
Circunscrição : 1 - BRASILIA 
Processo : 2007.01.1.118325-6 
Vara : 201 - PRIMEIRA VARA CIVEL DE BRASILIA 
 
SENTENÇA 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO 
 
 
1. Trata-se de ação proposta por JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS contra 
EDITORA ABRIL S/A, objetivando o autor a condenação da ré ao pagamento de 
indenização por danos morais. Pede também que a sentença condenatória seja 
publicada integralmente, às expensas da parte demandada.  
2. Segundo o exposto na inicial, a Revista Veja, publicada pela ré, ultrajou o autor em 
dezoito edições consecutivas, com sucessão de reportagens sensacionalistas e 
infamantes, promovendo campanha de desmoralização do autor. O requerente destaca 
trechos de reportagens veiculadas nas edições de número 2010 a 2017 e 2019 a 2028, 
muitas das quais figuraram como tema da capa do periódico ou continham chamada 
com destaque. Sustenta que a ré agiu claramente com o intuito de enxovalhar sua 
honra, como o próprio teor das reportagens indica, pois atribuiu falsa e enfaticamente 
ao autor diversos atos imorais e criminosos, sem qualquer seriedade ou critério 
jornalístico. Com isso, entende ter sido vítima de dano moral, sendo que a indenização 
deve ser fixada em valor que seja compatível com a intensidade do sofrimento imposto 
ao ofendido e a intensidade do dolo ou culpa do agente. 
3. Na emenda de fls. 88-91 o autor indicou o montante da indenização a ser paga pela 
ré - R$ 500.000,00. 
4. Em outra emenda, às fls. 93-95, o autor acrescentou na causa de pedir também as 
ofensas provocadas pela ré na edição nº 2029 da mesma revista. 
5. Citada, a ré opôs exceção de incompetência (processo 2007.01.1.144161-3), 
autuada em apartado, que foi rejeitada.  
6. A ré apresentou sua contestação às fls. 123. Inicialmente, negou qualquer intenção 
de derrubar o autor da Presidência do Senado Federal, destacando que as reportagens 
todas expuseram fatos relacionados à vida pública do autor, pois entende ser 
necessária a veiculação de fatos que atentam contra a seriedade do sistema político do 
país. Argumentou que a tese do autor de se apresentar como vítima de perseguição 
pela empresa demandada já foi empregada em outros casos, sendo devidamente 
rechaçada. Asseverou que o autor se viu envolvido em reiterados escândalos, os quais 
ensejaram a abertura de processos por quebra de decoro parlamentar e que não 
poderiam deixar de ser veiculados na revista. Das seis representações apresentadas na 
Mesa Diretora do Senado, cinco foram admitidas e duas receberam parecer favorável 
pela cassação do mandato exercido pelo autor, o qual acabou renunciando à 
presidência daquela Casa. Observou que os fatos em que o autor se viu envolvido é 
que foram desmoralizantes, e não as reportagens jornalísticas. Aduziu ainda que o 
autor não apresentou provas de que os fatos mencionados nos textos são inverídicos, 
passando a apresentar considerações pontuais sobre cada uma das reportagens 
destacadas pelo autor. Após, ponderou que a revista se limitou a cumprir seu papel 
jornalístico, exercendo regularmente o direito de informação, dentro de limites 
meramente críticos, sem qualquer intuito específico de atingir a honra do autor ou 
interferir nos processos políticos instaurados para derrubá-lo da Presidência do 



Senado. Acrescentou ainda que, como o autor exercia a Presidência do Senado, 
incrementou-se a exigência de moralidade e idoneidade em sua conduta. Por fim, 
alegou ser descabida a pretensão de publicação da sentença na revista, por ferir o 
princípio da proporcionalidade na reparação do dano. 
7. Em réplica (fls. 988), o autor reiterou as razões expostas inicialmente, insistindo na 
existência de ofensa a sua honra. Afirmou não haver notoriedade nos fatos noticiados 
e destacou ter sido absolvido nas representações contra si apresentadas no Senado 
Federal. Asseverou ainda que não lhe cabe comprovar a veracidade dos fatos 
publicados, pois tal ônus é atribuído à ré. 
8. A ré apresentou petição às fls. 1127, juntando novos documentos, assim como o 
autor fez às fls. 1124. 
9. Na decisão de fls. 1166 foi conferida nova oportunidade às partes para manifestação 
sobre a documentação acrescida aos autos, o que foi atendido às fls. 1166 e 1169. 
10. As partes requereram o julgamento antecipado da lide (fls. 1118 e 1128). 
11. A seguir, vieram os autos conclusos. 
 
 
FUNDAMENTAÇÃO 
 
 
12. O processo comporta julgamento imediato, na forma do art. 330, I, do CPC, tendo 
em vista a desnecessidade de produção de outras provas, reconhecida pelas próprias 
partes litigantes. 
13. O caso trata de responsabilidade civil extracontratual por danos decorrentes da 
divulgação de textos em dezenove edições da Revista Veja.  
14. A Constituição Federal de 1988 consagrou em seu texto a liberdade de 
comunicação nos arts. 5º, IV, V, IX, XII e XIV e 220 a 224.  
15. Na definição de José Afonso da Silva ("Direito Constitucional Positivo", Malheiros, 
16ª edição, 1999, p. 246), essa liberdade constitui um "conjunto de direitos, formas, 
processos e veículos, que possibilitam a coordenação desembaraçada da criação, 
expressão e difusão do pensamento e da informação". Abrange as formas de c 
 
riação, expressão e manifestação do pensamento e de informação e ainda a 
organização dos meios de comunicação.  
16. A liberdade de informação, segundo o mesmo autor (obra citada, p. 248), 
compreende a liberdade de informar e a liberdade de ser informado. Citando Albino 
Greco, ele define a primeira como "liberdade de manifestação do pensamento pela 
palavra, por escrito ou por qualquer outro meio de difusão", ao passo que a segunda 
indica "o interesse sempre crescente da coletividade para que tanto os indivíduos como 
a comunidade estejam informados para o exercício consciente das liberdades 
públicas". 
17. Seguindo o raciocínio desenvolvido pelo renomado constitucionalista, ele destaca 
dentre essa liberdade de informação em geral a liberdade de informação jornalística, 
que seria uma expressão moderna e tecnicamente mais apurada que a antiga 
"liberdade de imprensa". A liberdade de informação jornalística se reveste de grande 
importância, porque nela se concentra em maior grau a liberdade de informar e o 
direito à informação, notadamente no mundo moderno, de comunicação de massa, em 
que um veículo de radiodifusão ou televisivo tem a possibilidade de alcançar milhões 
de telespectadores simultaneamente e com rapidez. 
18. A liberdade de informação jornalística está prevista expressamente no art. 220, § 
1º, da CF, e vai além da antiga "liberdade de imprensa" porque, historicamente, esta 
se resumia aos veículos impressos de comunicação. E o art. 220, § 1º, da CF, garante 
a liberdade de informação jornalística a "qualquer veículo de comunicação social". 



Nesse ponto, o já referido autor esclarece (obra citada, p. 250): 
 
 
"A liberdade de informação não é simplesmente a liberdade do dono da empresa 
jornalística ou do jornalista. A liberdade destes é reflexa no sentido de que ela só 
existe e se justifica na medida do direito dos indivíduos a uma informação correta e 
imparcial. A liberdade dominante é a de ser informado, a de ter acesso às fontes de 
informação, a de obtê-la. O dono da empresa e o jornalista têm um direito 
fundamental de exercer sua atividade, sua missão, mas especialmente têm um dever. 
Reconhece-se-lhes o direito de informar ao público os acontecimentos e idéias, mas 
sobre ele incide o dever de informar à coletividade de tais acontecimentos e idéias, 
objetivamente, sem alterar-lhes a verdade ou esvaziar-lhes o sentido original, do 
contrário, não se terá informação, mas deformação."  
 
 
19. O papel da imprensa na sociedade é, inegavelmente, de fundamental importância, 
não apenas pelo repasse de informações, mas também como instrumento formador de 
opinião. Daí por que a Lex Maxima se preocupou em garantir a liberdade de 
informação jornalística separadamente, nos arts. 220 a 224, sem prejuízo das 
previsões contidas no art. 5º, que concentra a maior parte dos direitos fundamentais 
da pessoa humana.  
20. Contudo, essa atividade também envolve grande carga de responsabilidade 
daqueles que se exprimem através dos meios de comunicação em caráter habitual ou 
profissional, na medida em que a divulgação pública de informações pode atentar 
contra outros direitos fundamentais, notadamente o direito à intimidade, à vida 
privada e à honra das pessoas. 
21. A CF, no art. 220, § 1º, subordina o exercício da liberdade de informação 
jornalística à observância do disposto nos incisos IV, V, X, XIII e XIV do art. 5º. Há, 
nesse ponto, uma sobreposição desses dois direitos fundamentais, o da liberdade de 
informação e o direito das pessoas à inviolabilidade da honra, da vida privada, da 
intimidade, da imagem. Como observam Cristiano Chaves de Farias e Nelson 
Rosenvald ("Direito Civil - Teoria Geral", Lumen Juris, 6ª edição, 2007, pp. 157-158), 
"se de uma banda a liberdade de imprensa não pode estar submetida à prévia censura, 
a outro giro, sucede que o exercício da informação não pode ser admitido em caráter 
absoluto, ilimitado, sendo imperioso estabelecer limites ao direito de informar a partir 
da proteção dos direitos da personalidade (imagem, vida privada, honra...), 
especialmente com base na tutela fundamental da dignidade da pessoa humana, 
também alçada ao status constitucional (art. 1º, III, CF)". Os autores continuam: "na 
perspectiva dos direitos fundamentais consagrados pela Carta de 5 de outubro, há uma 
induvidosa força normativa que impede atentados contra a dignidade da pessoa 
humana e os interesses sociais coletivos. Por isso, a liberdade de comunicação social 
(liberdade de expressão e de imprensa), embora também constitua direito 
fundamental constitucional, não pode ultrapassar o limite bem definido das garantias 
constitucionais". 
22. Há necessidade, portanto, de se estabelecer uma ponderação entre os interesses 
albergados na Constituição, de forma a se verificar, em cada caso, se a divulgação da 
informação ofendeu direitos da personalidade de alguma pessoa.  
23. O direito de noticiar e opinar encontra limite na inviolabilidade da imagem, honra e 
intimidade das pessoas, que se afiguram, nesse contexto, em  
 
princípio, como mais relevantes. Por isso a ressalva contida no final do § 1º do art. 
220 ("...observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.").  
24. Também foi essa a percepção de Luís Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho 



("Direito de Informação e Liberdade de Expressão", Renovar, 1999, p. 236) ao analisar 
a jurisprudência pátria sobre o tema, chegando a afirmar que "no direito brasileiro, dá-
se certa prevalência aos direitos da personalidade no conflito com a liberdade de 
imprensa, ressalvada a possibilidade de exceção da verdade, quanto aos fatos 
caluniosos e difamatórios". 
25. Todavia, a defesa dos direitos da personalidade deve ser tomada com ponderação 
e razoabilidade. Evidentemente, não é a divulgação de qualquer notícia sobre uma 
pessoa, ainda que negativa, que dá origem ao dever de indenização. 
26. Lembre-se que a liberdade de informação jornalística envolve não apenas a 
possibilidade de divulgar fatos de interesse do público, mas também o de externar sua 
opinião diante desses fatos. A crítica jornalística, por si só, não implica em ofensa ao 
direito do criticado.  
27. Sobre o tema, vale citar o comentário de Sergio Cavalieri Filho ("Programa de 
Responsabilidade Civil", Malheiros, 3ª edição, 2002, p. 113): 
 
 
"A crítica jornalística não se confunde com a ofensa; a primeira apresenta ânimo 
exclusivamente narrativo conclusivo dos acontecimentos em que se viu envolvida 
determinada pessoa, ao passo que a segunda descamba para o terreno do ataque 
pessoal. Não se nega ao jornalista, no regular exercício da sua profissão, o direito de 
divulgar fatos e até de emitir juízo de valor sobre a conduta de alguém, com a 
finalidade de informar a coletividade. Daí a descer ao ataque pessoal, todavia, em 
busca de sensacionalismo, vai uma barreira que não pode ser ultrapassada, sob pena 
de configurar o abuso de direito, e, conseqüentemente, o dano moral e até material." 
 
 
28. De outra parte, a divulgação de fatos negativos sobre uma determinada 
personagem, só por si, não representa qualquer ofensa à honra da pessoa noticiada, 
mormente quando revestidos de veracidade. Não fosse assim, a imprensa teria sua 
atuação restrita apenas à divulgação de notícias favoráveis e elogios, o que 
evidentemente contraria o ponto central de sua existência, que é a apreciação livre e 
independente dos fatos, reservando-lhes análise crítica. 
29. No caso em exame, o autor destacou reportagens e notas divulgadas em dezenove 
edições da Revista Veja, editada pela ré, como sendo ofensivas a sua honra e 
dignidade. Dado o volume enorme de publicações e a variada natureza de cada uma 
delas, há necessidade de análise em separado de todo o material publicado, já que ele 
integra o quadro fático em que se funda a pretensão indenizatória. É preciso destacar 
quais as publicações podem ser consideradas ofensivas e quais não, para se poder 
definir efetivamente se houve ofensa ao direito do autor, o que será realizado mais 
adiante. 
30. Antes, porém, cabem algumas considerações sobre os argumentos apresentados 
pelo autor para justificar seu pleito indenizatório. 
31. Em diversas passagens o autor critica os textos publicados na Revista Veja 
aduzindo que neles foi emitido juízo de valor negativo a seu respeito.  
32. Ora, mas não há proibição a priori a que se publiquem textos na imprensa nos 
quais haja emissão de opiniões ou juízos de valor. Aliás, é da essência da atividade 
jornalística não só a colheita e divulgação de fatos, mas também o seu processamento, 
com análises, críticas, elogios, ponderações, projeções - enfim, valoração livre e 
independente.  
33. Como já se disse acima, a liberdade de informação jornalística abrange também o 
direito de expressar opiniões, divergir, posicionar-se a respeito de fatos diversos. No 
campo da cobertura política, isso inclui o direito de criticar autoridades por seus atos e 
manifestações, políticas de governo e atuações institucionais. Se os jornais e revistas 



não pudessem exercer tal direito e fossem obrigados somente a divulgar os fatos 
ocorridos, o público restaria praticamente obrigado a ler diariamente algo semelhante 
a um diário oficial - só que ilustrado com imagens. 
34. É certo que, via de regra, as reportagens devem se limitar a relatar fatos 
ocorridos, reservando-se aos editoriais e colunas as análises desses fatos, com 
expressão de opiniões e críticas. Mas essa orientação não deve ser levada a ferro e 
fogo, sob pena de se vedar aos repórteres, por exemplo, o emprego de adjetivos e 
advérbios no texto. 
35. Por isso, a por vezes insistente afirmação do autor de que o texto se mostra 
ofensivo a sua honra, porque nele se fez juízo de valor ou se emitiu alguma opinião, 
por si só, não tem maior relevância. Há de se analisar se a valoração ou opinião foram 
expostas de forma adequada, sem exageros capazes de ferir a honra da pessoa a que 
se refere, para que se possa concluir então pela prática do ato ilícito gerador do dever 
de indenizar.  
36. Outro argumento reiteradamente destacado pelo 
 
