praticado por 
Roberto Bertholdo, de tráfico de influência para exploração de 
prestigio. 
 
Assim, na essência, o crime denunciado — tráfico de influência" 
ficou caracterizado em relação aos Ministros, ora autores, entre 
outros, sendo certo, portanto, o caráter narrativo da reportagem, eis 
que extraída de um processo criminal envolvendo o réu Bertholdo, e 
não ministros, que foram mencionados com o caso, visto que eles 
são citados na denúncia e em vários dos diálogos e documentos do 
processo, e que na reportagem não foi feita acusação alguma ao 
quarto autor como aos ministros do STJ, especialmente porque a 
reportagem relata fatos “segundo o Ministério Público, e somente 
reproduziu o depoimento de Sergio Costa Filho, inclusive no trecho 
da reportagem transcrita de que houve uma parcela de pagamento 
para o filho do ministro Felix Fischer", conforme depoimento de 
Sérgio para os Procuradores, não havendo abuso na matéria 
jornalística de interesse público, nem dolo ou culpa da revista nas 
reportagens ditas ofensivas. 
 
Por fim, alegam que não houve omissão de informações relevantes, 
e se existiram, não foram intencionais, nem relevantes para o foco 
principal na notícia, nem tiveram intenção de prejudicar os autores, 
isso porque o foco principal da notícia era o esquema de Roberto 
Bertholdo e os trâmites que ele relatava ao seu cliente e ao seu ex-
sócio, conforme conversas telefônicas gravadas, coincidentes com 
a denúncia formulada pelo Parquet Federal, e que serviram de 
condenação do denunciado, e não envolveu os autores ou informou 
a abertura de processo contra Ministros e seus filhos, fazendo 
constar, unicamente, a citação de seus nomes (autores) no 
processo criminal contra Bertholdo por lavagem de dinheiro e tráfico 
de influência.  



Entendem que as pessoas sem notoriedade e não as que não 
exercem cargos públicos gozam de proteção à honra em maior grau 
do que as pessoas públicas, em razão do controle da sociedade, e 
no caso dos autores, em razão do exercício de cargo público 
relevantes exercidos, e o direito à honra sofre uma compressão em 
razão da função pública exercida, sendo que a reportagem não 
adentrou na seara da vida pessoal dos autores, em intimidade, ou 
mesmo lhes atribuiu impropérios contra a pessoa pública, ateve-se 
somente à narrativa jornalística de fatos de interesse público. 
Pediram a improcedência do pedido condenatório, e se condenada, 
deve ser observado o patamar disposto nos artigos 51 e 53 da Lei 
5.250/67. 
 
CARLOS HUGO STUDART CORRÊA e RUDOLFO PONCE DE 
LEON SORIANO LAGO - terceiro e quarto réus apresentaram 
contestação, por comum patrono, onde suscitaram a preliminar de 
ilegitimidade passiva, eis que o primeiro é Diretor da sucursal de 
Brasília e o segundo editor da revista ISTOÉ, e não podem ser 
condenados, eis que deverá ser a TRÊS EDITORIAL LTDA., e 
somente a empresa é que deverá exercer o direito de regresso 
contra os jornalistas, se for o caso. 
 
Aduzem que no julgamento do presente feito deverá ser aplicada a 
Lei de Imprensa, e discorrem sobre os mesmos fatos relatados 
supra na contestação da ré - TRÊS EDITORIAL LTDA, e concluiu 
pedindo da improcedência do pedido. 
 
Houve réplica , e a ré apresentou novas reportagens envolvendo o 
Ministro Paulo Medina e o advogado Otávio Fischer, segundo e 
quarto autores. 
 
Determinada a conclusão dos autos para sentença, após entender 
desnecessário a dilação probatória, os réus aviaram agravo retido, 
tendo os autores apresentado contra-razões ao recurso interposto. 
É o relatório. 
 
Decido. 
 
Julgo antecipadamente a lide, na forma do art. 330, I, do CPC, eis 
que a matéria fática encontra-se incontroversa nos autos, pendente 
de julgamento o mérito desta ação. 
 



