Consultor Jurídico

Direito Público de SP julga mais do que recebe em 2024

3 de maio de 2025, 8h15

Por Gui Mendes

imprimir

* Reportagem publicada no Anuário da Justiça São Paulo 2025. A versão impressa está em pré-venda na Livraria ConJur (clique aqui). Acesse a versão digital pelo site do Anuário da Justiça (anuario.conjur.com.br).

Capa da nova edição do Anuário da Justiça São Paulo

O ano de 2024 — o primeiro ano do biênio do desembargador Torres de Carvalho à frente da Seção de Direito Público — foi marcado por aumento na demanda e também no ritmo de julgamento das câmaras. Dados da corte mostram que a distribuição cresceu 14%, passando de 209 mil novas ações. Já a produtividade dos desembargadores deu um salto de 16%, com quase 223 mil decisões durante o ano. A redução de 13% do acervo mostra que a Seção tem cumprido ano a ano a primeira das Metas Nacionais do Poder Judiciário, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça: “julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente”.

A estrutura geral da Seção de Direito Público permanece a mesma. Em fevereiro de 2025, era formada por 90 desembargadores (sua capacidade máxima) e 18 juízes em segundo grau (quatro a menos que em 2023), que atuam para dinamizar o fluxo de decisões.

São 20 Câmaras distribuídas em nove grupos: os seis primeiros grupos, que congregam 13 câmaras, formam um bloco temático com competência para julgar matérias relacionadas ao Direito Público, tais como desapropriações, impostos estaduais como o ICMS, e o IPVA, fornecimento de medicamentos e política salarial de servidores públicos. O bloco responde por 60% dos processos distribuídos e julgados na seção.

O 7º Grupo (14ª, 15ª e 18ª Câmaras) cuida de tributos municipais como o ISS e o IPTU, a maior demanda do Direito Público. É responsável por cerca de 30% da movimentação processual da seção. O 8º Grupo (16ª e 17ª Câmaras) cuida exclusivamente de ações sobre acidentes de trabalho contra o INSS. Recebe cerca de 10% dos processos distribuídos na seção. Opera ainda um grupo especial composto de duas câmaras especializadas em Direito Ambiental, integradas por desembargadores de todas as seções do tribunal.

Página 166 - Anuário da Justiça São Paulo 2025

Com autonomia administrativa sobre o rito de julgamento, nem todos os colegiados mantiveram os julgamentos telepresenciais. Seis câmaras (1ª, 3ª, 6ª, 9ª, 11ª e 12ª) reúnem-se exclusivamente nas salas de sessões do Palácio da Justiça; todas as demais câmaras alternam sessões presenciais e telepresenciais. A maioria dos julgamentos, como em todo o tribunal, ocorre em sessões virtuais, assíncronas.

Página 167 - Anuário da Justiça São Paulo 2025

Aos 70 anos, o presidente da Seção, Ricardo Torres de Carvalho, ocupa uma cadeira que já foi de seu pai. Renato Torres de Carvalho presidiu o Direito Público no biênio 1990-1991, quando a Seção ainda era chamada de 4ª Vice-Presidência. Integrante também da 10ª Turma, Ricardo está no cargo desde janeiro de 2024 — e lá deve permanecer pelo menos até o final do ano. “Dizem que o médico cura as feridas do corpo e os juízes curam as feridas da alma. São profissões-irmãs, em que recebemos pessoas em crise, que sofrem”, disse o magistrado durante o seu discurso de posse.

ANUÁRIO DA JUSTIÇA SÃO PAULO 2025
ISSN: 2179244-5
Número de páginas: 284
Versão impressa: R$ 50, pré-venda na Livraria ConJur
Versão digital: disponível gratuitamente, a partir de 22 de abril, no app “Anuário da Justiça” ou pelo site anuario.conjur.com.br

ANUNCIARAM NESTA EDIÇÃO
Abreu Sampaio Advocacia
Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Apamagis – Associação Paulista de Magistrados
Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
Basilio Advogados
Bialski Advogados Associados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Caselli Guimarães Advogados
D’Urso & Borges Advogados Associados
Décio Freire Advogados
Dias de Souza Advogados
FCQ Advogados
Fernando José da Costa Advogados
Fidalgo Advogados
Fogaça Murphy Advogados
Guimarães Bastos Advogados
Hasson Sayeg, Novaes e Venturole Advogados
Heleno Torres Advogados
JUDCLASS
Keppler Advogados Associados
Leite, Tosto e Barros Advogados
Lucon Advogados
Machado Meyer Advogados
Mesquita Ribeiro Advogados
Milaré Advogados
Moraes Pitombo Advogados
Moro e Scalamandré Advocacia
Mubarak Advogados
Multiplan
Pardo Advogados & Associados
Refit
Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Sergio Bermudes Advogados
Tavares & Krasovic Advogados
Tojal Renault Advogados
Warde Advogados