Seminário do IREE e do IDP reúne ministros, governadores e deputados em SP
28 de maio de 2025, 15h48
O 2º Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, organizado pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), reuniu autoridades dos três poderes em São Paulo nesta terça-feira (26/5). O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), discursaram durante o painel inaugural do evento. Gilmar defendeu prioridade à pauta criminal no Judiciário, citou as audiências de custódia, o andamento dos processos criminais e o encarceramento abusivo.

Seminário sobre segurança pública do IREE e IDP reuniu autoridades dos três poderes
O evento, que acontece no Teatro Renaissance, em São Paulo, vai até a próxima quinta-feira (29/5). Na abertura, Motta apontou o crime organizado como principal desafio da segurança pública e afirmou que é a segunda área com mais problemas no país, atrás somente da saúde.
O presidente do IREE, o advogado Walfrido Warde, destacou que o problema tem dimensão estatal, econômica e social e defendeu um modelo racional de combate às máfias: “Era necessário organizar esse segundo seminário para refletir sobre um modelo organizado de repressão às organizações criminosas”, disse, também no painel que inaugurou o evento.
O discurso do desembargador Beretta da Silveira, vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, também foi centrado nas organizações criminosas. Ele destacou que a proposta de um modelo brasileiro de combate às organizações criminosas é tema de grande relevância e salientou o crescimento das facções frente à insegurança da população.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; os ministros da AGU, Jorge Messias, e da CGU, Vinicius Marques de Carvalho; além dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Piauí, Rafael Fonteles, também falaram na ocasião. Além deles, participaram do evento o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa e o diretor-geral do IDP, Francisco Mendes.
O evento segue até quinta-feira (29), no Teatro Renaissance, com debates sobre o tema.
Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.
Clique aqui para ver a programação
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!