Suscitaram os dois primeiros réus a preliminar de ilegitimidade 
passiva ad causam de Domingo Cecílio Alzugaray, editor da revista 
ISTOÉ, sob o fundamento de que "não é a pessoa física do editor a 
responsável pela exploração do veículo de comunicação que 
publicou a notícia. Quem explora o veículo de comunicação ISTOÉ 
tem personalidade jurídica própria, e é o único responsável pela 
indenização civil decorrente de eventual abuso que tenha sido 
divulgado através do veículo ISTOÉ,...", e também pelo fato de que 
"não foi efetivamente o autor da notícia supostamente ofensiva, já 
que as matérias foram assinadas pelos jornalistas que também 
integram o pólo passivo desta demanda", e o fato do jornalista ser 
conhecido fica afastada a responsabilidade civil e criminal das 
demais pessoas físicas responsáveis pelo texto, por ser a 
responsabilidade sucessiva, não podendo ser invocada Súmula 221 
do STJ. 
 
Por sua vez os autores incluíram o segundo réu no pólo passivo da 
presente ação em razão de ser "o editor geral e diretor responsável 
(doc.5, p. 12) sem cuja determinação não se editam as matérias 
jornalísticas, particularmente quando da gravidade da que atingiu os 
demandantes". 
 
Está demonstrado nos autos que o segundo Réu não foi o autor da 
matéria, supostamente ofensiva, publicada na revista ISTOÉ nº 
1917, de 16/07/06. 
 
Antes do advento da Súmula 221 do STJ, o tema já se prestou a 
discussões doutrinárias e causou dissenso jurisprudencial. Hoje, ao 
revés, a matéria encontra-se consolidada em nossos tribunais. O 
Superior Tribunal de Justiça, buscando uma orientação uniforme, 
editou o citado enunciado da Súmula nº 221, cujo entendimento 
acompanho, segundo o qual: "são civilmente responsáveis pelo 
ressarcimento de dano, decorrente de publicação pela imprensa, 
tanto o autor do escrito quanto o proprietário do veículo de 
divulgação". 
 
Confira-se jurisprudência do STJ acerca do tema: 
 
"CIVIL E PROCESSUAL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. NOTÍCIA 
VEICULADA EM JORNAL. ELEMENTOS INVERÍDICOS 
FORNECIDOS POR ADVOGADO AO JORNALISTA. DEMANDA 
MOVIDA APENAS CONTRA AMBOS. POSSIBILIDADE. 
LEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM RECONHECIDA. 



RESPONSABILIDADE PELO DANO MORAL. VALOR DO 
RESSARCIMENTO. RAZOABILIDADE. REDUÇÃO INDEFERIDA. 
C.C. ART. 159. LEI N. 5.250/67. CPC, ART. 267, VI. SÚMULA N. 7-
STJ. 
 
I - É parte legitimada, no pólo passivo da lide, respondendo pelos 
danos morais causados, aquele que presta informações à imprensa 
ou fornece documentos que não correspondem à realidade, 
ensejando a divulgação de matéria jornalística inverídica e lesiva à 
honra da vítima, o qual pode ser demandado escoteiramente, ou em 
conjunto com o jornalista responsável pela matéria, como in casu 
ocorreu, e a empresa responsável pelo veículo de comunicação. II - 
Revelando-se razoável, até modesto, o valor da indenização 
imputada pelas instâncias ordinárias ao réu, não se justifica a 
excepcional intervenção do STJ a respeito, para reduzi-lo a patamar 
inferior. III - "A pretensão de simples reexame de prova não enseja 
recurso especial" Súmula n. 7 - STJ. IV - Recurso Especial não 
conhecido." (STJ - 4ª Turma - Resp. 188692 - Rel. Min. ALDIR 
PASSARINHO JUNIOR - 05/11/2002 - Unânime - DJ de 
17/02/2003, pág. 281) 
 
O artigo 186 do Código Civil também não deixa dúvida sobre a 
responsabilidade do jornalista ao dispor que: "aquele que, por ação 
ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e 
causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato 
ilícito." 
 