autor em seu arrazoado é o de que as reportagens não contêm provas dos fatos 
narrados. 
37. Trata-se de raciocínio que deve ser devidamente ponderado quando dirigido para a 
atividade jornalística. 
38. Não se pode exigir de uma reportagem a exibição de provas com a mesma lógica 
empregada num processo judicial. Os jornalistas dispõem de fontes de informação 
diversas, com as quais montam a versão dos fatos apresentada ao público. Muitas 
vezes são indicadas no texto informações públicas, porque acessíveis a qualquer 
cidadão, como os arquivos e documentos públicos, informações publicadas nos veículos 
de comunicação oficiais, sistemas informatizados, páginas de sítios governamentais e 
tantas outras fontes que ficam à disposição da sociedade.  
39. Além disso, são colhidos depoimentos e declarações de pessoas que tomaram 
conhecimento de algum fato direta ou indiretamente, as quais também integram o 
espectro de fontes de informação de que se vale o jornalista.  
40. A publicação, assim, deve sempre indicar, se possível, as fontes de informação de 
que se valeu seu autor para apresentar a versão divulgada. Mas, em geral, não há 
necessidade de apresentação das "provas" que confirmam os fatos mencionados na 
reportagem, sob pena de comprometer a própria dinâmica de publicação periódica 
adotada pela imprensa.  
41. Ademais, em alguns casos, a personagem da notícia jamais se resigna diante dos 
fatos, por mais evidentes que sejam, o que a leva a insistir na inexistência de provas 
contra si, mesmo com testemunhos, documentos, imagens e áudios que a desmintam. 
Nesses casos, então, a falta de provas de uma reportagem será sempre o ponto de 
partida e de chegada, e a exigência de um conjunto probatório se torna apenas um 
argumento retórico ao qual se apegam aqueles que não conseguem explicar os fatos 
revelados. 
42. Isso não quer dizer, obviamente, que seja possível divulgar fatos inventados pelo 
próprio jornalista e escondidos sob uma fonte inexistente. Mesmo a garantia do sigilo 
profissional não confere ao jornalista uma carta branca para publicar textos tirados de 
sua imaginação, tenham eles ou não o intuito de prejudicar ou ofender alguém.  
43. Isso tudo mostra que apontar como ofensiva uma reportagem com base na falta 
de provas dos fatos ali narrados, por vezes, acaba não tendo maior relevância, 
principalmente se o texto contém referência direta às fontes da informação.  
44. Outro assunto que deve ser abordado em caráter preliminar é o que diz respeito ao 
conceito de honra e reputação do autor, tantas vezes invocado na petição inicial, que 
insiste repetidamente ter sido vilipendiado nas diversas publicações. 
45. O tema se mostra relevante por um dado especial: o autor é ainda hoje um 



Senador da República. E, na época em que foram veiculados os textos na Revista Veja, 
exercia a presidência daquela Casa. Naquela condição, era o responsável por presidir a 
Mesa do Congresso Nacional (art. 57, § 5º, da CF) e ocupava o quarto posto na linha 
sucessória da chefia de governo (art. 80 da CF).  
46. Ou seja, o autor era uma autoridade pública de alto escalão. Esse dado é 
importante, porque o direito à vida privada das autoridades e personalidades políticas 
é mais reduzido em relação ao das pessoas comuns, pois se encontra limitado pelo 
direito à informação. Isso significa que alguns aspectos da vida privada das pessoas 
que ocupam cargos públicos deixam de interessar a elas mesmas e passam a integrar 
a esfera do interesse público. Assim, por exemplo, é de interesse geral saber com 
quem uma autoridade pública se reúne - daí por que se justifica o acesso à agenda 
oficial - e também como aufere seus rendimentos. 
47. Nesse contexto é que devem ser compreendidas as notícias veiculadas pela Revista 
Veja envolvendo o autor. Há de se perquirir se os fatos publicados guardam algum 
interesse com a atividade pública do senador, considerando a posição que ocupava na 
hierarquia republicana.  
48. Após essas breves considerações, passa-se à análise das publicações realizadas 
pela ré, individualmente. 
 
Edição nº 2010 
 
49. O autor indica que a partir dessa edição da Revista Veja teve início uma longa 
campanha de desmoralização contra si. Reclama que a chamada na capa passou a 
falsa idéia de que ele estaria envolvido nas fraudes investigadas pela polícia. Alega 
também que a matéria misturou fatos e conceitos, acusando-o sem provas de ter 
despesas pagas por uma empresa empreiteira e de ter recebido contribuições eleitorais 
através de "caixa dois". E aponta maledicência ao se incluir uma declaração de um 
membro da Comissão de Ética Pública da Previdência reputando como inaceitável a 
conduta do senador.  
50. O autor, de fato, foi tema de reportagem veiculada na revista, que inclusive 
ilustrou a capa, intitulada "O Senador e o Lobista" (pp. 56-59), de autoria de Policarpo 
Junior.  
51. A matéria aborda as relações do autor com Zuleido Veras e Claudio Gontijo. O 
primeiro é apontado como dono da Gautama; o segundo, funcionário da Mendes Júnior 
e 
 
também lobista da empreiteira. Ambas as empresas foram investigadas na então 
denominada "Operação Navalha". Cita-se no texto que o autor "caiu nas graças" de 
Claudio Gontijo, o qual assumira algumas de suas despesas, dentre elas o aluguel de 
um apartamento ocupado por Monica Veloso, mãe de uma filha do autor, cuja pensão 
também é paga pelo lobista - no total de R$ 16.500,00 ao mês. Além disso, Claudio 
Gontijo figura como fiador no contrato de locação e cedia ao senador um flat no Hotel 
Blue Tree, nesta Capital.  
52. A reportagem ainda se aprofunda no tema, afirmando que Claudio Gontijo também 
ajudou familiares do autor em campanhas políticas, contribuindo para as campanhas 
de Renan Calheiros Filho, Robson Calheiros e José Wanderley - filho, irmão e afilhado 
político do autor, respectivamente. E prossegue abordando as relações de Zuleido 
Veras com Olavo Calheiros e com o autor. 
53. Ao contrário do que se afirma na inicial, não se pode reconhecer que houve algum 
abuso cometido pelo jornalista na elaboração da matéria. 
54. A chamada de capa se mostra absolutamente adequada, considerando-se o teor da 
reportagem oferecida aos leitores e a contextualização do tema, já que a Gautama 
estava na época envolvida em investigação sobre fraudes na Operação Navalha. A 



constatação da proximidade entre Zuleido Veras e o autor, portanto, acaba 
automaticamente levando este para o meio da polêmica a respeito da atuação da 
empreiteira. E isso não significa, evidentemente, atribuir ao autor a responsabilidade 
por eventuais falcatruas cometidas pela empresa, mas apenas explorar, sob o ponto de 
vista jornalístico, o fato de um Senador da República ter vínculos estreitos com um 
empreiteiro envolvido em suspeitas de fraude e outros delitos. 
55. A respeito das despesas do autor que foram pagas por Claudio Gontijo, a 
irresignação do autor se funda essencialmente na alegação de que o texto não veio 
amparado em provas.  
56. Trata-se, no entanto, com a devida vênia, de uma falácia, porquanto na 
reportagem consta declaração do próprio Claudio Gontijo - jamais desmentida - de que 
é efetivamente amigo do autor e realizava o pagamento das despesas de Mônica 
Veloso através da entrega das somas, embora ressalvando que o dinheiro não era 
dele, sem revelar de quem seria. O autor declarou à revista que os recursos eram 
seus. A matéria, então, fez o justo questionamento: "se era [o dinheiro] seu [do 
autor], por que o lobista fazia a intermediação?". E o autor, então, não quis esclarecer 
tal indagação, como restou consignado no texto. Esse, efetivamente, foi o ponto 
central da reportagem: por que as despesas pessoais do autor, um Senador da 
República, eram pagas com intermediação de um lobista de uma empreiteira? 
57. Em termos jornalísticos, portanto, a publicação veio devidamente amparada. 
58. E ao afirmar que Cláudio Gontijo pagava as contas do autor, a revista não publicou 
fato inverídico. Pagar pode ter o sentido de arcar com a despesa relativa à dívida a ser 
paga, compreendendo o ato de desembolsar o valor necessário à quitação da dívida, o 
que normalmente é feito pelo próprio devedor. Mas também pode ser compreendido no 
sentido de entregar o dinheiro ao credor, ato que não necessariamente é feito pelo 
obrigado. Cláudio Gontijo confessou que chegou a entregar os recursos para a credora. 
A publicação não afirmou que os recursos não seriam do autor. 
59. Ademais, o autor mesmo, em discurso proferido no Senado Federal na época, 
admitiu que Claudio Gontijo fazia a "interlocução entre as partes", isto é, entre o autor 
e Mônica Veloso, mãe de sua filha, no que tange ao pagamento das despesas da 
menor (fls. 664). 
60. Quanto à passagem a respeito das contribuições feitas por Cláudio Gontijo a 
campanhas eleitorais de parentes e pessoas ligadas ao autor, vale destacar que, se 
houve ofensa nesse ponto, ela atingiu os beneficiados pelas tais contribuições. O texto 
em nenhum momento afirmou que o autor recebeu recursos de Claudio Gontijo ou da 
Mendes Júnior em desacordo com a lei eleitoral.  
61. Finalmente, a reportagem cita uma declaração de Roberto Caldas, advogado e 
membro da Comissão de Ética Pública da Previdência: "Evidentemente, esse tipo de 
relação é inaceitável para alguém que ocupe um cargo público.". Como restou claro no 
próprio texto, esse juízo foi elaborado em tese, pois o advogado não tinha 
conhecimento de um caso concreto específico. Sendo assim, não se pode vincular tal 
declaração à atuação do autor ou a sua relação com os empreiteiros mencionados no 
texto. A rigor, a declaração só serve para ilustrar que é inaceitável uma relação 
financeira entre um parlamentar e um empreiteiro - o que, em verdade, nenhuma 
pessoa com sentimentos mínimos de decência e honestidade pode discordar.  
62. Com isso, pode-se concluir com tranquilidade que a dita reportagem se deteve nos 
estritos limites do dever e direito de informação, trazendo ao público leitor fatos de 
relevância da política nacional, abordando temas de interesse público, sem desbor 
 
dar para violação à honra ou à intimidade do autor. 
 
Edição nº 2011 
 



63. O autor aduz que sofreu abalo em sua imagem e honra em razão da reportagem 
intitulada "Eles são unha e carne" (pp. 62-68), novamente subscrita por Policarpo 
Júnior. Ela mereceu uma chamada na capa, na borda superior, intitulada "O SENADOR 
RENAN E O LOBISTA GONTIJO - Mais do que uma amizade, uma sociedade". 
64. Afirma que a matéria é "toda ela injuriosa" ao prosseguir no tema abordado na 
edição anterior, a respeito da relação do autor com o lobista Cláudio Gontijo. 
65. De início cabe destacar que, nesse ponto, a exposição dos fundamentos do autor é 
absolutamente deficiente, porquanto não indicou de forma minimamente aceitável as 
razões pelas quais entende que aquela reportagem atingiu sua honra e sua imagem. 
Alegar que a reportagem "toda" é ofensiva, obviamente, não se apresenta como 
fundamentação aceitável, seja pela deficiência em si da argumentação, seja pelo 
prejuízo causado ao exercício do direito de defesa pela parte adversa. 
66. Isso, por si só, já autoriza a inadmissibilidade da pretensão do autor nesse ponto 
específico - indenização pelos danos morais causados por publicação contida na edição 
nº 2011 da Revista Veja. 
67. De qualquer modo, a leitura da matéria revela a absoluta inexistência de qualquer 
dano causado a algum direito da personalidade do autor. 
68. A reportagem prossegue o assunto iniciado na edição anterior e menciona a 
descoberta de "uma intrigante sobreposição de fatos" ocorridos até dezembro de 2005. 
Em pronunciamento feito no Senado Federal naquela semana, o autor havia 
assegurado aos seus pares que dispunha de provas do pagamento das despesas com 
sua filha a partir de dezembro de 2005. A revista revela então que Cláudio Gontijo 
figurou como fiador em contratos de locação de imóveis para Mônica Veloso - uma 
casa e depois um apartamento. A locatária, no entanto, afirmou que não mantinha 
relações de amizade com Cláudio Gontijo. A reportagem, então, indaga: "Por que o 
lobista aceitaria ser fiador de uma mulher que mal conhecia?".  
69. A reportagem ainda menciona que os advogados do autor propuseram a Mônica 
Veloso que assinasse uma declaração no sentido de que o lobista seria somente o 
intermediário do dinheiro, mas não o dono dos recursos, o que foi negado por ela. E 
também narra que Mônica Veloso recebia a verba para pagamento do aluguel e pensão 
em dinheiro vivo, mensalmente, acondicionado em um envelope, cuja retirada era feita 
diretamente no escritório da empresa Mendes Júnior, em Brasília. 
70. A seguir, o texto passa a desconstruir a versão apresentada pelo senador em sua 
defesa num pronunciamento no Senado Federal, destacando a contradição entre as 
alegações dele e de seu advogado e a irrelevância dos argumentos de que arcou com 
diversas despesas de sua filha menor e de que dispunha de recursos para fazê-lo. A 
reportagem destacou, corretamente, que "ninguém queria saber se [o autor] pagou ou 
não, mas de onde veio o dinheiro". Além disso, também estranhou o fato de os 
pagamentos serem feitos todos em dinheiro vivo. 
71. A reportagem ainda informa que Cláudio Gontijo contratou os serviços de uma 
empresa de segurança para Mônica Veloso. E que ele também figura como proprietário 
de um imóvel incluído na declaração de bens do autor entregue à Justiça Eleitoral em 
2002. A revista reconhece a inexistência de irregularidade na transação envolvendo o 
imóvel, mas usa o fato como evidência de que a relação entre o autor e Cláudio 
Gontijo vai além da simples amizade. 
72. Aqui, mais uma vez, a publicação se limita a trazer à tona fatos de interesse 
público, destinados a esclarecer as relações entre o autor e um lobista de uma 
empreiteira, assunto que se torna relevante em função do cargo ocupado pelo 
demandante. O tema se repetiu nesta edição exatamente porque a versão apresentada 
pelo autor no Senado Federal não esclareceu devidamente o ponto central da questão, 
relacionado à origem do dinheiro usado para o pagamento das despesas de aluguel e 
pensão de sua filha e a razão pela qual havia a intermediação de Cláudio Gontijo.  
73. O texto publicado pela revista, assim, apresenta-se como regular sob o ponto de 



vista do exercício da liberdade de informação jornalística, na medida em que se limitou 
a questionar, com base em fatos, a versão dada pelo autor para explicar sua relação 
com um integrante de uma empresa privada e a forma como foi efetuado o pagamento 
de suas despesas pessoais. 
74. Nesse contexto, não é possível se reconhecer violação alguma à honra ou imagem 
do autor, tratando-se de exercício regular do direito de informação.  
 
