Advogados lançam livro em homenagem a Francisco Rezek no STF
16 de maio de 2025, 15h42
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Francisco Rezek, foi homenageado com o livro “Grandes temas do Direito Internacional” (Quartier Latin), lançado na biblioteca da corte. A obra conta com textos de jornalistas, diplomatas e personalidades do Direito que comemoram os 80 anos de Rezek.
A publicação foi organizada por Beyla Esther Fellous, Francisco José de Castro Rezek e Verônica Suzana Maria de Castro Rezek.
“Em suma, este livro reflete os muitos momentos marcantes da vida de Francisco Rezek, divididos em capítulos, nos quais os autores convidados exploram as várias fases de sua carreira e legado”, diz o texto de apresentação assinado pelos organizadores.

Livro homenageia o legado do ministro do STF aposentado, Francisco Rezek
Nascido em Cristina (MG), Rezek graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1966. Em 1970, obteve o título de doutor em Direito Internacional na Universidade de Paris. Em 1972, ele ingressou na carreira de procurador da República, chegando a subprocurador-geral em setembro de 1979.
Ele foi professor titular da Universidade de Brasília, do Instituto Rio Branco, da Academia Internacional da Haia e Diretor do Departamento de Direito e da Faculdade de Estudos Sociais da UNB.
Rezek foi nomeado ministro do STF pelo presidente João Figueiredo, em 1983, aos 39 anos de idade, ocupando a vaga deixada pelo ministro Xavier de Albuquerque. Ele presidiu o Tribunal Superior Eleitoral entre 1989 e 1990. Sua gestão foi marcada pela condução da primeira eleição direta para presidente desde o fim da ditadura militar.
Em 1990, pediu exoneração do cargo de ministro do STF e tornou-se ministro das Relações Exteriores, onde permaneceu até 1992, quando foi novamente nomeado ministro, único caso na história.
Na cerimônia de lançamento do livro, estiveram presentes os ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do ministro aposentado do STF Carlos Velloso.
Veja fotos do evento:
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!