O fato imputado ao segundo réu não se acha acobertado pela Lei nº 
5.250, de 09.02.67. Confira-se o que dispõe o art. 49 da referida lei: 
"Art. 49. Aquele que no exercício da liberdade de manifestação de 
pensamento e de informação, com dolo ou culpa, viola direito, ou 
causa prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar..." 
 
Dessa maneira, não resta dúvida que a responsabilidade da pessoa 
que explora o meio de informação ou divulgação exclui a do editor 
chefe ou geral e diretor responsável pela revista, salvo se tivesse 
assinado também a matéria reputada ofensiva, vez que as normas 
da lei de imprensa têm por escopo a efetiva reparação do dano 
causado ao ofendido. 
 
Idêntico entendimento se extrai do enunciado sumulado 221 do 
STJ. 



"221. São civilmente responsáveis pelo ressarcimento de dano, 
decorrente de publicação pela imprensa, tanto o autor do escrito 
quanto o proprietário do veículo de divulgação". 
 
A lei e o enunciado não falam em editor geral da revista, razão por 
que não pode o réu DOMINGO ALZUGARAY compor o pólo 
passivo desta ação, a teor do art. 267, VI, do CPC. 
 
Os réus CARLOS HUGO STUADART CORREA e RUDOLFO 
LAGO também suscitaram a preliminar de ilegitimidade passiva ad 
causam sob o fundamento de que exercem a função de Diretor da 
sucursal de Brasília e o último o de editor da revista ISTOE, e que 
"ainda que se entenda da leitura do dispositivo legal aludido a não 
proibição de ser a demanda voltada contra o jornalista autor da 
matéria, por certo não se justificaria o ajuizamento da demanda 
contra a empresa e contra o jornalista". 
 
Acontece que lendo a matéria dita ofensiva extrai-se da reportagem, 
à fl. 27, além do título O ESQUEMA DE BERTHOLDO, a 
informação de que a reportagem é de autoria dos dois réus - HUGO 
STUADART e RUDOLFO LAGO, fato que já se justifica a 
permanência de ambos na composição do pólo passivo, em razão 
do parágrafo terceiro do art. 49 da Lei de Imprensa que determina: 
 
"Art. 49. Aquele que no exercício da liberdade de manifestação de 
pensamento e de informação, com dolo ou culpa, viola direito, ou 
causa prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar: (....) § 3º Se a 
violação ocorre mediante publicação de impresso não periódico, 
responde pela pela reparação do dano: a) o autor do escrito, se 
nele indicado; ou b) a pessoa natural ou jurídica que explora a 
oficina impressora, se do impresso não consta o nome do autor". 
 
Por sua vez, o art. 50 daquele diploma legal autoriza a empresa que 
explora o meio de informação ou divulgação exigir em ação 
regressiva para haver do autor do escrito a indenização que pagar 
em virtude da responsabilidade prevista naquela lei. 
 
"Ocorre que a Súmula 221 do Superior Tribunal de Justiça, 
esclareceu-se que o ofendido poderá sim ajuizar a ação de 
indenização, diretamente, tanto contra o autor, propriamente dito, 
da ofensa, quando, por exemplo, conta o proprietário do veículo de 
comunicação, ...", a teor dos Comentários à Lei de Imprensa (Lei 
5.250/1967), de Luiz Manoel Gomes Junior e outros . 



Assim, são partes legítimas para compor o pólo passivo desta ação. 
No tocante à prejudicial de DECADÊNCIA suscitada pelos réus em 
suas contestações, também não assiste razão, isso porque a 
Constituição Federal estabeleceu em seu artigo 5º, incisos V e X, a 
igualdade de todos perante a lei e a inviolabilidade da honra e da 
imagem das pessoas, bem como ao assegurar-se, em nenhuma 
ressalva, o direito à indenização pelo dano material, moral ou à 
imagem, não recepcionou o caput do art. 56 da Lei 5.250/67 que 
previa o prazo decadencial de três meses para o pedido 
indenizatório por danos morais. 
 
Cita-se como precedente a decisão proferida pela Segunda Turma 
do Egrégio Supremo Tribunal Federal, por ocasião do julgamento 
do Recurso Extraordinário 348.827-9-RJ, relatado pelo Ministro 
Carlos Velloso, e pelos REsp nº 237.731-SP, 547.710-SP e outros. 
Matéria pacífica nos tribunais. 
 