Edição nº 2012 
 
75. Na edição de 13/6/2007 o autor, mais uma vez, foi o tema da capa da Revista 
Veja, que estampou o título "RENANGATE As revelações de Mônica Veloso - A 
intimidade do lobista com as finanças de Renan". 
76. O autor reitera aqui a alegação de inexistência de provas na reportagem intitulada 
"Dinheiro era sempre com Cláudio" (pp. 54-62), também de Policarpo J 
 
únior, baseada essencialmente em entrevista concedida por Mônica Veloso. 
77. Na introdução da matéria, o jornalista recupera as publicações anteriores e lembra 
que "Há duas semanas, VEJA revelou que o senador Renan Calheiros, do PMDB de 
Alagoas, teve algumas de suas despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, lobista da 
construtora Mendes Júnior. O senador recorreu aos préstimos financeiros do lobista 
para pagar a pensão e o aluguel da jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha 
de 3 anos.". 
78. Como já exposto acima, não constitui divulgação de fato inverídico afirmar que 
Cláudio Gontijo pagou despesas pessoais do autor, considerando-se que a expressão 
"pagar" pode significar não só o desembolso de valores, mas também o ato de pagar, 
entregar o dinheiro necessário para a liquidação da obrigação. Nesse sentido, não 
houve referência a fato não verdadeiro naquele trecho do texto.  
79. Quanto à afirmação de que o autor recorreu a préstimos financeiros de Cláudio 
Gontijo para pagar pensão alimentícia e despesa de aluguel de sua filha, também não 
pode ser considerada falsa - e nem, portanto, ofensiva ao autor.  
80. Com efeito, é incontroverso que Cláudio Gontijo figurou como fiador da locação 
celebrada por Mônica Veloso e que o fez a pedido do autor. E só o fato dele ter 
afiançado a locação do imóvel, por si só, já caracteriza o auxílio, ainda que indireto, 
mas com repercussões financeiras, prestado ao autor. 
81. Ainda na parte introdutória, o jornalista destaca os pontos principais da entrevista 
concedida por Mônica Veloso: "o dinheiro que recebia era sempre pago pelo lobista da 
Mendes Júnior; os pagamentos eram sempre em dinheiro vivo; como regra, os 
pagamentos eram feitos no escritório da Mendes Júnior em Brasília. Poucas vezes 
aconteceram fora dali; Renan Calheiros nunca falava de dinheiro e nunca lhe dissera 
que o dinheiro era dele; sempre que tinha de tratar de dinheiro, o interlocutor era o 
lobista Cláudio Gontijo, nunca o senador.". 
82. De início, é importante destacar que esse breve resumo reproduz de forma 
absolutamente fiel o que disse a entrevistada. Não houve distorções ou alteração do 
sentido de suas declarações. 
83. No mais, a entrevista apenas confirma os fatos levantados nas reportagens 
anteriores, confirmando a entrevistada que os pagamentos eram efetuados por Cláudio 
Gontijo, em dinheiro vivo, entregue na sede da empresa Mendes Júnior. Ela 
acrescentou ainda que os assuntos relacionados a dinheiro eram sempre tratados com 
Cláudio Gontijo, e não com o autor, o que corrobora a tese da proximidade entre o 
senador e o lobista e o compadrio em assuntos relacionados às despesas do senador. 
84. É importante destacar que a revista não afirmou que os recursos utilizados para 
pagar as despesas pessoais do autor - pensão alimentícia e moradia para sua filha - 
eram de Cláudio Gontijo ou de terceira pessoa. Limitou-se sempre a levantar os fatos e 



demonstrar estranhamento quanto ao modo adotado pelo autor para saldar suas 
obrigações, o qual, por óbvio, pode ser qualificado, no mínimo, como não usual.  
85. Não houve, portanto, nenhuma infração cometida pela ré, cuja reportagem da 
edição nº 2012 da Revista Veja se limitou a levantar fatos de interesse geral, sem 
ingressar indevidamente na intimidade do autor ou mesmo atingir sua honra ou 
imagem pessoal. 
 
Edição nº 2013 
 
86. A respeito do que foi publicado nesta edição da revista, o autor se diz achincalhado 
já pelo índice (p. 8), que ao fazer a chamada para uma reportagem, ilustrou com uma 
foto do autor, acompanhada da seguinte legenda: "Renan Calheiros: desculpas 
esfarrapadas e recibos frios". 
87. O autor também aponta como ofensivos trechos da seção Carta ao Leitor (p. 9), 
onde se afirma que ele teria "perigosas ligações com um lobista de empreiteira" e 
"negócios agropecuários obscuros". A Carta também assevera que, se os senadores 
"varrerem para baixo do tapete as suspeitas" em torno do autor, "estarão escrevendo 
um permissivo código de conduta ética para a vida pública brasileira". 
88. Outra referência considerada ofensiva pelo autor constou no quadro Sobe-Desce. O 
nome do autor foi incluído na coluna "Sobe" (p. 49), com a seguinte referência: "BOIS 
DO RENAN - Os bois do senador, criados em zona de febre aftosa, foram 'vendidos' por 
um valor maior que o do gado paulista". 
89. Na reportagem "A ética que vem do pasto" (pp. 56-62), assinada pelo jornalista 
Otávio Cabral, houve também referência o autor em termos por ele considerados como 
gravosos para sua honra. Alega que se atribui a ele, indevidamente, a propriedade de 
uma fazenda situada em Alagoas, a qual na verdade integra o espólio de seu pai, 
Olavo Calheiros. Negou ainda ter fraudado documentos para comprovar a origem de 
recursos ou ter se aproveitado do cargo de Presidente do Senado Federal em prol de 
sua defesa. 
90. O autor alega que a coluna do jornalista André Petry, intitulada "O espelho trincou" 
(p. 62), também se apresenta como danosa a sua honra, pois o colunista pregou q 
 
ue o autor deveria se licenciar do Senado Federal. 
91. E há ainda referência a uma nota contida na coluna Radar, de Lauro Jardim, 
intitulada "Contas Confusas" (p. 48), que também, sob a ótica do autor, o atingiu 
moralmente. 
92. Todas as passagens destacadas pelo autor, embora espalhadas em seções diversas 
da revista, têm por base o teor da reportagem "A ética que vem do pasto".  
93. O texto traz crítica direta a uma decisão tomada pelo Conselho de Ética do Senado 
Federal em processo deflagrado contra o autor naquele órgão. O relator do caso, 
senador Epitácio Cafeteira, entendeu que não havia sido cometida qualquer falta ética 
pelo autor e arquivou in limine o pedido. A revista sustenta que a decisão de extinguir 
o caso representa, na verdade, uma farsa, porque nenhuma investigação fora 
realizada. E destaca que uma reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, pôs em 
cheque a versão do autor de que havia auferido recursos para pagar a pensão 
alimentícia e o aluguel da moradia de sua filha através da venda de gado, ao constatar 
evidentes indícios de fraude pela mera constatação de que as reses teriam sido 
vendidas por preços irreais, considerando-se as condições do mercado. A matéria 
ainda relata que o autor interferiu na indicação dos integrantes do Conselho de Ética e 
na designação do relator, planejando sua absolvição. 
94. A leitura do texto publicado mostra de forma clara que a revista se limitou a 
analisar criticamente a decisão do relator do processo instaurado contra o autor no 
Conselho de Ética do Senado Federal, que determinou o encerramento imediato do 



caso, sem a realização de qualquer diligência destinada à elucidação dos fatos.  
95. E, verdade seja dita, a crítica é absolutamente procedente, porquanto a acusação 
formulada contra o autor não era irrelevante a ponto de desmerecer uma apuração 
mínima, ao menos para a apreciação por um órgão destinado a julgar o 
comportamento dos parlamentares sob o ponto de vista ético. Lembre-se que, no rol 
de fatos atribuídos ao autor, constava a ligação dele com a construtora Gautama, 
envolvida em investigações de fraudes, e a utilização de serviços de um empreiteiro 
para pagamento de despesas pessoais. E, pela sua gravidade, em tese, não poderiam 
ser absolutamente desprezados. 
96. A determinação do relator em não investigar os fatos, portanto, revelou-se como 
uma espécie de negação da própria finalidade daquele Conselho, sendo esse o ponto 
central da análise apresentada na reportagem.  
97. Como se vê, o tema da reportagem foi a decisão tomada por um membro do 
Conselho de Ética do Senado, e não propriamente a conduta do autor, que ficou em 
segundo plano.  
98. A referência ao fato de que o autor apresentou recibos falsos como comprovantes 
da origem de recursos, na verdade, baseou-se em apuração realizada por outro veículo 
de imprensa, na qual se verificou que o valor apresentado pelo autor para a venda de 
gado não correspondia à realidade do mercado. 
99. Ademais, a inconsistência dos documentos apresentados pelo autor para 
comprovação da origem de seus recursos foi reconhecida em laudo elaborado pela 
Polícia Federal, conforme faz referência expressa o parecer elaborado pelos senadores 
Renato Casagrande e Marisa Serrano a respeito da Representação nº 1/2007 (fls. 
319), o qual restou aprovado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em sua 8ª 
Reunião de 2007, realizada em 5 de setembro. 
100. O referido parecer destaca que "os Peritos não puderam concluir sobre o 
adequado tratamento dado às despesas de custeio, relacionadas com a natureza das 
atividades rurais exercidas, necessárias à percepção dos rendimentos da atividade 
rural e à manutenção da fonte pagadora" (fls. 323). 
101. Ao mencionar que o autor apresentou recibos falsos ou com valores excessivos, 
portanto, a revista nada mais fez do que se referir a um fato verdadeiro, constatado 
em perícia oficial. E, ao divulgar fato verídico, o periódico exerceu regularmente seu 
direito de informação, sem causar dano à imagem ou à honra do autor.  
102. No que tange à referência contida na reportagem sobre uma fazenda que seria de 
propriedade do autor, cabe destacar que, ainda que esse bem não integrasse 
formalmente seu patrimônio, por não figurar ele como o titular do domínio no RGI, isso 
não basta para caracterizar o caráter ofensivo da informação. Não se pode olvidar que 
a referência à fazenda foi feita exatamente porque o autor alegou que auferiu recursos 
de atividade agropecuária para fazer frente a despesas de pensão alimentícia e aluguel 
de sua filha. Sendo assim, nada mais natural do que ilustrar a reportagem com uma 
foto da fazenda que seria do autor. 
103. Sobre a nota "Contas confusas", da Coluna Radar, cabe apenas observar que o 
texto se refere exclusivamente ao senador Epitácio Cafeteira, e não ao autor, pelo que 
não se pode reconhecer qualquer viés ofensivo contra o autor naquele texto. 
104. Finalmente, a menção ao fato de que o autor teria utilizado de seu cargo de 
Presidente do Senado em pro 
 
l de sua defesa, a revista nada mais fez do que registrar a manobra utilizada pelo 
bloco que apoiava o autor para garantir a nomeação de senadores integrantes de seu 
grupo nos postos-chave do Conselho de Ética. A revelação desse fato, a rigor, não 
guarda maior relevância, pois aborda somente a estratégia política do autor e seu 
grupo na busca de um resultado favorável no processo. 
105. A respeito do que foi publicado na coluna do jornalista André Petry, o colunista 



somente registrou suas impressões sobre o quadro instaurado no Senado Federal, 
ironizando as declarações do autor que, a par de se mostrar preocupado com a ética e 
moral, deixava de agir de modo condizente com seu discurso, na medida em que os 
comprovantes de rendimentos apresentados mostravam falhas - as quais, como já 
referido, foram detectadas em laudo da Polícia Federal. 
106. Cabe destacar também que o tom adotado em alguns textos, nos quais se fez uso 
de ironia ou sarcasmo, por si só, não chega a comprometer a licitude das publicações, 
uma vez que tais formas de expressão são perfeitamente admissíveis na redação de 
textos jornalísticos, não havendo qualquer vedação a isso. 
107. Sendo assim, conclui-se também nesse item que as publicações veiculadas pela 
revista não ultrapassaram os limites regulares da liberdade de expressão jornalística, 
posto que houve apenas abordagem crítica a respeito da decisão tomada por um 
membro de uma comissão do Senado Federal e considerações sobre a versão 
apresentada pelo autor em sua defesa perante aquele órgão. 
 
Edição nº 2014 
 
108. Nessa edição a Revista Veja colocou uma foto do autor na capa e estampou a 
manchete "Por que ele tem de sair", com os subtítulos "As chantagens para intimidar 
os colegas" e "O inexplicável patrimônio de 10 milhões de reais". 
109. O quadro Sobe-Desce (p. 49) novamente incluiu o autor dentre os fatos 
relevantes da semana, mas desta vez no Desce, enfatizando que "Dia após dia, o 
presidente do Senado (até quando?) se desmoraliza mais um pouco.". 
110. Na reportagem intitulada "Hora de partir" (pp. 56-59), assinada pelo jornalista 
Otávio Cabral, há um quadro ilustrativo com a frase "Antes de terminar, mentirás seis 
vezes", em que há uma comparação entre as declarações do autor e o que consta na 
documentação analisada pela revista.  
111. O texto destaca que o autor não reúne mais condições para se manter na 
Presidência do Senado Federal, relatando as reações de outros senadores com a 
permanência do autor naquele cargo.  
112. Numa outra reportagem, com o título "Renan enriqueceu na política" (pp. 60-63), 
do jornalista Alexandre Oltramari, a revista faz um apanhado da evolução patrimonial 
do autor ao longo de sua carreira. 
113. E uma terceira matéria, "O primo (também) entregou dinheiro" (pp. 64-66), de 
Policarpo Junior, trata do depoimento prestado por Cláudio Gontijo ao Conselho de 
Ética do Senado Federal, no qual foi abordado novamente o assunto a respeito do 
pagamento de despesas pessoais do autor pela empresa Mendes Júnior. 
114. O jornalista André Petry, por sua vez, em sua coluna, "O dicionário de Renan" (p. 
66), analisa diversas declarações dadas pelo autor e defende sua saída da Presidência 
do Senado Federal, afirmando que seu "cinismo chegou a um grau nunca antes 
atingido".  
115. O autor alega, em síntese, que a primeira reportagem contém um quadro com 
montagem sensacionalista, que a capa já confirma o objetivo de seu aniquilamento 
político, que houve emissão de juízo de valor, deturpação da verdade e manifestações 
injuriosas.  
116. No entanto, também aqui, não se pode reconhecer que o autor tem razão.  
117. Quanto à capa da revista, não representa per si uma agressão moral ao autor, 
uma vez que retrata o tema de uma das reportagens veiculadas na revista. Ao 
estampar a manchete "Por que ele tem de sair", o semanário apenas chama a atenção 
do leitor para o que será exposto na reportagem "Hora de partir". Do mesmo modo, os 
subtítulos somente condensam o conteúdo das demais reportagens que têm o autor 
como tema principal. 
118. No mais, todas as reportagens, notas e colunas dessa edição da revista, a 



