Conselho de Contribuintes do Rio amplia prazo mínimo para julgamentos
12 de maio de 2025, 14h32
Por meio da Portaria 57/2025, publicada na última sexta-feira (9/5), o Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro estabeleceu um intervalo mínimo de dez dias úteis entre a publicação da pauta em Diário Oficial e a sessão de julgamento.

Conselho de Contribuintes do RJ estabeleceu intervalo entre a publicação da pauta e a sessão de julgamento
A regra passa a valer para as pautas divulgadas a partir de 1º de julho e abrange tanto os julgamentos das câmaras quanto os do Pleno.
A mudança foi feita a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil. No texto da portaria, o presidente do Conselho de Contribuintes, Alvaro Marques Neto, ressaltou que o prazo criado possibilita que contribuintes e seus representantes se organizem previamente para o julgamento dos processos administrativo-tributários.
“É uma maneira de garantirmos plenamente o direito de defesa previsto na Constituição Federal. Anteriormente, esse prazo era de cinco dias úteis”, diz Marques Neto.
Representantes da OAB-RJ comemoraram a mudança. Presidente da Comissão Especial de Assuntos Tributários da entidade, Mauricio Faro ressaltou a importância do diálogo entre Fazenda e advogados na construção dessa solução. “Permite que a classe tenha mais tempo para a preparação dos julgamentos.”
Segundo Olavo Leite, presidente da Comissão de Relações Institucionais com Órgãos Fazendários da OAB-RJ, a ampliação será de grande valia para os profissionais que residem e trabalham fora da cidade do Rio.
“Advogados do interior fluminense ou mesmo de outros estados poderão elaborar os memoriais e fazer as suas sustentações orais da maneira mais adequada possível”, afirmou. Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria da Fazenda do estado do Rio de Janeiro
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!