Fica também afastada a prejudicial de decadência. 
 
Passo ao mérito. 
 
Buscam os autores ver-se indenizados pelos réus sob o 
fundamento de que a revista editada pela primeira ré - ISTOÉ - 
publicou reportagem envolvendo o esquema de corrupção no 
Superior Tribunal de Justiça, isso na edição 1917, de 17/07/2006, 
conforme transcreve e faz prova o exemplar da revista, onde a 
reportagem foi destaque de sua página principal (capa), com a 
manchete COMO AGIA O LOBISTA BERTHOLDO, e a legenda 
informa que "Denúncia do Ministério Público mostra como o ex-
conselheiro de Itaipu Roberto Bertholdo fez tráfico de influência 
dentro do Judiciário, comprando e vendendo sentenças de juízes". 
 
Informa a reportagem que Bertholdo, advogado e ex-conselheiro da 
ITAIPU BINACIONAL, encontra-se detido após investigação do 
Ministério Público que deu origem à ação penal pública distribuída 
sob nº 2005.70.00.029546-2, perante o Juízo da 2ª Vara Criminal de 
Curitiba, sob acusação de compra de decisões judiciais, inclusive 
de "oferecer suborno a ministros do STJ para reverter um caso em 
favor de um cliente", de nome Antônio Celso Garcia, conhecido com 
TONY GARCIA, então deputado estudal e candidato ao Senado, 
porém, era necessário o trancamento de ação penal no qual era 
acusado de crime contra o sistema financeiro brasileiro após 



envolvimento em fraude do consórcio Garilbadi, liquidado pelo 
Banco Central em 1994. 
 
Informa o desentendimento entre Bertholdo e seu ex-sócio, Sérgio 
Costa Filho, que após ser espancado fez a denúncia envolvendo 
Tony Garcia que teria pago R$ 600.000,00 para que o ministro 
Vicente Leal concedesse liminar no habeas corpus trancando a 
ação criminal, fato ocorrido em 02 de agosto, razão por que Tony 
pode concorrer para o Senado; que o valor foi sacado por Tony da 
conta de sua empresa - MAGGIORE COMÉRCIO DE 
COMBUSTÍVEIS LTDA, depositado na conta de Bertholdo e sacado 
pelo motoboy Luiz Marcelo Alves. 
 
Conforme depoimento prestado por Sergio Costa aos procuradores, 
narra a revista, estavam envolvidos Otávio Fischer e Pedro Aciolli, 
filhos do ministro do STJ Félix Fischer e do ex- ministro Pedro da 
Rocha Aciolli, e quando do julgamento do mérito, foi exigido o valor 
de R$ 500.000,00, que foi reduzido para R$ 180.000,00, e seria 
utilizado para distribuir entre os ministros, caso o relator negasse o 
habeas corpos, quando então Paulo Medina pediria vistas do 
processo, como efetivamente ocorreu, e por envolver autoridades 
do Poder Judiciário, o processo corre em segredo de justiça. 
 
Em suma, é o teor da reportagem. 
 
Por sua vez, a revista deixou de informar que foi denegada a ordem 
de habeas corpus, e, portanto, a notícia foi incompleta, e teve como 
propósito caluniar, difamar e injuriar os autores, como também 
deixou de informar a condenação de Bertholdo pelo Juízo da 2ª 
Vara Federal Criminal de Curitiba, em sentença proferida em 
02/05/06, a pena de 6 anos e 8 meses de reclusão, e 480 dias-
multa, onde ficou expressamente afastado o envolvimento dos 
autores. 
 
Não resta dúvida que a reportagem foi superficial, sem nenhuma 
imputação direta contra os autores, e sim de forma genérica contra 
os ministros Vicente Leal e Paulo Medina, especialmente quando 
afirma que o primeiro seria o beneficiário do pagamento de R$ 600 
mil, "dinheiro que seria usado para que o então ministro Vicente 
Leal concedesse liminar no pedido de habeas corpus", e em relação 
"A segunda estratégia para favorecer Tony Garcia, porém, seria o 
ministro Paulo Medina pedir vistas do processo, postergando a 



decisão final. Foi o que efetivamente ocorreu no dia 07 de junho de 
2004". 
 
