Ricardo Lewandowski recebe título de professor emérito da USP
25 de junho de 2025, 21h33
Em cerimônia repleta de autoridades, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, recebeu nesta quarta-feira (25/6) o título de professor emérito da Universidade de São Paulo (USP).

O ministro foi homenageado com o título de professor emérito da USP
Durante a solenidade, o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Campilongo, exaltou o homenageado. “O título de professor emérito é para poucos. É só para aqueles que merecem. O professor Enrique Ricardo Lewandowski é o terceiro professor a receber o título de emérito”, destacou ele.
Campilongo afirmou que Lewandowski reúne todas as qualidades de um grande professor. Ele destacou a sua produção acadêmica e o impacto social de sua atuação no STF e no Ministério da Justiça. “É uma grande alegria para a Faculdade de Direito ter o professor Lewandowski como professor emérito.”
Em seu discurso, Lewandowski falou sobre as transformações pelas quais o mundo está passando e o papel da universidade nesse cenário. “Somente a universidade, com sua visão plural, baseada em evidências cientificamente comprovadas, é capaz de nos dar algum alento.”
O reitor da USP, Gilberto Carlotti Junior, também discursou. Ele afirmou que a própria universidade se sente homenageada pelo fato de Lewandowski ter aceitado a honraria.
Médico de formação, o reitor exaltou o papel de Lewandowski como ministro do STF durante a crise sanitária provocada pela Covid-19. “Todos trabalhamos, todos somos professores, mas o senhor é especial, professor Lewandowski. O senhor está recebendo essa homenagem porque fez sempre muito mais do que o esperado.”
O título de professor emérito foi aprovado pelo Conselho Universitário — formado por professores de diferentes faculdades da USP — em 27 de maio. A homenagem foi proposta pelos professores Heleno Torres, Fernando Facury Scaff, Celso Campilongo e Otávio Luiz Rodrigues Jr..
Lewandowski ingressou no corpo docente da USP em 1978 e se aposentou em 2023. No entanto, ele continua atuando como professor sênior, um cargo voluntário.
A honraria de professor emérito é concedida a docentes aposentados da instituição que se destacaram ao longo da carreira pela excelência acadêmica.
Veja imagens da homenagem ao ministro Lewandowski:
Clique aqui para ler o discurso de Lewandowski na íntegra
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!