Leandro Sarcedo é o novo professor de Medicina Legal, Biodireito e Criminalística na FDUSP
4 de março de 2025, 16h18
O advogado Leandro Sarcedo foi aprovado na última semana no concurso para a vaga de professor de Medicina Legal, Biodireito e Criminalística na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP).

O advogado Leandro Sarcedo (terceiro da esquerda para a direita) posa ao lado de outros professores da FDUSP
Sarcedo também é doutor pela FDUSP e professor de Direito Penal Médico da Universidade Santo Amaro (Unisa) há quatro anos — desde que foi selecionado por Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.
Lewandowski é coordenador-geral da pós-graduação da Unisa, onde criou o primeiro mestrado acadêmico na área médico-jurídica. O Direito Médico da Unisa possui uma visão interdisciplinar sobre bioética, responsabilidade, criminologia, metodologia e direito constitucional. Todos esses temas que se conectam diretamente com a disciplina de “Medicina Legal, Biodireito e Criminalística” da USP.
De acordo com Georghio Tomelin, coordenador do mestrado em Direito Médico da Unisa e membro do Conselho Consultivo da Fundação Faculdade de Medicina da USP, as discussões de saúde “precisam de uma visão bioética nas leituras que o Direito deve propor sobre as soluções da Medicina baseada em evidência”. Na sua visão, Sarcedo vai “ampliar ainda mais a conexão técnica entre Direito e Medicina”.
Sarcedo foi aprovado por unanimidade pela banca composta pela professora titular de Direito Penal da FDUSP, Ana Elisa Liberatore Silva Bechara; professor titular de Medicina Legal, Bioética e Medicina do Trabalho da FMUSP, Ivan Dieb Miziara; professora titular de Fisiatria – Medicina Física e Reabilitação da FMUSP, Linamara Rizzo Battistella; professor associado (livre-docente) de Direito Penal na FDUSP, Luciano Anderson de Souza; e professor associado (livre-docente) de Direito do Trabalho da FDUSP, Guilherme Guimarães Feliciano.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!