Em relação ao então ministro Vicente Leal o mesmo não é parte no 
feito, e, portanto, não há que se apreciar. Já em relação ao Ministro 
Paulo Medina, apesar de seu pedido de vista do processo em 
08/06/04, na sessão realizada no dia 24 daquele mês e ano colocou 
o processo em mesa e apresentou seu voto, sendo certo que todos 
votaram negando o habeas corpus. 
 
Não resta dúvida, portanto, a omissão da revista em relação ao 
julgamento do habeas corpus, e os equívocos evidentes acerca da 
tramitação da citada ação, bem como o propósito de envolver as 
autoridades do Poder Judiciário na reportagem, especialmente 
quando cita "AMIZADES O ex-ministro do STJ Vicente leal (à esq.) 
e os ministros Medina e Galotti são citados por Bertholdo em 
gravações". 
 
Ora, em relação ao Ministro Paulo Galotti, ora segundo autor, a 
citação foi inclusive em relação a possibilidade de o ministro negar 
o habeas corpus, portanto, conjecturou com uma possibilidade, o 
que faz crer a não influência do Ministro por parte dos envolvidos na 
trama. 
 
O mesmo se diz em relação ao Ministro Paulo Medina, isso porque, 
apesar de seu pedido de vista, o processo foi julgado 
imediatamente, e em sentido contrário ao que acreditava Sergio 
Costa Filho em sua narrativa, não sendo verídica também a 
informação de que "Os ministros Paulo Galotti e Paulo Medina 
seriam beneficiados com pagamentos indevidos de valores" (fl. 31 
da revista). 
 
Em relação ao Ministro Felix Fischer, apesar de compor o pólo ativo 
desta ação, não há nos autos ou na reportagem nenhuma menção 
envolvendo seu nome, salvo o fato de que seu filho ter sido citado 
por Sergio Costa Filho, conforme reportagem transcrita à fl. 30 da 
revista, intitulada "A COMPRA DA LIMINAR". 
 
O mesmo se diz em relação ao seu filho - OTAVIO FISCHER - isso 
porque, além de não ter poder de decisão, eis que não é ministro 
nem juiz da ação criminal envolvendo Bertholdo, e sim advogado, 
há citação de que se Sergio Costa Filho teria conhecido o filho do 
ministro Fischer, o Otávio Fischer, e que "foram a Brasília e 



pegaram o apoio (...) de Luiz Perdiz (...) e de Pedro Acioli, que é 
filho do ministro Acioli", e não falam em pagamento ou contratação 
do Ministro Félix Fischer e de Octavio Campos Fischer.  
 
Assim, não vejo como acolher o pedido indenizatório em relação ao 
Ministro Felix Fischer e Octavio Campos Fischer, acolhendo em 
relação aos autores Paulo Benjamin Fragoso Gallotti e Paulo 
Geraldo de Oliveira Medina. 
 
Passo à fixação aos danos morais. 
 
O dano moral, diferentemente do dano material, não se dirige 
apenas à recomposição do patrimônio do ofendido, como 
restabelecimento puro e simples do status quo ante. Visa, acima de 
tudo, compensar, de alguma forma, as aflições da alma humana, 
nas dores provocadas pelas mágoas produzidas em decorrência 
das lesões íntimas, apresentando um sucedâneo ao sofrimento das 
pessoas lesadas, como no caso dos autores citados que foram 
acusados de praticar vários atos ilícitos - posteriormente não 
provados. 
 
Seja em relação ao que é devido, seja no tocante ao quanto devido, 
tem-se reconhecido a impossibilidade, na prática, de transposição 
dos princípios atinentes à indenização dos danos patrimoniais para 
o campo dos direitos extra-patrimoniais, havendo na legislação, 
sabiamente, ausência de uma medida adequada ou um critério fixo 
para aferir o valor moral. 
 