exemplo dos números anteriores, mantiveram-se dentro dos limites aceitáveis do 
exercício legítimo da liberdade de imprensa. Embora o tom das reportagens seja 
incisivamente crítico contra o autor, tal característica não as torna necessariamente 
ofensivas. 
119. A matéria "Hora de partir" relata o clima tenso instalado no Senado Federal com a 
divulgação de fatos suspeitos envolvendo o autor. E revela que, se é cedo para saber 
como a Casa vai reagir, já se notam alguns sinais de incômodo com a presença do 
autor na presidência, destacando a manifestação de um senador no sentido de que o 
autor deveria renunciar ao mandato de Presidente. Outro dado verificado na 
reportagem a corroborar a tese foi a perda do controle do Conselho de Ética do Senado 
Federal, passando o seu presidente a atuar de forma mais independente em relação ao 
autor. 
120. A questão da chantagem mencionada na  
 
capa teve por base o que foi declarado por outro senador, no sentido de que poderia 
haver o surgimento de dossiês contra os senadores. E, de fato, logo em seguida 
correram notícias para atingir dois senadores da base oposicionista contrários ao autor, 
confirmando o alerta.  
121. Como se percebe pela simples leitura da reportagem, não se trata de um libelo 
defendendo a renúncia do autor, mas sim uma narrativa sobre os acontecimentos 
ocorridos no Senado Federal, com declarações de senadores e registro de fatos, os 
quais apontam para o surgimento de uma resistência contra a manutenção do autor na 
chefia da Casa. 
122. Os trechos destacados pelo autor na inicial, inclusive, estão completamente 
descontextualizados e não refletem o real conteúdo da publicação. 
123. Em relação ao quadro intitulado "Antes de terminar, mentirás seis vezes", não 
contém montagem injuriosa contra o autor. Ali se busca apenas confrontar os fatos 
afirmados pelo próprio autor em seus pronunciamentos com o que se encontra 
consignado em documentos diversos ou que foi contraditado em reportagem televisiva. 
Já o título se trata de mera adaptação de passagem bíblica. 
124. Assim, também, a referência de que o autor se desmoralizava a cada dia, incluída 
no quadro Sobe-Desce, da coluna Radar, de Lauro Jardim, tem a ver com a 
desmoralização provocada pelos fatos em que ele se viu envolvido e que não restaram 
satisfatoriamente esclarecidos, arrastando a própria instituição do Senado Federal a 
uma crise sem precedentes ao menos recentes na história republicana. 
125. Nessa mesma linha, a reportagem "Renan enriqueceu na política" se limitou 
apenas a apresentar ao público leitor o crescimento patrimonial experimentado pelo 
autor ao longo de sua carreira política, com base em documentação apresentada pelo 
próprio autor a órgãos públicos.  
126. Vale registrar que, num determinado trecho, a reportagem destaca que "A 
dificuldade para justificar a origem de seus bens talvez explique o fato de o patrimônio 
de Renan estar quase todo subfaturado em suas declarações de renda - o que, do 
ponto de vista tributário, não é irregular.". Ou seja, o valor do patrimônio do autor 
calculado na reportagem levou em consideração critérios distintos daqueles 
empregados pelo autor, pois se considerou o valor real de mercado, e não apenas 
aquele atribuído pelo contribuinte. 
127. Como se vê, o texto não contém distorções. Ao contrário, indicou expressamente 
a razão pela qual o valor calculado foi bem mais elevado do que aquele indicado na 
documentação formulada pelo autor. 
128. Além disso, é evidente que a sociedade tem pleno interesse e direito de saber a 
respeito da evolução patrimonial de seus dirigentes públicos, até para o controle de 
atos de improbidade administrativa. Não por outro motivo é que os agentes públicos 
têm o dever de apresentar aos seus respectivos órgãos cópia de suas declarações de 



rendimentos à Receita Federal, tal como prevê a Lei 8429/1992 (art. 13). 
129. É perfeitamente admissível, portanto, que se publique numa revista ou jornal 
texto a respeito do crescimento ou diminuição do patrimônio de uma figura pública, 
mesmo da estatura do autor, configurando-se tal ato como livre exercício do direito de 
informação.  
130. E, se na dita reportagem houve menção de fatos não verdadeiros, o certo é que o 
autor sequer especificou quais seriam. 
131. A respeito da coluna de André Petry, ele se limitou a fazer uma análise das 
declarações do autor - feitas em público. O fato de ter qualificado o autor como cínico 
não configura atitude injuriosa, mas apenas a emissão de opinião a respeito da 
atuação política do autor, cujos atos, no entender do colunista, não correspondem ao 
seu discurso.  
132. Quanto à reportagem sobre o depoimento de Cláudio Gontijo, não se pode 
acolher a alegação do autor de que as informações foram desprovidas de provas, 
porquanto a matéria se baseou exatamente no depoimento que ele prestou no 
Conselho de Ética do Senado Federal. Se há necessidade de comprovação da 
veracidade dos fatos relatados, ela recai sobre o próprio depoente, e não sobre a 
revista que o reproduziu. Lembre-se que o depoimento foi prestado publicamente, 
sendo acessível a qualquer cidadão. Assim, o depoente confirmou ter efetuado 
pagamentos, a pedido do autor, para Mônica Veloso, de quantias devidas a sua filha, 
ao mesmo tempo em que tratava de negócios da empresa Mendes Júnior.  
133. Com isso, percebe-se também aqui a inexistência de abuso por parte da ré ao 
promover a publicação das reportagens, notas e colunas, porque se limitou a divulgar 
e analisar fatos de interesse público geral, sem distorcê-los e nem ultrapassar os 
limites do direito de informar. 
134. Lembre-se que, dentre as prerrogativas conferidas aos órgãos de imprensa, 
inclui-se a de expor os fatos ocorridos no cenário político nacional analisá-los de forma 
livre. Em se tratando de uma personalidade pública, ocupante de um dos mais altos 
cargos da hierarquia política nacional, o direito de manifestar-se  
 
criticamente se torna mais aberto, especialmente no que tange ao seu comportamento 
e sua ligação com interesses públicos, vinculados diretamente ao seu cargo ou não.  
 
Edição nº 2015 
 
135. O autor entende que essa edição da revista atingiu sua honra através de uma 
nota publicada na coluna Radar, do jornalista Lauro Jardim, intitulada "Sai daí, Renan, 
sai" (p. 46), e também de trechos da reportagem "Os mosqueteiros da ética" (pp. 54-
58), assinada por Otávio Cabral e Alexandre Oltramari. 
136. Nesse tópico o autor reitera a alegação de que a revista emitiu juízo de valor e o 
acusou de forma irresponsável, atingindo sua reputação e dignidade. 
137. Não tem razão, no entanto, o autor. 
138. Na nota da coluna Radar, constata-se que a tendência no Senado Federal é pela 
manutenção do autor no cargo de Presidente da Casa, posição essa contrária à maioria 
da opinião pública. O título da nota, como se percebe, é uma adaptação bem 
humorada da célebre frase proferida pelo então Deputado Federal Roberto Jefferson, 
durante um depoimento na Câmara dos Deputados, dirigida ao chefe da Casa Civil na 
época. 
139. Trata-se de comentário que se limita a detectar a divergência entre a vontade 
política da maioria dos senadores e a opinião pública, que então se posicionava 
contrariamente à permanência do autor no cargo de Presidente do Senado Federal. 
Ademais, não caracteriza abuso do exercício de direito de informação o órgão de 
imprensa se posicionar contra ou a favor sobre uma determinada questão política, 



especialmente em texto integrante de uma coluna, pois a liberdade de imprensa 
abrange, como já exposto acima, também o direito de opinião e crítica. 
140. Quanto à reportagem "Os mosqueteiros da ética", ela aborda a atuação de um 
grupo de senadores que se destacou naquela oportunidade pela defesa intransigente 
da ética e do decoro entre seus pares. O texto apresenta um contraponto entre o 
desempenho daquele grupo de senadores com a conduta do autor, que agia nos 
bastidores, segundo a reportagem, de forma intensa para garantir sua absolvição. 
141. Em primeiro lugar, cabe ressaltar que não há qualquer vedação à publicação de 
fatos ocorridos nos bastidores da política, porquanto tal assunto desperta grande 
interesse para a sociedade e também se insere na esfera pública, pois ajuda a 
compreender o real significado dos atos oficiais. A imprensa escrita não é limitada 
apenas à veiculação de fatos oficiais, como mera repetidora da agenda das autoridades 
públicas. Pode e deve também desvendar o que há por trás do teatro político, quais os 
interesses conflitantes, as intenções de cada grupo etc.  
142. Assim, é evidente que se o autor, em suas manifestações públicas, defendia a 
plena e irrestrita investigação e aclaramento dos fatos, mas ao mesmo tempo os 
procedimentos não se desenrolavam naturalmente, nada mais lógico do que se buscar 
as razões concretas que impediam um desfecho célere e transparente do julgamento 
do autor no Conselho de Ética. E, segundo o que a revista apurou, o autor estava 
agindo com grande desenvoltura, utilizando todo seu poder político para barganhar 
apoio no Conselho, como forma de garantir um julgamento mais favorável para si. 
Tudo isso, evidentemente, faz parte do jogo político, mas não impede a imprensa de 
tecer considerações sobre eventuais desvios éticos cometidos pelos atores na busca de 
aliados em postos-chave de órgãos internos do Senado Federal. 
143. Além disso, se o autor estivesse efetivamente preocupado em não apenas se 
manifestar em benefício do rigor ético e do decoro parlamentar, mas também agir 
concretamente em prol de tais valores, a verdade é que deveria ter se afastado do 
cargo tão logo surgiram as primeiras denúncias, ato que indicaria de forma expressa 
sua intenção de permitir um julgamento mais isento e independente pelo Conselho de 
Ética. Não foi essa, todavia, a leitura feita pelo autor, que tinha o receio de se 
enfraquecer caso se afastasse do comando da Casa, daí por que resolveu permanecer 
no cargo. 
144. Não cabe ao autor, portanto, alegar aqui ter sido vítima de dano em razão de 
ofensas ou comparações depreciativas com outros senadores. A revista tem plena 
liberdade de divulgar os fatos ocorridos nas entranhas do Congresso Nacional e 
analisá-los criticamente, ainda que de forma não elogiosa, com o que exerce nada 
menos do que sua liberdade plena de informar o público leitor e opinar sobre os 
acontecimentos de interesse geral. 
 
Edição nº 2016 
 
145. O autor pinça passagens em seções diversas desta edição da Revista Veja por 
entendê-las ofensivas a sua honra.  
146. Destaca, mais uma vez, uma chamada do índice (p. 8) e trechos da "Carta ao 
leitor" (p. 9), nome dado pela revista ao seu editorial, onde o veículo exprime sua 
opinião aos leitores. E ainda aponta passagens da reportagem "Negócios milionários", 
do jornalista Otávio Cabral (pp. 52-54). 
147. No índice, consta uma chamada com a foto do autor e a legenda: "Renan 
Calheiros: uma máquina de negócios de admirar". O auto 
 
r reclama que a revista empregou sarcasmo contra si. 
148. Ora, mas não há qualquer vedação à utilização de figuras de expressão diversas 
do discurso direto e objetivo. A imprensa escrita é livre para empregar sarcasmo, 



ironia, humor, deboche etc., desde que adequados ao contexto e em limites 
moderados, que não exponham alguém ao ridículo. 
149. No caso, a chamada se refere à reportagem "Negócios milionários", na qual se 
revela uma transação de grande porte envolvendo a venda de uma fábrica de bebidas 
pertencente a familiares do autor, no interior de Alagoas. A revista comenta que o 
negócio teve características inusitadas, a começar pelo valor da compra, que seria 
muito superior ao de mercado, com sobrevalorização de 17 milhões de reais, segundo 
a avaliação de um especialista do setor e em comparação com outras transações. Além 
disso, a revista mencionou o interesse do autor e seu irmão pelas atividades da 
cervejaria que adquiriu a fábrica de bebidas e lembrou a atuação parlamentar do 
autor, em parceria com seu irmão, o Deputado Federal Olavo Calheiros, para garantir 
recursos orçamentários para uma obra portuária em Maceió, a cargo da construtora 
Mendes Júnior. 
150. Ao contrário do que alega o autor, a reportagem não o acusou de tráfico de 
influência, mas apenas constatou que ele visitou órgãos incumbidos de tratar de 
questões de interesse da cervejaria, fazendo então a inevitável menção ao fato de que 
a empresa se viu beneficiada na execução de dívidas fiscais e previdenciárias - sem, no 
entanto, afirmar que haveria necessariamente vínculo causal entre os acontecimentos.  
151. E, mais uma vez, não há que se falar aqui em ausência de provas, pois as visitas 
do autor aos órgãos públicos podem ser facilmente consultadas em sua agenda oficial.  
152. Evidentemente, o critério defendido pelo autor para se reconhecer como ofensivas 
as publicações veiculadas na revista não podem prevalecer, pois a mera afirmação de 
que a reportagem não veio amparada em "provas" não basta para se reconhecer abuso 
no exercício do direito de informação.  
153. Ademais, note-se que o autor sequer contestou o fato de que a empresa de 
bebidas foi vendida por valor bem superior ao de mercado, sendo esse o ponto central 
da referida reportagem. 
154. Sobre o que constou na "Carta ao leitor", reitera-se aqui que no texto houve 
mera expressão da opinião da direção editorial da revista a respeito dos fatos 
envolvendo o autor. Mesmo a qualificação da conduta do autor como cínica, nesse 
contexto, não pode ser considerada como ofensiva, porquanto foi uma resposta à 
manifestação do próprio autor de que estaria sendo vítima de uma conspiração para 
derrubá-lo. O emprego do vocábulo "cinismo", aqui, apresenta-se adequado, 
porquanto leva em conta que o autor, ao invés de apresentar uma explicação razoável 
sobre o assunto, resolveu atribuir a responsabilidade pela crise a uma mera conjunção 
de interesses escusos capitaneada pela imprensa em geral. 
155. A ré, uma vez acusada de agir dolosamente para prejudicar o autor, tem plena 
liberdade para emitir opinião, ainda mais em espaço destinado exatamente para tal 
fim, como são os editoriais, confrontando-se com a versão do autor, chegando a 
qualificá-lo como cínico. 
156. Sendo assim, também nesta edição da revista, não há como se reconhecer 
qualquer abuso nos textos publicados que justifique um decreto condenatório para 
reparação de dano moral. 
 
