Judiciário paulista prestigia 55º aniversário do 4º Batalhão da Polícia Militar
18 de junho de 2025, 21h30
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, prestigiou nesta terça-feira (17/6) a celebração do 55º aniversário do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano — Coronel PM Luiz Nakaharada (4º BPM/M). Na ocasião, foram inaugurados retratos de ex-comandantes do batalhão, entre eles do atual chefe da Assessoria Policial Militar do TJ-SP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, e outorgada a Medalha do Cinquentenário do 4º BPM/M a dezenas de oficiais e personalidades.

Presidente do TJ-SP prestigia celebração do 55° aniversário do 4° BPM/M
O comandante da unidade, tenente-coronel PM Helder Antonio de Paula, exaltou o trabalho dos policiais que atuam na zona oeste da Capital. “São 55 anos de valorosa e ininterrupta trajetória a serviço da sociedade paulista. A missão de salvar vidas e proteger o patrimônio está intrinsecamente incorporada em cada militar aqui presente”, destacou o comandante na leitura da nota alusiva à comemoração.
A solenidade seguiu com a inauguração dos retratos do coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires e do tenente-coronel PM Divaldil de Souza Rocha Segundo. Posteriormente, houve a outorga de mais de 50 medalhas.
TJ-SP e PM
O desembargador Fernando Antonio Torres Garcia fez breve discurso e enalteceu a relação entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar.
“É uma parceria que não é benéfica a nós, mas ao jurisdicionado. A PM é o nosso braço forte. Sem ela, a autoridade das decisões do Tribunal de Justiça não teria a grandiosidade que tem. Parabenizo todos os homenageados e reitero meu reconhecimento e respeito a cada integrante do 4º Batalhão e de toda a Polícia Militar”, disse o presidente do TJ-SP, que foi homenageado com a Medalha do Cinquentenário do 4º BPM em 2024.
O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, saudou todos os presentes, em especial os homenageados do dia. “Os senhores têm a grande responsabilidade de dar continuidade ao legado de tantos profissionais que ajudaram a construir a história deste respeitadíssimo batalhão, e estão dando conta do recado”, declarou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM José Augusto Coutinho, também exaltou as atividades desemprenhadas pelo Batalhão. “O 4º BPM é uma área muito importante para a corporação, com atuação de todas as modalidades de patrulhamento, uma integração que faz com que nossos resultados sejam os melhores dos últimos anos. Nossa instituição está em uma espiral positiva e tenho certeza de que continuará assim”, disse.
Também fizeram uso da palavra o subprefeito da Lapa, coronel Telhada, e o deputado estadual major Dimas Mecca Sampaio. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!