Todavia, para manter-me coerente, como em todas minhas 
decisões anteriormente proferidas, fixo os danos morais 
considerando, entre outros elementos: a) a intensidade do 
sofrimento do ofendido, a gravidade do fato e sua repercussão; b) o 
grau de culpa do ofensor ou responsável, sua situação econômica; 
c) a conduta do ofensor após o fato buscando reduzir suas 
conseqüências. 
 
O primeiro elemento - a intensidade do sofrimento dos ofendidos, a 
gravidade do fato e a sua repercussão - não tenho dúvidas que 
foram de grande repercussão na vida dos autores, juízes de 
carreira, que galgaram, por merecimento, o cargo de ministro de 
Tribunal Superior, foram acusados de prática de ilícitos 
administrativos e penais, todas as acusações de gravidade 
incontestes, e feitas pela empresa de informação de propriedade da 



primeira ré, fatos que certamente causaram aborrecimentos 
pessoais e de lesões às suas honras, todos provenientes do 
desdobramento natural decorrente, quando, ao final nenhum ilícito 
foi provado contra todos os autores. 
 
Quanto ao segundo elemento - o grau de culpa da ofensora e a sua 
situação econômica - é cristalina a capacidade financeira da ré, 
uma das maiores empresas de Comunicação e de Jornalismo deste 
País, possuiu uma boa situação econômica e financeira, o que não 
lhe desobriga a ser mais diligente para evitar fatos lamentáveis, 
como os ocorridos, conforme se extraem das acusações sacadas 
contra os autores. O culpa da ré também é inconteste. A 
reportagem publicada associando os autores à compra de decisão 
ou "sentença" é de toda leviana, e não se pode permitir a sua 
repetição, eis que o ataque aos membros de um Tribunal Superior 
certamente tem o condão de enfraquecer todo o Poder Judiciário, 
colocando em dúvidas seus julgamentos, especialmente entre os 
leigos. 
 
O terceiro elemento - conduta da ré após o fato ocorrido e os 
procedimentos adotados para reduzir as conseqüências - não 
socorre à ré, que nada fez, pelo menos não alegou, que pudesse 
evitar a repetição desse fato, ou que tenha adotado alguma conduta 
para minimizar sua culpa. 
 
Assim, em consonância com o preconizado pelo c. Superior 
Tribunal de Justiça, "a reparação por dano moral deve ser 
moderadamente arbitrada, com a finalidade de 'evitar perspectivas 
de lucro fácil e generoso, enfim, de locupletamento indevido' (REsp 
nº 8768-SP, Rel. Min. Barros Monteiro)," e do alegado supra, fixo os 
danos morais em R$ 20.000,00 (vinte mil reais), a favor do segundo 
e terceiro autor, isso porque, como dito anteriormente, as 
conseqüências foram imensas para todos os citados, enquanto a 
investigação criminal, ao final, nada apurou, sem falar na forma 
genérica das imputações lançadas. 
 
Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE, EM PARTE, o pedido 
formulado por PAULO BENJAMIN FRAGOSO GALLOTTI e PAULO 
GERALDO DE OLIVEIRA MEDINA contra TRÉS EDITORIAL LTDA, 
CARLOS HUGO STUADAR CORREA e RUDOLFO LAGO para 
condenar os réus, solidariamente, ao pagamento da importância de 
R$ 20.000,00 (vinte mil reais), bem como ao pagamento das custas 
processuais e dos honorários advocatícios que fixo em 10% sobre o 



valor da condenação, na forma do artigo 20, § 3º, do CPC, 
considerando os atos processuais praticados, o zelo de seus 
patronos e o tempo decorrido desta ação. 
 
Julgo improcedente o pedido em relação a FELIX FISCHER e 
OCTAVIO CAMPOS FISCHER, resolvendo o mérito na forma do 
art. 269, I, do CPC. 
 
Extingo o feito em relação à DOMINGO ALZUGARAY, na forma do 
artigo 267, VI, do CPC. 
 
Deixo de condenar a ré na publicação da sentença, como requerido 
nos itens II e III, eis que entendo que nenhum resultado prático 
haverá para a honra do autor. 
 
Publique-se. 
 
Registre-se. 
Intimem-se. 
Brasília - DF, 05 de novembro de 2008. 
 
FABRICIO FONTOURA BEZERRA JUIZ DE DIREITO 
 


