
 

1 
 

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR ANTÔNIO CARLOS 

MATHIAS COLTRO - PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE 

SÃO PAULO  

Representação nº 403316 

 

“[...] Propaganda eleitoral. Tratamento 
privilegiado dispensado por emissora de 
televisão a coligação partidária por ocasião 
de divulgação da agenda dos candidatos. 
Infração ao art. 45, IV, da Lei no 9.504/97. 
(TSE. Ac. no 15.637, de 17.11.98, rel. Min. Eduardo 
Alckmin.) 
 

 

     ALEXANDRE PADILHA e COLIGAÇÃO PARA 

MUDAR DE VERDADE (PT, PCdoB, PR), por seus advogados, procurações arquivadas 

em secretaria, vêm à presença de Vossas Excelências, APRESENTAR MEMORIAIS, 

pelos motivos de fato e de direito adiante articulados.  

     Ilustres Julgadores, os presentes memoriais têm 

por objetivo auxiliar na formação de vossas convicções acerca dos pontos cruciais 

levantados nesta representação. 

     É fato que a TV Globo São Paulo está cobrindo em 

seu telejornal diário somente as agendas de campanha de dois candidatos ao cargo de 

governador, quais sejam, Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Skaf (PMDB), em evidente 

prejuízo à campanha dos 07 (sete) outros candidatos a governador.    

     Aduz a emissora que somente os postulantes ao 

cargo de Governador do Estado de São Paulo que apresentem mais de 6% das 

intenções de voto nas pesquisas Datafolha têm o direito (!) de terem suas agendas 

de campanha cobertas diariamente pelo seu telejornal em visível violação ao artigo 45, 

inciso VI, da Lei 9.504/97 – que proíbe o tratamento privilegiado a candidato, partido 

ou coligação, quando a regra é justamente o tratamento igualitário: 

http://www.tse.jus.br/sadJudInteiroTeor/pesquisa/actionGetBinary.do?tribunal=TSE&processoNumero=15637&processoClasse=RESPE&decisaoData=19981117&decisaoNumero=15637
http://www.tse.jus.br/sadJudInteiroTeor/pesquisa/actionGetBinary.do?tribunal=TSE&processoNumero=15637&processoClasse=RESPE&decisaoData=19981117&decisaoNumero=15637


 

2 
 

Art. 45. A partir de 1º de julho do ano da 
eleição, é vedado às emissoras de rádio e 
televisão, em sua programação normal e 
noticiário: [...] 
   
 IV - dar tratamento privilegiado a 
candidato, partido ou coligação; 

 
  É evidente que os dois candidatos que diariamente 

tiverem seus passos de campanha levados ao ar por tal emissora, inegavelmente de 

grande audiência, terão enorme vantagem em relação aos demais candidatos. Há que 

se dizer, inclusive, que faz quase um mês que esses dois candidatos adentram às 

casas dos eleitores paulistas diariamente, fazendo campanha, através do telejornal de 

propriedade da concessionária de serviço público, TV Globo. 

  A emissora recorrida, repita-se, opera sob o 

regime de concessão conferido pelo poder público federal e seus bens estão afetados à 

realização de finalidade pública;1 logo, não podem ser usados para beneficiar esse ou 

aquele candidato, em prejuízo da imparcialidade e impessoalidade que deve nortear 

sua programação.2  

     Operando sob a concessão pública, um 

poderosíssimo instrumento de comunicação social, essa empresa de 

comunicação pretende com essa injusta e ilegal decisão de cobrir apenas 

determinadas candidaturas a Governador, influenciar no resultado da 

eleição do futuro governador de São Paulo.  

  Em caso idêntico a esse, ocorrido na cidade de 

Taubaté -  nas eleições para prefeito em 2012 -, extrai-se o esclarecedor excerto 

proferido em primeira instância: 

 “a recorrida pode optar entre fazer ou não a 
cobertura diária de candidatos, e aí reside a 
liberdade de imprensa, no entanto, quando 
opta por assim agir, deve proporcionar uma 
condição de igualdade entre os candidatos”. 
Decisão monocrática na RP. 218-
22.2012.6.26.0407, 407ª Zona Eleitoral de 
Taubaté/SP, Julgamento de 11.08.2012, Juíza 
Márcia Rezende Barbosa de Oliveira. 
 