Edição nº 2017 
 
157. A Revista Veja nº 2017 trouxe aos leitores a reportagem "O Senador agoniza em 
público..." (pp. 64-65), de autoria de Otávio Cabral. O assunto foi o isolamento que o 
autor vinha sofrendo no Congresso Nacional, destacando-se o fato de que evitava 
presidir sessões para evitar constrangimentos e pouco saía de casa. Além disso, 
começou a sofrer o distanciamento dos colegas, que já não frequentavam seu gabinete 
com a mesma assiduidade de antes.  
158. O autor se insurge contra um trecho no qual se faz referência à edição anterior da 



revista, onde se divulgou que uma empresa do ramo de cervejaria havia comprado 
uma fábrica de bebidas da família do autor no interior de Alagoas com preço 
sobrevalorizado, havendo referências de que o autor passou então a prestar favores à 
empresa. 
159. Outra passagem destacada pelo autor é uma em que se especula que o 
sobrepreço pago na compra da fábrica seria a retribuição por tráfico de influência 
praticado pelo autor e seu irmão, Olavo Calheiros. 
160. Os trechos pinçados pelo autor, no entanto, não podem ser descontextualizados 
de sua posição na reportagem.  
161. A primeira referência consiste nada mais, nada menos do que uma recapitulação 
do que fora veiculado na edição anterior. E, como já exposto no item precedente, não 
houve qualquer infração cometida pela ré em tal publicação. 
162. Em relação ao segundo trecho, cabe dizer que a reportagem não afirmou 
peremptoriamente que o autor teria praticado tráfico de influência. Na verdade, há 
apenas a citação de que o PSOL apresentaria um pedido para investi 
 
gar o fato consistente na prática de tráfico de influência. Ou seja, tudo ainda estava na 
base da suposição, e o texto publicado se manteve também nesse estágio.  
163. Não houve, portanto, qualquer forma de prejulgamento ou atribuição de conduta 
criminosa ao autor de forma indevida, mas apenas se noticiou a respeito do clima 
existente no Senado Federal, com suspeitas de prática de tráfico de influência pelo 
autor e seu parente. 
164. Destarte, a reportagem se manteve dentro dos limites aceitáveis da liberdade de 
expressão e direito de informação, não se podendo falar em prática de ato danoso 
contra o autor. 
 
Edição nº 2019 
 
165. Essa edição trouxe a reportagem "Contagem regressiva" (pp. 74-76), do 
jornalista Alexandre Oltramari. 
166. O texto trata do andamento do caso do autor no Conselho de Ética do Senado 
Federal. Num dado momento, menciona que o autor era um ex-vendedor de chinelos e 
tinha um carro velho quando entrou na política, mas juntou pequena fortuna vendendo 
gado. Mais adiante, relata que a Polícia Federal estava realizando uma auditoria em 
toda a documentação apresentada pelo autor. E projeta que, se constatada a utilização 
de recibos fajutos, o autor seria "ejetado" da Presidência daquela Casa.  
167. A revista também adiantou que, se constatada a irregularidade nos recibos 
apresentados, o autor tencionava mudar sua versão dos fatos, argumentando que as 
vendas das reses foram todos realizadas com um único frigorífico. E prossegue 
questionando a veracidade dessa suposta nova linha de argumentação do autor. 
168. O autor sustenta aqui, novamente, que as acusações são falsas e que a revista 
incorreu em juízo de valor. 
169. No entanto, não se pode reputar como falsas as considerações feitas pela revista 
sobre fatos futuros - a possibilidade de o autor perder a Presidência do Senado Federal 
caso verificada a irregularidade dos recibos e a estratégia de alteração da linha da 
defesa que então se desenhava.  
170. O único fato apresentado na reportagem que poderia ser considerado falso é o 
que relata a origem humilde do autor, mas aqui forçoso é reconhecer a veracidade de 
tal informação em função de seu contexto, já que o objetivo era estabelecer um 
contraste entre a origem modesta do autor e sua atual situação financeira, 
questionando-se a causa de tão elevado crescimento patrimonial.  
171. E, por evidente, há de se destacar o claro interesse público em se tomar 
conhecimento e até questionar a evolução patrimonial de pessoas públicas, dada sua 



condição de gestores de interesses e recursos de toda a sociedade. 
172. Em vista disso, o texto veiculado nessa edição da Revista Veja se encontra em 
plena conformidade com o exercício do direito de informação conferido aos veículos de 
imprensa, nada tendo o autor a reclamar quanto a eventuais ofensas morais contra si 
causadas. 
 
Edição nº 2020 
 
173. A Revista Veja nº 2020 estampou na capa a manchete "Mais laranjas de Renan - 
Como o senador se tornou o dono oculto de duas rádios em Alagoas. Ele pagou 1,3 
milhão em dinheiro vivo" e trouxe como ilustração uma montagem na qual o autor se 
encontra sentado sobre uma laranja gigante. 
174. Na reportagem correlata, intitulada "Sociedade secreta" (pp. 60-66), de 
Alexandre Oltramari, o assunto é a situação patrimonial do autor, que seria muito 
superior ao valor oficialmente estimado, em virtude da realização de negócios 
clandestinos, forjados para ocultar os envolvidos. Uma das formas de se burlar a 
transparência dos negócios, segundo o texto, foi a utilização de "laranjas" - terceiros 
cujos nomes figuram formalmente na documentação, apenas para esconder o real 
proprietário do bem ou do negócio. 
175. Segundo o texto, há documentos comprobatórios de que o autor criou uma 
empresa de comunicação, incorporou emissoras de rádio e escondeu tudo da Receita 
Federal, do Congresso Nacional e da Justiça Eleitoral. Narra-se que o autor adquiriu 
junto com o empresário João Lyra uma rádio e um jornal que pertenciam ao grupo O 
Jornal, em Alagoas. Cada um pagou 1,3 milhão de reais, sendo que parte do autor foi 
paga com recursos emprestados pelo próprio João Lyra, cujo resgate ficou de ser feito 
em parcelas mensais. Há relatos de que os pagamentos dessas prestações eram feitos 
pelo autor em dinheiro vivo, de origem desconhecida, suspeitando-se que alguém 
financiou a empreitada do autor. A sociedade com João Lyra durou até 2005, quando 
se separaram. Na divisão, coube ao autor a Rádio Correio e a empresa JR 
Radiodifusão. Posteriormente, houve alterações no contrato desta empresa, que 
passou a ter como sócios o filho e um primo do autor. O negócio cresceu e eles 
obtiveram a concessão de uma rádio para operar na cidade de Joaquim Gomes e outra 
para Água Branca, ambas no interior de Alagoas.  
176. A reportagem informa que ouviu o antigo dono do grupo O Jornal, o qual 
confirmou que toda a negociação foi feita com o autor.  
177. Ao final, a reportagem relembra outros fatos suspeitos envolvendo o autor, 
publicados em edições anter 
 
iores, a respeito da venda de uma fábrica de bebidas e grilagem de terras. 
178. O autor destaca aqui que o texto tem a intenção de vinculá-lo a todas as 
denúncias e que as acusações são falsas. 
179. Contudo, não cabe aqui reconhecer, como insiste o autor, que não há 
comprovação dos fatos indicados na reportagem, a qual se baseou na análise de 
documentos e no depoimento da pessoa que vendeu as empresas para o autor e João 
Lyra. Reitera-se aqui que, jornalisticamente, a reportagem se apresenta devidamente 
embasada, já que expõe a suspeita de que o autor participa de negócios ocultos, 
escondendo parte de seu patrimônio de órgãos públicos como a Receita Federal e até 
da sociedade, posto que todo servidor público é obrigado a declarar seus bens, como 
forma de coibir a prática de atos de improbidade administrativa. 
180. Sobre a alegada intenção da reportagem de ferir a honra do autor, também não 
procede tal argumento. A reportagem levanta fatos relevantes e de interesse público, 
já que dizem respeito ao patrimônio pessoal de autoridade pública. A mera publicação 
de tal suspeita, por si só, não configura ato atentatório contra a honra e dignidade do 



autor, ao qual bastaria explicar de forma convincente sua não participação em tais 
negócios. 
181. Desse modo, verifica-se que o texto publicado na revista não incorreu em 
qualquer ofensa contra a dignidade do autor, limitando-se a divulgar fatos de interesse 
geral, com linguagem adequada e sem excessos verbais que possam caracterizar 
violação à honra do senador. 
 
Edição nº 2021 
 
182. Essa edição da Revista Veja trouxe uma chamada no alto da capa com os dizeres 
"Entrevista - O usineiro João Lyra confirma: Renan usava laranjas e pagava em reais e 
dólares", acompanhada da foto do autor. 
183. Na seção Carta ao Leitor (p. 9) o tema foi novamente o autor. Com o título "O 
desespero de Renan", o editorial responde a um ataque do autor no qual acusou a ré 
de realizar uma associação ilegal de sua operadora de TV por assinatura, a TVA, com o 
Grupo Telefônica. O texto afirma que a acusação é leviana, fruto de desespero diante 
do risco dele ser apeado da presidência do Senado Federal e ter seu mandato cassado. 
Ao final, destaca que o autor quer apenas encobrir seus desvios de conduta com a 
acusação contra a empresa.  
184. O autor também é personagem de uma nota constante da coluna Radar (p. 59), 
do jornalista Lauro Jardim, intitulada "Ah! Se a Fifa soubesse...". O registro informa 
que a CBF encaminhou à FIFA um caderno de encargos com o compromisso das 
autoridades brasileiras, no qual figuram dentre os subscritores o autor e Waldir Pires. E 
destaca que o segundo já havia deixado o governo, ao passo que o primeiro corria o 
risco de perder o mandato parlamentar.  
185. Também no quadro Sobe-Desce (p. 59) houve menção ao autor, que foi incluído 
como protagonista de um fato negativo ocorrido na semana, figurando no "Desce" em 
razão de ter sido decretada a quebra de seus sigilos fiscal e bancário. 
186. E na reportagem "Renan foi um bom sócio" (p. 78-80), de Alexandre Oltramari, 
há uma entrevista com o empresário João Lyra, que proferiu a frase usada estampada 
no título. No texto, repete-se a informação da edição passada de que o autor investiu 
1,3 milhão de reais na compra de uma empresa de comunicação em Alagoas em 
sociedade com João Lyra, mas permaneceu oculto na transação, deixando de declará-
la à Receita Federal e à Justiça Eleitoral. 
187. A matéria também repercute uma reportagem trazida pelo jornal Folha de S. 
Paulo naquela semana, segundo a qual o autor teria comprado uma outra fazenda 
através de terceiro, o seu primo Tito Uchoa. E, registrando o fato de que o autor havia 
atacado a ré em pronunciamento no Senado Federal, a reportagem destaca que o 
autor se encontrava politicamente isolado, sem o apoio de seu partido, do governo ou 
da oposição. 
188. Em todas as referências feitas ao autor nessa edição da revista, nenhuma pode 
ser considerada efetivamente como ofensiva à honra ou dignidade da personagem.  
189. No editorial Carta ao Leitor, a ré apenas responde a acusações feitas pelo autor 
da tribuna do Senado Federal, afirmando a lisura dos negócios realizados pela 
empresa. O fato de fazer referência crítica ao autor com base em informações trazidas 
em edições anteriores da revista, por si só, não configura abuso do direito de informar, 
até porque, como já visto acima, não houve qualquer forma de desvio da revista no 
exercício de seu direito de informação e opinião. 
190. Quanto à nota da coluna Radar, o texto apenas registra que, dentre as 
autoridades que subscreveram o caderno de encargos entregue à FIFA, uma delas já 
saiu do governo e a outra se encontrava em situação delicada, envolvida em denúncias 
diversas e sob o risco de perda do mandato - fato verídico, já que na época estava 
pendente o julgamento de processo de cassação do mandato do autor. 



191. A inclusão do autor no quadro Sobe-Desce também não tem maior relevância, 
uma vez que tal registro ocorreu somen 
 
te em função da decretação judicial da quebra do sigilo fiscal e bancário do autor. Tal 
fato, evidentemente, se apresenta negativo para o autor, contribuindo para formar a 
impressão de que sua posição política era delicada. Nesse contexto, a referência ao 
fato de tal medida ter se originado a pedido do próprio autor não se reveste de maior 
importância. 
192. Finalmente, na reportagem "Renan foi um bom sócio", houve mera referência ao 
que fora publicado na edição passada da revista, assim como a uma reportagem 
publicada pelo jornal Folha de S. Paulo naquela semana. Ao final, o texto somente 
aborda o estado de abandono político em que se encontrava o autor, desgastado pelas 
diversas denúncias surgidas contra si e que provocaram o afastamento, ainda que 
temporário, de antigos aliados. Trata-se somente de uma análise da situação política 
do autor naquele momento, enquadrando-se tal manifestação no direito que o órgão 
de imprensa tem de avaliar os fatos e extrair suas próprias conclusões, ainda que não 
se confirmem futuramente. Ademais, ao expor tal análise, a revista não excedeu 
qualquer limite de ofensa à honra do autor, pois não foram sequer abordadas questões 
de natureza pessoal, mas somente sua posição política. 
193. Não há como se reconhecer, portanto, que a revista expôs indevido juízo de 
valor. A manifestação de opinião ficou restrita apenas ao editorial, que é exatamente o 
espaço próprio para tal exercício. No mais, a reportagem se limitou a divulgar fatos 
novos e agregá-los ao quadro já desenhado desde a edição anterior, fazendo uma 
fotografia da situação política em que se encontrava o autor naquele momento, a qual 
não pode ser considerada exagerada ou depreciativa. 
194. Destarte, é de se reconhecer também aqui a lisura do procedimento adotado pela 
ré, cujas publicações se abstiveram aos limites do regular exercício do direito de 
informação jornalística. 
 
