Lula indica advogada Veronica Sterman para vaga de ministra do STM
8 de março de 2025, 13h45
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, neste sábado (8/3), a advogada Veronica Sterman para uma vaga de ministra do Superior Tribunal Militar. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Janja, Lula, Veronica Sterman e Gleisi Hofmann
Veronica Sterman precisará ser sabatinada e aprovada pelo Senado para assumir o cargo. O STM é o órgão responsável por julgar, em última instância, os crimes militares cometidos por membros das Forças Armadas.
A vaga em aberto é decorrente da aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, que se despede da corte em 10 de abril.
Se aprovada, Sterman será a segunda mulher da história na corte — a primeira e única é Elizabeth Rocha, que toma posse como presidente em 12 de março. Não à toa, a indicação foi feita no Dia Internacional da Mulher.
“Tenho certeza de que você e Maria Elizabeth vão mudar a história do STM para melhor. O STM tem a compreensão do que é crime militar e o que é crime comum. Eu acho que vai ser bom para a sociedade brasileira, vai ser bom para o STM e vai ser bom para as mulheres”, afirmou o presidente.
Perfil de Veronica Sterman
Graduada pela PUC-SP, Veronica Sterman é mestre em Direito Processual Penal pela USP, tem especialização em Direito Penal Econômico pela FGV e pós-gradução pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) em parceria com a Universidade de Coimbra.
Ela defendeu a deputada federal Gleisi Hoffmann em casos da “lava jato”, entre outros. A presidente nacional do PT, que trocará o cargo pela Secretaria de Relações Institucionais do governo, deve auxiliar no contato com senadores para aprovação.
Antes, Veronica Sterman esteve perto de ser nomeada para vaga de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Ela constou da lista tríplice preparada para a OAB. A vaga acabou com Marcos Moreira, escolhido por Lula em 2024.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!