                                                           
1
 GOMES, José Jairo. Direito Eleitoral. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2011, p. 342. 

2
 Idem. Ibidem, p. 342.5 



 

3 
 

   É absolutamente certo que tal sentença foi 

confirmada em segundo grau por este E. Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - 

TRESP, com base no prestigiado princípio da isonomia: 

“o critério utilizado pela emissora atenta 
contra o princípio da isonomia, isso porque 
privilegia os dois candidatos melhores 
colocados na pesquisa em detrimento dos 
demais ” (RE-21822, Rel. Paulo Hamilton, DJ 
28.08.2012-TRE/SP). 

  

  Sobre esse mesmo assunto, especificamente 

sobre a veiculação televisiva de agenda diária de candidato, já se manifestou o 

TSE, cujo v. acórdão segue anexado como parte integrante desse memorial, em 

homenagem ao princípio da isonomia: 

“[...] Propaganda eleitoral. Tratamento 
privilegiado dispensado por emissora de 
televisão a coligação partidária por ocasião 
de divulgação da agenda dos candidatos. 
Infração ao art. 45, IV, da Lei no 9.504/97. 
Rejeição da alegação de violação aos 
princípios constitucionais que asseguram o 
direito a informação e a livre manifestação do 
pensamento. Recurso não conhecido. As normas 
que disciplinam a veiculação de propaganda 
eleitoral não afetam a liberdade de manifestação do 
pensamento constitucionalmente garantida, porque 
não estabelecem qualquer controle prévio sobre a 
matéria a ser veiculada, sendo equivalentes, na 
ordem constitucional, o referido princípio com o da 
lisura e legitimidade dos pleitos, com o que a 
compatibilização de ambos torna possível a 
repressão dos abusos cometidos.” 
(Ac. no 15.637, de 17.11.98, rel. Min. Eduardo 
Alckmin.) 
 

  Ademais de toda a ofensa à isonomia e 

impessoalidade, a emissora não tem competência para legislar, formulando critério 

tendente a estabelecer percentagem mínima acima da qual candidato a cargo eletivo 

poderá ter sua agenda de campanha exibida diariamente na televisão.  

   

http://www.tse.jus.br/sadJudInteiroTeor/pesquisa/actionGetBinary.do?tribunal=TSE&processoNumero=15637&processoClasse=RESPE&decisaoData=19981117&decisaoNumero=15637
http://www.tse.jus.br/sadJudInteiroTeor/pesquisa/actionGetBinary.do?tribunal=TSE&processoNumero=15637&processoClasse=RESPE&decisaoData=19981117&decisaoNumero=15637


 

4 
 

A TV Globo não pode decidir exibir em seu telejornal agenda 

diária de campanha de candidato com mais de 6% ou 5%, 7%, 10%, 11%, 3%, 20% 

ou qualquer que seja a percentagem das intenções de voto, sob pena de violação ao 

art. 22, I, da Constituição Federal, segundo o qual têm competência para legislar sobre 

matéria eleitoral apenas a União: 

Art. 22. Compete privativamente à União 
legislar sobre: 
I - direito civil, comercial, penal, processual, 
eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e 
do trabalho; 

 

  Vejam. Não se trata de absolutamente 

nenhuma matéria prevista nas leis ou resoluções eleitorais, como por 

exemplo o debate. A “exibição de agenda diária de candidato” pela 

televisão é tema que não é tratado pela lei eleitoral.  Logo, a emissora 

se quiser exibir “a agenda diária de candidatos” a cargos eletivos, terá 

que necessariamente, seguir as normas do art. 45, III, da 9504/97, 

ou seja, tem que necessariamente observar o Princípio da Isonomia.  