Edição nº 2022 
 
195. A respeito do que foi veiculado nesta edição da Revista Veja, o autor reclama da 
chamada incluída no canto superior esquerdo da capa, com os dizeres "Perícia 
incrimina Renan" e de uma nota incluída na coluna Radar, de Lauro Jardim, 
denominada "Calote no IPTU" (p. 44) segundo a qual o autor seria devedor de IPTU 
relativo a um imóvel de sua propriedade localizado em Maceió-AL. Houve referência 
inclusive a uma ação proposta pela fazenda municipal contra o autor. 
196. Além disso, o autor aponta que na reportagem "Só falta a degola" (pp. 58-60), do 
jornalista Otavio Cabral, houve indevido juízo de valor, caracterizando a existência de 
uma campanha contrária a ele. 
197. O assunto da matéria é a conclusão de um laudo pericial elaborado pela Polícia 
Federal sobre a documentação apresentada pelo autor para comprovar que dispunha 
de recursos financeiros para arcar com a pensão e outras despesas de sua filha. A 
intenção do autor, com essa prova documental, seria demonstrar que ele não 
precisaria se valer dos préstimos de um lobista de empreiteira, como se suspeitara. E 
informa-se no texto que o referido laudo é contrário às expectativas do autor, pois se 
concluiu pela ausência de indícios de que os recursos para pagar as despesas da filha 
do autor saíram de suas contas bancárias. Há referência também de que os 
documentos apresentados pelo autor não seriam idôneos, pois incluíam notas fiscais 
frias, recibos falsos e comprovantes de transações com empresas fantasmas.  
198. Mais adiante, a reportagem recupera o assunto que havia sido publicado na 
edição anterior, relativo ao uso de laranjas para a aquisição de empresa de 
telecomunicação, informando que também houve pedido de investigação no Senado 



Federal a respeito de tais práticas. Ao final, há o registro de que estariam sendo 
negociadas algumas saídas para o autor, nas quais manteria seus direitos políticos 
intactos, mas à custa de uma suspensão do mandato por seis meses ou o afastamento 
da presidência da Casa. Ao final, o texto qualifica tais soluções como esdrúxulas e 
questiona: "será tão difícil de explicá-las [as saídas] quanto responder à pergunta: por 
que ainda acreditar em Renan?". 
199. Quanto à chamada de capa, não constitui, por si só, qualquer violação à honra do 
autor, tratando-se de mera escolha da publicação sobre quais os assuntos mais 
relevantes que devem constar na capa, de forma a chamar a atenção e despertar a 
curiosidade dos leitores. 
200. A respeito da nota inserida na coluna Radar, o autor se limitou a afirmar que a 
publicação foi depreciativa, sem sequer especificar as razões pelas a qualificou de tal 
forma. 
201. De todo modo, cabe destacar que, em primeiro lugar, a nota fez referência a fato 
verdadeiro. Embora nenhuma das partes tenha apresentado documentação a respeito 
das ações propostas pela Fazenda Municipal de Maceió contra o autor, uma rápida 
consulta ao sítio do egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas informa que 
efetivamente havia três execuções fiscais movidas contra o autor, todas perante a 15ª 
Vara Cível de Maceió/Fazenda Municipal, que 
 
são os processos de número 001.04.165066-3, 001.03.230752-8 e 001.03.145074-2. 
Todos os três foram julgados somente agora, em janeiro de 2010, extinguindo-se as 
execuções com base na prescrição do débito. 
202. Em segundo lugar, a informação é absolutamente pertinente, na medida em que 
o autor era na época Presidente do Congresso Nacional e, como autoridade pública de 
grande importância, havia pleno interesse do público em tomar conhecimento a 
respeito de dívidas tributárias que ele mantinha pendentes. 
203. Desse modo, a veiculação da nota naquela coluna se apresenta absolutamente 
regular e dentro dos limites lícitos do exercício do direito de informação.  
204. Quanto à reportagem "Só falta a degola", um dos argumentos apresentados pelo 
autor é o de que a perícia realizada pela Polícia Federal teria concluído pela 
autenticidade dos documentos, ao contrário do que constou na matéria. 
205. Contudo, é bem de ver que a perícia reconheceu apenas a idoneidade formal da 
documentação, como informa o Parecer nº 1/2007 do Conselho de Ética e Decoro 
Parlamentar em seu item 2.4 (fls. 320). O problema verificado nos documentos dizia 
respeito, na verdade, à falsidade material neles encontrada, pois as informações neles 
constantes não se apresentavam verdadeiras, mormente após o exame comparativo 
com outras fontes como livros contábeis, recibos etc. 
206. Assim, não há como reconhecer que a reportagem incluiu informação errada a 
respeito do laudo pericial realizado sobre a documentação apresentada pelo autor, 
nem que distorceu os fatos. O laudo pericial, sim, constatou que os documentos 
apresentados pelo autor eram inidôneos, contendo falhas materiais. 
207. De resto, o autor reitera o argumento de que a revista fez juízo de valor negativo 
sobre si e sua defesa. Nesse ponto, não há necessidade de se repetir o que já foi 
reiteradamente exposto nos itens anteriores sobre a possibilidade de a publicação 
efetuar análise e se posicionar sobre os fatos ocorridos. Cabe apenas destacar que as 
considerações incluídas na reportagem, afinal, foram geradas pelas próprias falhas 
cometidas pelo autor em sua defesa, pois resolveu comprovar sua capacidade 
econômica para fazer frente às despesas com sua filha mediante documentação 
reconhecidamente fraudada, como concluiu uma perícia técnico-contábil elaborada pela 
Polícia Federal.  
208. Vale dizer, o juízo emitido pela revista não se apresenta absurdo, mas sim 
embasado em elementos fáticos e técnicos que justificam, ao menos num primeiro 



momento, o posicionamento adotado, como manifestação elementar de lógica. 
209. Por tudo isso, resta evidente que os textos publicados são fruto de regular 
exercício da liberdade de expressão jornalística e não chegaram a provocar danos de 
ordem moral ao autor. 
 
Edição nº 2023 
 
210. Nesta edição, a Revista Veja trouxe novamente uma chamada na capa com uma 
foto do autor e o texto "Renangate - O conselho de Ética vai pedir a cassação do 
senador". 
211. Na reportagem "A farsa na reta final" (pp. 80-81), de Otavio Cabral, a revista 
informa que o autor, após a divulgação da perícia pela Polícia Federal, na qual se 
constatou que ele não dispunha de recursos para pagar as despesas de sua filha, 
inovou alegando que obteve dinheiro suplementar através de um contrato de 
empréstimo tomado junto a uma empresa denominada Costa Dourada Veículos.  
212. O texto então passa a analisar o negócio, expondo que a empresa pertence a Tito 
Uchôa, primo do autor e "testa-de-ferro" em uma rede de empresas de comunicação. 
Além disso, o empréstimo - de 178 mil reais - foi realizado em condições 
especialíssimas, pois o contrato não tem as assinaturas das partes, a dívida não foi 
paga e o dinheiro emprestado foi entregue em espécie.  
213. Mais adiante, a matéria passa a analisar a trajetória de Tito Uchôa, um sujeito de 
origem modesta que se tornou empresário bem sucedido. Sua empresa, a Costa 
Dourada, presta serviços a oito órgãos públicos em Alagoas, alguns deles dirigidos por 
pessoas ligadas ao autor. E a revista faz então a ligação dos pontos da história, 
constatando que, no final das contas, o dinheiro saía de órgãos públicos dirigidos por 
pessoas aliadas do autor ou cuja nomeação foi por ele indicada, passava pela empresa 
do primo do autor e terminava em seu bolso através do empréstimo alegado.  
214. Nas páginas seguintes da revista há outra reportagem considerada pelo autor 
como ofensiva. É a intitulada "O ataque da corrupção" (pp. 82-85), na qual se 
denuncia a articulação do autor e outros políticos para criar uma CPI destinada a 
investigar a associação entre a TVA, empresa de televisão pertencente à ré, e o Grupo 
Telefônica.  
215. A reportagem qualifica tal tentativa como espúria e compara o método aos 
utilizados pelos mafiosos, pois a investigação teria a clara intenção de retaliar a ré 
pelas publicações veiculadas na Revista Veja a respeito do autor. 
216. Em nenhuma das duas reportagens se pode reconhecer como sendo de teor 
ofensivo, como se fossem meras agr 
 
essões verbais dirigidas contra o autor.  
217. Na primeira delas, expôs-se apenas uma análise da nova versão apresentada pelo 
autor na tentativa de explicar a origem de seus recursos. E, como resta evidente, a 
explicação do autor, baseada num empréstimo contraído da empresa de seu primo, 
mostrou-se um engodo vergonhoso, mormente em se considerando que a Costa 
Dourada Veículos mantém contratos com órgãos públicos dirigidos por pessoas ligadas 
diretamente ao autor, integrantes de seu grupo político. Então, a revista nada mais fez 
do que estabelecer a relação lógica entre os fatos, indicando que, ao menos 
indiretamente, por coincidência ou não, o autor estaria se utilizando de recursos 
públicos para pagar suas despesas pessoais - isso a se considerar como verdadeira a 
história do empréstimo. 
218. Não há nenhum óbice a que o órgão de imprensa questione, baseando-se 
exclusivamente na lógica dos fatos, a veracidade da versão apresentada por uma 
autoridade pública, em meio a um processo interno destinado a apurar quebra de 
decoro parlamentar, ainda mais se essa versão - que não foi a primeira, registre-se, 



mas uma espécie de remendo na defesa original - apresenta graves falhas formais e 
materiais quanto aos fatos apresentados.  
219. Porém, se os fatos indicados pelo autor se apresentavam frágeis, não constitui 
ofensa a sua honra ou imagem o questionamento público elaborado pela ré na referida 
reportagem. 
220. A respeito da divulgação da tentativa de criação de uma CPI para apurar negócios 
envolvendo a empresa ré, também não se vislumbra qualquer abuso cometido pela 
publicação. 
221. E a reportagem destaca que a criação de uma "CPI da TVA", tal como estava se 
desenhando, representava somente a intenção de retaliar a empresa-ré, ao menos 
aparentemente, já que não havia suspeita concreta a respeito da lisura da negociação 
envolvendo a TVA e o Grupo Telefônica, ainda mais naquele momento específico. A 
lógica dos fatos indicava, portanto, se tratar de uma manobra política de intimidação e 
desvio de atenções, apenas para atingir a editora. 
222. A reportagem, inclusive, traz o depoimento de diversos parlamentares e outras 
personalidades de áreas diversas, todas condenando a suposta manobra e apontando o 
seu óbvio caráter intimidatório, a indicar que o assunto não se tratava de receio 
imaginário, mas sim denúncia preventiva. 
223. Lembre-se que não é vedado ao órgão de imprensa criticar a atuação dos 
políticos, mormente quando se apresenta desvirtuada dos princípios constitucionais 
que regem a atividade pública, como a moralidade pública, impessoalidade e 
legalidade, os quais seriam diretamente feridos com a criação de uma CPI apenas para 
atender o interesse de políticos interessados numa retaliação, como se estava 
desenhando.  
224. Desse modo, também aqui a publicação se manteve estritamente nos limites 
adequados à liberdade informativa, sem desbordar para ataques pessoais ou 
manifestações agressivas contra a pessoa do autor. 
 
Edição nº 2024 
 
225. Nessa edição constou novamente na capa uma chamada para uma reportagem 
que abordou a situação do autor, com o texto "Renangate - Testemunha diz à polícia 
que o senador é sócio de lobista em negociatas e propinas". 
226. A matéria veio sob o título "O velho Renan de sempre" (pp. 72-75), assinada pelo 
jornalista Diego Escosteguy. O tema central é um depoimento prestado por Bruno Brito 
Lins à Polícia Civil do Distrito Federal, no qual afirmou que o autor seria sócio oculto de 
Luiz Garcia Coelho. Essa parceria, segundo o texto, teria rendido bons frutos aos 
sócios, advindos do pagamento de propinas pelo banco BMG. Além disso, houve uma 
tentativa de golpe contra o fundo de pensão dos Correios, o Postalis.  
227. O texto destaca a posição privilegiada de Bruno Lins como espectador dos fatos, 
pois fora genro de Luiz Garcia Coelho, o que lhe permitiu fornecer alguns detalhes das 
operações, chegando inclusive a admitir que transportou malas de dinheiro, que eram 
entregues a políticos e funcionários do governo.  
228. O autor afirma que a reportagem é "altamente ofensiva" e reclama que tenta 
passar a idéia de que ele seria useiro em participar de negociatas.  
229. Contudo, é bem de ver que a reportagem trata o depoimento de Bruno Lins tal 
como ele é: apenas um depoimento prestado à polícia. Não houve prejulgamento ou 
condenação do autor apenas com base no que disse o depoente. Não se pode deixar 
de destacar, todavia, que a reportagem checou algumas das informações prestadas 
por Bruno Lins com outras personagens da história, tais como o Postalis e o 
empresário Carlos Nikini, os quais confirmaram ter havido um projeto de construção de 
um resort no litoral baiano. O projeto, contudo, não foi adiante, em razão do alto 
custo. E a reportagem destaca exatamente isso, que o episódio no máximo não passou 



de uma tentativa frustrada de um golpe, se é que efetivamente a intenção era lesar o 
patrimônio do fundo de pensão. 
230. Quanto à propina paga pelo BMG, a história tem alguns ingredie 
 
ntes que a tornam mais densa, por assim dizer, como o fato de o banco ter obtido 
acesso privilegiado ao cadastro de aposentados do INSS, com o que formou uma 
admirável carteira de crédito. Tal fato, inclusive, gerou algumas investigações junto a 
órgãos públicos, tais como o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal 
e a Polícia Federal, como a reportagem destaca. A revista, no entanto, não afirmou 
que o autor recebeu propina; limitou-se a divulgar o conteúdo do depoimento de Bruno 
Lins, prestado, aliás, meses antes do início da sequência de reportagens da revista 
sobre o autor. 
231. É evidente, por outro lado, que há alguns elementos que dão verossimilhança à 
versão apresentada no depoimento de Bruno Lins, os quais são destacados na 
reportagem, como a proximidade notória entre o autor e Luiz Coelho. Mas não houve, 
em nenhum momento, acusação leviana contra o autor pela reportagem. 
232. No que tange à alegação de que o título sugeriu que o autor seria dado a 
participar de negociatas, trata-se de evidente exagero interpretativo do demandante, 
pois não se vislumbra qualquer insinuação de tal natureza em todo o texto, nem 
mesmo no título, que remete o leitor às reportagens das edições passadas, nas quais 
se tratou do uso, pelo autor, de parceiros ocultos na realização de alguns negócios. 
233. Desse modo, resta evidente o claro interesse meramente informativo da 
reportagem, sem qualquer viés ofensivo à honra do autor. Trata-se de texto que tratou 
de assunto de interesse geral, considerando-se a posição de destaque ocupada pelo 
autor na hierarquia republicana, e o fez de forma comedida e independente, sem 
vilipendiar a honra ou imagem do autor. 
 