 O critério estipulado pela emissora é tão afrontoso 

e desigual que sequer leva em consideração a margem de erro nas 

pesquisas. Por exemplo, o candidato recorrente apareceu na última pesquisa3  do 

Datafolha com 5% (cinco por cento) das intenções de voto para governador. Levando-

se em consideração que a margem de erro prevista pelo instituto Datafolha nessa 

última especulação de voto foi de 2 (dois) pontos percentuais e, portanto, seria 

perfeitamente possível que o candidato recorrente estivesse na preferência de até 8% 

do eleitorado consultado. 4  Logo, no mínimo, a sua agenda diária também deveria 

aparecer no telejornal da emissora. Mas mesmo assim, a TV Globo permanece 

                                                           
3

 Disponível em <http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2014/08/15/intencao-de-voto-e-
avaliacao-governador-de-sp.pdf> Acesso em 17.08.2014. 
4 Os candidatos do Partido dos Trabalhadores ao cargo de governado do Estado de São Paulo, 
ao menos nas últimas três eleições obtiveram expressivas votações, por exemplo, em 2002, o 
candidato petista obteve 41,36% dos votos válidos, recebeu 8.470.863 (oito milhões e 
quatrocentos e setenta mil e oitocentos e sessenta e três votos); em 2006, outro candidato 
petista obteve 31,68% dos votos válidos, recebeu 6.771.582 (seis milhões e setecentos e 
setenta e um mil e quinhentos e oitenta e dois) votos; em 2010, o candidato petista obteve 
35.23% dos votos válidos, recebeu 8.016.866 (oito milhões e dezesseis mil e oitocentos e 
sessenta e seis) votos. 

http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2014/08/15/intencao-de-voto-e-avaliacao-governador-de-sp.pdf
http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2014/08/15/intencao-de-voto-e-avaliacao-governador-de-sp.pdf


 

5 
 

descumprindo a lei eleitoral, insistindo na ideia de não exibir a agenda diária de 

campanha do recorrente e de mais outros 06 candidatos. 

CONCLUSÃO 

     É imperioso esclarecer que a questão posta 

nesta representação diz respeito ao acompanhamento de agenda de 

candidatos à Governador e não sobre debates ou entrevistas que conforme a 

jurisprudência se admite estabelecer critérios. Não vamos confundir! 

     O inciso IV do artigo 45 da Lei Eleitoral é 

claro ao vedar o tratamento privilegiado de emissoras de televisão na 

divulgação das agendas dos candidatos. E o caso dos autos trata exatamente 

do tratamento privilegiado dado por emissora de televisão em divulgação de 

agenda de candidato. 

     As emissoras podem até ter um candidato de 

sua preferência. Elas podem até torcer por alguém mas JAMAIS podem 

participar do processo eleitoral influenciando o eleitorado em favor da sua 

preferência em detrimento dos outros candidatos. 

     Ao estabelecer o critério de 6% das 

intenções de voto para ter a agenda do candidato divulgada, a emissora de 

TV está inovando no mundo jurídico, o que é absolutamente vedado 

constitucionalmente e que, por isso, deve ser combatido com rigor e firmeza 

pelo Poder Judiciário. 

     Nas últimas três eleições de majoritário em 

São Paulo o Partido dos Trabalhadores NUNCA teve menos de 30% dos 

votos, e não estamos falando de intenção, estamos falando de votos 

verdadeiramente obtidos. 

     É certo que muitos desses candidatos do PT 

começaram o pleito eleitoral com menos de 6% das intenções de votos. E, 

chegaram ao final das eleições eleitos pelo povo por absoluta maioria de 

votos.  

                                                       Com tudo isso, como se admitir que um 

instrumento poderosíssimo de influência junto aos eleitores possa fazer o 



 

6 
 

que está fazendo, contrariando à lei e todas às normas que orientam as 

eleições brasileiras? 

             Assim, levando-se em consideração a 

afronta clara ao art. 45, inc. IV da Lei 9504/97, como também ao princípio 

da impessoalidade e da isonomia, além do total desrespeito ao art. 22, I da 

Constituição Federal, bem como a jurisprudência deste E. Tribunal Regional 

Eleitoral de São Paulo e do Tribunal Superior Eleitoral, pugna o recorrente 

pelo provimento deste RECURSO ELEITORAL para que seja determinado à 

emissora recorrida que abra espaço diariamente em sua programação 

normal para todos os candidatos ao cargo de Governador do Estado de São 

Paulo ou se abstenha de cobrir a agenda de campanha de qualquer um 

deles,  por ser medida da mais lídima JUSTIÇA. 

 

   P. deferimento. 
     
   São Paulo, 26 de agosto de 2014. 
  

 

 

  Marcelo Nobre    Othon Funchal Barros 

  OAB/SP 138.971   OAB/SP nº 232.427 

 

 

 
 
 

 

          

 