Edição nº 2025 
 
234. Na edição seguinte, nº 2025, a Revista Veja trouxe uma reportagem com Bruno 
Lins, retomando o tema da semana anterior.  
235. Já na capa foi incluída chamada no canto superior esquerdo com o texto "O ex-
genro do lobista conta a VEJA: 'Renan era chamado de chefe'" 
236. A reportagem correlata, intitulada também "Renan era chamado de chefe" (pp. 
60-66), de Diego Escosteguy, tem por base uma entrevista concedida por Bruno Lins à 
revista, na qual revela detalhes sobre a ligação do autor com o lobista Luiz Garcia 
Coelho, ex-sogro do entrevistado.  
237. A relação entre eles foi descrita como mais íntima do que uma mera amizade. O 
autor e Luiz Garcia Coelho seriam parceiros, sócios e cúmplices em operações e 
negócios que envolveriam também interesses dentro do governo. Uma evidência disso 
seria o fato de o autor ter sido padrinho de casamento da filha de Luiz Coelho, em 
maio de 2000. A convivência era estreita a ponto de Luiz Coelho frequentar 
assiduamente a residência do autor e se referir a ele como "chefe". 
238. Além disso, Bruno Lins revelou que sua ex-esposa se valia do cargo de assessora 
do autor no Senado Federal para marcar audiência para clientes do pai com ministros e 
autoridades do governo.  
239. A respeito da negociação para beneficiar o BMG na concessão de empréstimo 
consignado a aposentados, o entrevistado revelou que o então Ministro da Previdência 
Social, Romero Jucá, reuniu-se com Luiz Coelho e alguns dirigentes do banco e, dias 
mais tarde, houve a alteração da instrução normativa do órgão, através da qual o 
banco pode oferecer crédito consignado aos aposentados em condições mais 
favoráveis em relação à concorrência. Bruno Lins ainda relatou que recebeu e 
transportou em três oportunidades vultosas quantias em dinheiro, que consistiriam no 



pagamento de propinas. 
240. A respeito da construção de um resort no litoral da Bahia, o autor declarou que 
soube por Luiz Coelho do plano deste de construir um empreendimento dessa natureza 
com recursos do Postalis. E, segundo Bruno Lins, Luiz Coelho confirmou que o autor 
poderia ser um dos sócios do negócio.  
241. Nessa edição o autor também foi mencionado no editorial Carta ao Leitor (p. 9), 
que tratou da aprovação, no Conselho de Ética do Senado Federal, do relatório que 
pediu a cassação do seu mandato, baseado apenas na acusação de que ele teve 
despesas pessoais pagas por um lobista de uma empreiteira. O texto destaca, no 
entanto, que havia outros fatos a serem apurados, todos eles tratados em reportagens 
ao longo das últimas edições da revista. Ao final, o editorial clama para que os 
senadores dêem alento aos cidadãos cansados de tanta impunidade e que votem em 
favor da esperança de um Brasil melhor. 
242. A coluna do jornalista André Petry, "Nas mãos do PT" (p. 66), faz uma análise no 
sentido de que o destino político do autor estaria nas mãos dos parlamentares da 
bancada do PT, os quais teriam a oportunidade de por à prova seu discurso de defesa 
da ética na política - ainda que desgastado após o episódio conhecido como 
"mensalão". 
243. E, ainda, na reportagem "A CPI da Vendeta" (p. 74), a revista trata do esforço de 
alguns parlamentares para impedir a tentativa de criação de uma CPI para investigar a 
associação da TVA, da ré, com a Telefônica. E o texto inicia com uma ref 
 
erência de que a criação da CPI consistiu, na verdade, numa tentativa desesperada do 
autor para prejudicar a editora. 
244. O autor reclama que na Carta ao Leitor e na coluna do jornalista André Petry 
houve emissão de juízo de valor prejudicial a sua imagem. 
245. Ora, mas o editorial é exatamente o espaço do veículo de imprensa no qual ele 
emite sua opinião a respeito dos fatos, expondo seu posicionamento em relação a eles. 
Enfim, serve exatamente para que nele se façam juízos de valor.  
246. Da mesma forma, a coluna serve para que o jornalista que a subscreve emita 
suas opiniões sobre assuntos diversos ou especializados, sendo esse exatamente o 
atrativo que o espaço oferece aos leitores em relação às reportagens. Ao ler uma 
coluna, o leitor busca saber o que pensa o colunista a respeito de algum assunto, e 
não tomar conhecimento de forma objetiva sobre um acontecimento. 
247. Sendo assim, o argumento de que a revista e o jornalista adotaram posições 
contrárias ao autor, manifestando-se abertamente favoráveis à cassação de seu 
mandato, não configura qualquer abuso no exercício do direito de se expressar, 
especialmente em se considerando que os textos foram elaborados de forma 
adequada, sem excessos capazes de configurar ofensa. 
248. Em relação à entrevista com Bruno Lins, a reportagem se limitou a expor o que 
disse o entrevistado, entremeando as declarações com esclarecimentos aos leitores 
sobre os fatos relatados. E a revista não acusou o autor de participar de golpes ou 
negociatas. O próprio entrevistado não o fez. Mas é evidente que as declarações do 
entrevistado geram a suspeita de alguma ligação do autor com os negócios em que se 
envolveu Luiz Coelho, tendo em vista que este se referia àquele como "chefe" e 
mantinham relações íntimas e convivência estreita. 
249. Em vista disso, resta claro que a reportagem abordou tema de interesse geral da 
sociedade, expondo os fatos relatados pelo entrevistado e levantando a possibilidade 
de participação do autor em negócios escusos. O texto não contém expressões 
injuriosas ou acusações levianas, limitando-se a divulgar o relato de um participante 
ativo de fatos graves envolvendo o pagamento de propinas e negociatas com fundo de 
pensão.  
250. Finalmente, na reportagem sobre a resistência à criação da CPI sobre os negócios 



da ré com uma empresa do ramo de telefonia, o texto se limita a relatar a atividade de 
parlamentares contrários à proposta. O fato de qualificar o pedido de criação daquela 
comissão como um ato desesperado nada mais é do que uma avaliação da atuação 
política do autor, o que é amplamente permitido aos veículos de comunicação, 
inserindo-se na essência de sua atividade. 
 
Edição nº 2026 
 
251. A edição da Revista Veja de 19/9/2007 traz na capa estampada uma foto do rosto 
do autor, com a manchete "Vergonha - Como o Senado enterrou a ética e salvou 
Renan Calheiros". 
252. O assunto daquela semana, como não poderia deixar de ser, foi a absolvição do 
autor da acusação de quebra do decoro parlamentar, decidida pelo Plenário do Senado 
Federal, em votação secreta, com quarenta votos pela absolvição e seis abstenções, 
somando-se, na prática, quarenta e seis senadores favoráveis ao autor. 
253. Tal fato foi o tema de diversas seções da revista. Na Carta ao Leitor (p. 9), o 
texto recebeu o título "Renan e seus 40...", uma referência aos quarenta senadores 
que votaram pela absolvição. O editorial tece severas críticas à absolvição do autor e, 
ao final, busca consolo com a observação de que, se o autor obteve sucesso no 
julgamento político, ainda resta o julgamento pela Justiça nos processos em trâmite 
perante o Supremo Tribunal Federal. 
254. Na reportagem principal, "Os números da vergonha" (pp. 48-53), de Otávio 
Cabral, há ampla análise da votação do Senado Federal. O texto pondera que se abriu 
um precedente perigoso com a absolvição, na medida em que não se considerou 
contrário ao decoro parlamentar o uso de terceiros para o pagamento de despesas 
pessoais de um senador. E analisa os bastidores da votação, revelando que o autor e 
seus aliados buscaram votos com chantagens, cobranças e favores. Há o relato até de 
que um senador da base de apoio do autor confidenciou que estava "rolando grana" 
para decidir a votação, numa clara referência de que houve cooptação de votos com 
troca de favores e pagamentos. 
255. Na reportagem seguinte, "O triste papel do PT" (pp. 54-57), de André Petry, o 
tema é o decisivo papel de um grupo de senadores do PT que, ao se absterem na 
votação, garantiram a absolvição do autor no Plenário do Senado Federal. No texto há 
referências ao autor como o "senador dos bois de ouro", "senador das notas frias", 
"senador dos lobistas" e "senador das fraudes". E destaca-se também a ironia histórica 
de senadores do PT terem atuado decisivamente para a absolvição do autor, que no 
passado fora aliado do ex-Presidente Fernando Collor, outrora adversário petista. 
256. Nas duas reportagens, ao longo de seis páginas, no rodapé, a revista ilustrou  
 
as matérias com declarações de expoentes profissionais de diversas áreas a respeito 
da votação ocorrida no Senado Federal, todas elas, unanimemente, condenando a 
decisão daquela Casa Legislativa. 
257. Na coluna do jornalista André Petry, intitulada "E viva o Senado!" (p. 57), ele 
destaca o Senado Federal como instituição pública, que não deve ser menosprezado 
em razão de um lance episódico, como foi a votação sobre o processo de quebra de 
cassação do mandato do autor. E procura separar o papel institucional daquela Casa 
das denúncias envolvendo o autor. 
258. Mesmo nessa edição da Revista Veja, no entanto, não se verifica qualquer abuso 
cometido contra o autor.  
259. Começando pela capa, a manchete se referia à votação do Senado Federal, e não 
ao autor em si. A crítica foi dirigida à absolvição do autor no Plenário daquela Casa. A 
foto do autor foi incluída, obviamente, porque o processo tinha por finalidade definir 
sobre a cassação do seu mandato.  



260. Não se olvide que a deliberação do Senado Federal foi manchete e matéria de 
capa de inúmeros jornais e revistas pelo País naquela semana, alguns adotando 
abordagem semelhante à da Revista Veja, como se vê na montagem constante da 
página 48 da revista. 
261. Quanto ao editorial da Carta ao Leitor, a referência ao número 40 tem a ver com 
o número de senadores que votaram contra a cassação do autor. Não se fez referência 
no texto à fábula do Ali Baba, nem se qualificou o autor como ladrão. A alusão ao 
conto árabe quem fez foi o próprio autor em sua petição, por sua conta e risco.  
262. Apenas para se fazer uma comparação, a referência a Ali Baba e seus 40 ladrões 
foi feita em larga escala pela imprensa em geral, aí sim, quando houve recebimento da 
denúncia pelo Supremo Tribunal Federal no rumoroso caso denominado "Mensalão", 
aproveitando-se da coincidência entre o número de réus daquele caso e o número de 
integrantes do grupo de Ali Baba.  
263. E, mesmo com o risco de parecer tautológico, é necessário definir que a revista 
pode, sim, ser responsabilizada pelo que publica em suas páginas; mas não pelo que 
não publica. E a revista, naquela seção, não comparou ou fez qualquer referência 
relacionando a absolvição do autor com o referido conto árabe. 
264. Na parte final do editorial tampouco se pode reconhecer ofensa ao autor, na 
medida em que o texto simplesmente contém afirmação no sentido de que mentiras e 
fraudes seriam tratadas com o rigor da lei no âmbito do Supremo Tribunal Federal, o 
que é a absoluta verdade, em tese. O que o texto buscou evidenciar é que numa corte 
jurisdicional os critérios de julgamento são distintos de uma casa legislativa, onde a 
valoração de fatos e ponderação de interesses são mais sensíveis a forças políticas do 
que propriamente aos ditames da lei. 
265. Na reportagem "Os números da vergonha", ao contrário do que alega o autor, 
não houve emprego de expressões ofensivas contra sua honra, mas sim crítica dura à 
decisão do Senado Federal. A argumentação girou em torno da gravidade do 
precedente criado pela Câmara Alta, pois se a conduta imputada ao autor não constitui 
quebra do decoro parlamentar, então o que configurará essa falta? A reportagem não 
condena e nem acusa o senador, antes expõe o clima de indignação que tomou conta 
de grande parte do meio político e da sociedade em geral, considerando-se os fatos 
que foram revelados sobre o autor nas edições anteriores. 
266. A respeito das afirmações de que a absolvição do autor foi obtida a partir de 
chantagem e troca de favores, a revista somente reproduziu o que fora revelado por 
um outro senador, inclusive aliado do autor, que confidenciara a distribuição de 
dinheiro para persuadir os indecisos - no caso, o referido senador utilizou a palavra 
"argumento", ao mesmo tempo em que esfregou o polegar e o indicador, referindo-se 
a dinheiro. 
267. Ou seja, a revista revelou fato verdadeiro e que diz respeito ao modo como foram 
realizadas negociações antes da sessão plenária que decidiu sobre a absolvição do 
autor, não se podendo reconhecer como ofensiva ou deletéria aquela passagem do 
texto. 
268. Na reportagem "O triste papel do PT", o tema central nem é a figura do autor ou 
seus atos, mas sim o papel desempenhado por um grupo de parlamentares do PT na 
votação. Destacou-se na verdade a contradição entre o discurso dos petistas, que se 
jactavam no passado de defensores da ética, e a atuação decisiva daqueles senadores 
para garantir a absolvição do autor, quando mostraram que, em matéria de defesa de 
princípios éticos, na visão do repórter, suas fronteiras se mostraram bem mais largas 
do que antes era anunciado ao eleitorado. E a ironia ressaltada no texto se apresentou 
ainda mais curiosa pelo fato de o autor ter sido aliado do ex-Presidente Fernando 
Collor, que sofreu forte oposição dos petistas quando governou no início dos anos 
noventa. Tal dado, na verdade, apenas realça uma característica da atividade política, 
que é exatamente a inexistência de situações incontornáveis e a possib 



 
ilidade dinâmica de alteração do estado das coisas, por mais estáveis que se 
apresentem. 
269. Quanto ao teor da coluna de André Petry, o texto ressalta o papel institucional do 
Senado Federal, que deve ser alçado a um patamar superior a um episódio 
considerado por ele negativo. O trecho destacado pelo autor não tem a menor 
relevância e nem contundência, pois restringe eventuais críticas à conduta do autor 
exatamente aos fatos que têm importância pública, excluindo quaisquer desvios que 
possam enveredar para discussões sobre fatos da vida exclusivamente privada e 
íntima do senador.  
270. Nada que possa, portanto, ser considerado desairoso ou propriamente ofensivo 
contra a honra e dignidade do autor. 
271. Em relação às declarações de diversas personalidades incluídas nos rodapés das 
páginas ocupadas pelas duas reportagens (páginas 51 a 57 da revista), o autor 
argumenta, nesse ponto, que somente foram publicados depoimentos de pessoas 
contrárias a ele, abstendo-se a revista de abrir espaço para pessoas que tinham 
opinião contrária. Para ilustrar, o autor citou um artigo publicado na época no Jornal do 
Brasil, subscrito pelo presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, no qual 
sustenta que a Revista Veja tentou levar o autor à execração pública, sem provas. 
272. A crítica do autor, no entanto, não procede. Em primeiro lugar, a prática do 
contraditório nos meios de imprensa não é obrigatória, embora salutar, por garantir a 
oportunidade de manifestação a alguém que de alguma forma seja personagem de 
uma notícia. A falta do contraditório numa reportagem não a torna necessariamente 
ofensiva a quem não se manifestou; indica apenas a falta de qualidade do trabalho 
jornalístico. 
273. Em segundo lugar, o tema nem comportaria a oitiva do "outro lado", como 
reclama o autor. As declarações incluídas nas páginas tiveram apenas o intuito de 
evidenciar a indignação que assaltou grande parte da sociedade contra a decisão 
absolutória tomada pelo Plenário do Senado Federal. Nota-se que as personalidades 
que ali se manifestaram são profissionais conhecidos e consagrados nas mais diversas 
áreas de atuação, o que indica o traço pluralista do sentimento de impunidade 
declarado. Não haveria por que incluir depoimentos a favor da decisão do Senado 
Federal ou mesmo críticos à própria revista (papel normalmente reservado à figura do 
ombudsman), como se mostrou o artigo mencionado pelo autor, pois a reportagem 
não se dispôs a comprovar que a reprovação seria unânime na sociedade. Além disso, 
as pessoas que se manifestaram naquele espaço são todas reconhecidamente 
independentes e notoriamente capacitadas, de maneira que a inclusão do depoimento 
de um líder sindical alinhado a forças políticas leais ao autor e, por isso mesmo, 
engajado, em nada acrescentaria à qualidade da matéria. 
274. Por tudo isso, é de se rejeitar a pretensão indenizatória do autor também no que 
se refere às publicações desta edição da revista, a qual apresentou cobertura sobre os 
fatos da semana correta sob o ponto de vista jurídico, ou seja, sem causar qualquer 
ofensa à honra ou reputação do autor. 
 
Edição nº 2027 
 
275. A Revista Veja nº 2027 trouxe na capa uma chamada com a foto do autor e o 
texto "As ameaças de Renan Calheiros aos senadores petistas". 
276. Na coluna Radar, de Lauro Jardim, foi exposto um quadro intitulado "As Alagoas 
de Renan Calheiros" (p. 60), no qual são expostos alguns índices sociais daquele 
Estado, tais como mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, domicílios com rede de 
esgoto e percentual da população com renda inferior a 125 reais, comparando-os com 
os mesmos índices de âmbito nacional. 



277. O quadro, todavia, não ataca o autor, mas apenas apresenta os indicadores 
sociais do seu Estado natal, indicando que eles se encontram abaixo da média 
nacional. Não há, portanto, qualquer referência pessoal negativa ao autor em sua 
divulgação. 
278. Mais adiante, na reportagem "Renan ameaça os petistas" (pp. 68-70), de Otavio 
Cabral, há o relato de que o autor quebrou um acordo que havia firmado com os 
senadores petistas, no qual se afastaria da Presidência do Senado Federal até a 
conclusão de outros três processos que tramitam contra ele no Conselho de Ética. Ao 
contrário do que teria sido combinado, o autor retomou a presidência normalmente. 
Mesmo diante dos protestos dos parlamentares do PT, o autor se manteve irredutível 
no cargo. O texto informa ainda que o autor chantageou os colegas petistas e fez vazar 
informações comprometedoras para a imprensa. E diz que as informações sobre os 
senadores foram colhidas por pessoas que integram a estrutura do próprio Senado 
Federal. 
279. A publicação, na verdade, revela lances dos bastidores das negociações políticas 
engendradas no Senado Federal, tratando-se de mera análise do quadro político, sem 
ingressar em ofensas à honra do autor.  
280. É bem de ver que a reportagem foi amparada em declarações prestadas por 
diversos senadores petistas, os quais manifestaram seu desconforto  
 
com a permanência do autor no comando da Casa.  
281. Em relação ao uso de chantagens, a matéria apenas fez referência a notícias que 
foram divulgadas em toda a imprensa naquela semana, relacionadas a denúncias 
contra alguns senadores insatisfeitos com a manutenção do autor na presidência do 
Senado Federal. Além, é claro, das práticas adotadas para garantir a votação favorável 
a sua absolvição na semana anterior. 
282. Não há como se reconhecer como ilícita a publicação apenas porque a revista 
revelou o atrito interno entre os senadores. Vale lembrar que não só os atos oficiais 
dos órgãos públicos são de interesse público. Também as disputas internas, as 
negociações ocultas, enfim, todos os elementos que compõem a mise-en-scène política 
despertam o interesse e a curiosidade da sociedade e, por isso, podem ser revelados 
pelos veículos de comunicação. 
283. No mais, afirmações de que o autor fez ameaças veladas a colegas não chega a 
configurar ofensa, mas apenas retrata a atuação do autor para se impor no 
parlamento. 
284. Na verdade, a reportagem foi redigida com linguagem adequada, abordando-se a 
disputa interna no Senado Federal com crueza, mas sem declinar para ataques 
pessoais ou mesmo acusações falsas ou levianas.  
285. Com isso, percebe-se também aqui não haver qualquer ilicitude na publicação 
veiculada nesta edição da revista, que se limitou a exercer regularmente sua liberdade 
de comunicação jornalística. 
 
Edição nº 2028 
 
286. Nessa edição, na seção Cartas, a Revista Veja apresentou um quadro intitulado 
"Veja na passeata" (p. 32), onde se destaca uma passeata de estudantes na Zona Sul 
do Rio de Janeiro, com cerca de trezentos participantes, em protesto contra a 
impunidade e pedindo a saída do autor da presidência do Senado Federal. O quadro é 
ilustrado com uma foto dos manifestantes, um dos quais exibe um cartaz com os 
dizeres "Fora Renan" e a capa da edição nº 2026 da revista. 
287. Ainda na seção Cartas (pp. 32-46), há diversas manifestações de leitores sobre a 
reportagem da edição anterior, comentando a situação política e repercutindo ainda a 
absolvição do autor pelo Plenário do Senado Federal. 



288. Na coluna do jornalista André Petry, "Que Brasil é este?" (p. 46), também houve 
referências ao autor tidas como ofensivas. O colunista narra algumas prisões 
equivocadas de pessoas humildes e traça um paralelo com fatos relacionados ao autor, 
ocorridos simultaneamente. Com isso, busca evidenciar os contrastes existentes no 
País, notadamente quanto às punições aplicadas a pessoas em diferentes patamares 
sociais. Dentre os casos envolvendo o autor, o jornalista destaca a sociedade oculta 
que ele mantinha com o empresário João Lyra, a obtenção de uma concessão de rádio 
em Alagoas e sua absolvição no Senado Federal. 
289. O autor reitera que os textos publicados confirmam a existência de campanha 
difamatória mantida contra ele pela revista.  
290. Contudo, é bem de ver que a publicação se manteve dentro dos devidos limites 
da liberdade de expressão e informação que a Constituição Federal garante como 
direito fundamental, ainda que a abordagem realizada pelo colunista tenha se 
mostrado por demais superficial e retórica.  
291. Não constitui ofensa ao direito do autor o fato de a revista noticiar a realização de 
uma passeata contrária à permanência dele no comando do Senado Federal, mesmo 
que um dos manifestantes estivesse exibindo um cartaz com a capa de uma edição da 
revista. Trata-se de mero registro de manifestação popular contrária ao autor, fato 
plenamente admitido em nosso ordenamento jurídico, posto que a Constituição Federal 
garante o direito de manifestação (art. 5º, IV) e o de reunião para fins pacíficos (art. 
5º, XVI), o que assegura o pluralismo de idéias. Sendo assim, não se pode admitir que 
a divulgação da passeata pela revista se insira como abuso do direito de informar, sob 
pena de se cercear, em última análise, o próprio direito constitucional de manifestação, 
privilegiando-se o pensamento único e a repressão à divergência. 
292. Da mesma forma, as cartas publicadas pela revista refletem a opinião dos leitores 
sobre as reportagens veiculadas em edições passadas. E, inegavelmente, a votação do 
Senado Federal, que absolveu o autor no processo de cassação de seu mandato por 
quebra de decoro parlamentar, foi fato de grande relevância e repercussão naquele 
momento, gerando grande número de comentários, a maioria deles de leitores 
contrariados ou decepcionados com a votação da Câmara Alta e também com a própria 
atuação do autor em todo o episódio. 
293. É evidente que qualquer veículo de comunicação, ao publicar ou expor as opiniões 
do público, o faz sob sua responsabilidade, de modo que, havendo algum excesso na 
expressão que desborde para a ofensa à honra ou imagem de outrem, a vítima pode 
exigir a reparação diretamente contra o órgão de imprensa. 
294. Não é o que ocorre, no entanto, neste caso. As manifestações dos leitores, em 
alguns casos bastante duras, não chegam a macular a honra d 
 
o autor, porquanto se mantiveram dentro dos limites do direito de crítica conferido a 
todos, especialmente se direcionada a uma autoridade pública e quanto a fatos 
relacionados ao exercício de sua função ou que tenham a ver, de algum modo, com o 
interesse público. 
295. Nesse contexto, a referência ao autor como "psicopata político" e a expressão do 
sentimento de que todos os políticos seriam corruptos se apresenta admissível, como 
expressão generalizada da opinião pública contrária à conduta adotada pelo autor ao 
longo do processo e também como resultado do desvirtuamento da atuação dos 
políticos em relação aos anseios da sociedade em geral. 
296. Quanto ao conteúdo da coluna de André Petry, também aqui inexiste qualquer 
referência ofensiva ao autor. A análise do colunista se focou em um contexto mais 
amplo, tomando-se os episódios envolvendo o autor como exemplos de um tratamento 
diferenciado existente no Brasil para os humildes em comparação com os mais 
abastados. E os fatos envolvendo o autor, listados naquele espaço, são alguns dos que 
foram noticiados pela imprensa em geral e pela própria Revista Veja em período 



recente - e que inclusive ensejaram também a deflagração de processos de quebra de 
decoro parlamentar contra o autor no Conselho de Ética do Senado Federal.  
297. Desse modo, não se vislumbra qualquer intuito ofensivo ou maledicente do 
colunista ao fazer aquelas referências, as quais se mostram inclusive adequadas à 
análise que ele se propôs a elaborar, em sentido amplo, sobre as diferenças existentes 
no País. 
 
Edição nº 2029 
 
298. O autor incluiu essa edição da Revista Veja em sua causa de pedir na emenda de 
fls. 93. 
299. Reclama que a revista incluiu novamente uma chamada na capa com sua foto e o 
texto "Chantagem - Renan Calheiros agora espiona os colegas". Também no índice foi 
incluída uma foto do autor, com a legenda "Renan mandou filmar colegas para 
constrangê-los" (p. 8). 
300. Alega ainda que a reportagem "O jogo sujo de Renan Calheiros" (pp. 60-62), de 
Policarpo Junior e Otávio Cabral, é infamante, contendo fatos inverídicos, divulgados 
sem qualquer prova.  
301. A reportagem revela que o autor teria montado um esquema de espionagem de 
adversários políticos, a fim de bisbilhotar suas vidas privadas. Dentre os espionados 
estavam os senadores Demóstenes Torres e Marconi Perillo, ambos de Goiás. Há a 
narrativa de que se tentou instalar câmeras de vídeo no aeroporto de Goiânia para 
filmar os embarques e desembarques dos senadores em aeronaves. A investida teria 
falhado porque o dono do hangar onde seriam feitas as filmagens se recusou a 
participar da trama.  
302. A história é vinculada ao autor porque a tentativa de espionagem teria sido 
executada por Francisco Escórcio, apresentado como ex-senador e, naquele momento, 
contratado pelo autor como assessor técnico da Presidência do Senado Federal. Há 
relato de que o assessor foi pessoalmente a Goiânia, acompanhado de dois advogados, 
para fazer a proposta ao proprietário do hangar. 
303. A matéria publicada não é infamante, não obstante as razões apresentadas pelo 
autor. A alegação de que não há provas dos fatos nela descritos não se mostra correta, 
na medida em que o texto traz depoimentos dos senadores supostamente 
investigados, indignados com tal procedimento. O próprio Francisco Escórcio admitiu 
que esteve na capital goiana, assim como os advogados confirmaram ter participado 
de uma reunião com o assessor.  
304. Ou seja, há fontes diretas que garantem boa verossimilhança à versão trazida na 
reportagem, o que basta para justificar sua publicação. Lembre-se que o autor, em 
sentido oposto, limitou-se a negar genericamente os fatos, deixando de apresentar 
qualquer elemento capaz de desmontar a narrativa divulgada na revista.  
305. Ademais, é importante lembrar que o fato descrito na reportagem se mostra 
absolutamente relevante e revestido de interesse público, dados que autorizam o 
veículo de comunicação escrita a publicar uma reportagem abordando esse tema. A 
questão tem a ver com a atuação política do autor, e não meramente um 
comportamento pessoal ou familiar de deva ser restrito ao círculo mais íntimo de sua 
convivência. 
306. Acrescente-se ainda que o autor não tem razão ao alegar que a revista apurou, 
acusou-o, processou-o e condenou-o numa só reportagem. Na verdade, a narrativa 
apresenta apenas uma versão dos fatos, sem qualquer caráter "condenatório", muito 
menos processual. Nem ao menos busca induzir o leitor a uma determinada conclusão. 
Os órgãos competentes para processar e julgar o autor são outros, seja na esfera 
político-administrativa, seja na esfera judicial.  
307. No campo da imprensa, os órgãos detêm plena liberdade para apurar fatos 



considerados relevantes para o público em geral, seja pela sua natureza intrínseca, 
seja pelas personagens neles envolvidas. Se houve um plano para espionar 
parlamentares capitaneado pelo Presidente do Congresso Nacional, esse é um fato 
relevante e que merece ser objeto de apuração jorn 
 
alística - que não se confunde com persecução penal, lembre-se - e divulgação nos 
diversos veículos, os quais então se limitam a relatar os fatos apurados e expor suas 
considerações sobre o quadro, o que fazem no pleno e legítimo exercício do direito de 
expressão e informação. 
 
Campanha difamatória 
 
308. Em diversos trechos de sua petição inicial, o autor alega que a Revista Veja 
deflagrou contra ele uma campanha difamatória, promovendo reportagens contrárias 
ao autor de forma deliberada apenas para desmoralizá-lo perante a opinião pública. 
309. Não há como acolher tal argumento, no entanto. 
310. Pelo que se viu acima, na análise das diversas edições da revista, o autor foi, de 
fato, tema de reportagens no semanário durante um bom período. Mas isso, por si só, 
não configura ação deliberada para prejudicar a imagem do autor. 
311. Há de se observar, como já repetido antes, que se trata de autoridade pública 
ocupante de cargo de extrema relevância há hierarquia da República, que se viu 
envolvido em fatos que colocaram em cheque sua condição para permanecer na 
presidência do Senado Federal e até mesmo ocupar uma cadeira naquela Casa. 
Portanto, todos os fatos trazidos ao público pela revista eram de interesse geral, o que 
justificou sua publicação e a discussão aberta sobre eles.  
312. Lembre-se que as reportagens não se detiveram num único assunto, de modo 
que a revista não ficou dezenove edições repetindo a mesma história a respeito do 
autor. Na verdade, houve uma sucessão de eventos que culminaram por manter o 
autor em evidência durante esse período, desde a revelação do pagamento de suas 
despesas pessoais por um empreiteiro até sua absolvição pelo Senado Federal no 
processo de cassação do mandato. Nesse período surgiram diversos fatos novos, os 
quais foram sendo revelados aos leitores, cada um ao seu devido tempo, calhando de 
haver reportagens praticamente em série. 
313. Vale dizer, não foi a revista que buscou prejudicar o autor fazendo reportagens a 
respeito de fatos desabonadores a sua conduta, mas sim o autor que se viu enredado 
em uma teia de acontecimentos desfavoráveis. E não há qualquer indicativo concreto e 
relevante de que as publicações tiveram viés de sabotagem ou qualquer outra forma 
de interferência no processo político. Pelo que se viu, a revista se limitou a divulgar os 
fatos no exercício regular de sua liberdade de comunicação jornalística, revelando os 
acontecimentos de forma independente e sem atingir direitos da personalidade do 
autor. 
 
Publicação da sentença 
 
314. O pedido do autor para que esta sentença seja publicada na Revista Veja, na 
íntegra, restou prejudicado, uma vez que tinha por pressuposto o reconhecimento de 
ofensa à honra e dignidade do autor e, como finalidade, a reparação ou compensação 
das lesões morais causadas.  
315. Uma vez rechaçada a pretensão indenizatória, no entanto, por se entender como 
lícitas e regulares as publicações veiculadas na revista a respeito do autor, nas 
diversas edições analisadas acima, não há razão sequer para se apreciar o cabimento 
de tal pedido.  
 



 
DISPOSITIVO 
 
 
316. Pelo exposto, JULGO IMPROCEDENTE o pedido. 
317. Condeno o autor a arcar com o pagamento das custas processuais e também com 
os honorários advocatícios, estes fixados em 10% sobre o valor da causa, 
considerando-se o montante indicado na emenda de fls. 94-95, corrigidos na forma da 
Súmula 14/STJ. 
318. Após o trânsito em julgado, certificado o recolhimento das custas finais, 
arquivem-se os autos, com baixa. 
 
P.R.I. 
 
Brasília - DF, segunda-feira, 15/03/2010 às 13h12. 
 
 
 
Roque Fabrício Antônio de Oliveira Viel 
Juiz de Direito Substituto 
 


