Eleições para juízes no México têm baixo comparecimento de eleitores
3 de junho de 2025, 12h13
As eleições para juízes no México — primeiro país a propor uma reforma no Judiciário com participação popular — contou com a participação de 13 milhões de pessoas, o que corresponde a apenas 13% do eleitorado. No total, 99 milhões de mexicanos estavam aptos a votar. As informações foram publicadas por editoriais dos jornais O Globo e Estadão, que criticaram o pleito.
Outros países, como a Bolívia, têm um sistema de escolha dos membros Judiciário semelhante. Lá, entretanto, o voto popular só é permitido para os cargos dos tribunais superiores. Já os Estados Unidos, que também têm votações para o Judiciário, limitam os certames a alguns juízes estaduais.

A presidente Claudia Sheinbaum comemorou a participação nas eleições para juízes
O pleito mexicano vai eleger magistrados para mais de 2,6 mil cargos de tribunais regionais e federais, além dos nove membros da Suprema Corte. Os resultados serão conhecidos no próximo dia 15, quando acabar o processo de contagem dos votos.
A ideia surgiu durante o governo de López Obrador (Morena), que defendeu a democratização do Judiciário, permitindo que os próprios cidadãos escolhessem diretamente os integrantes desse poder.
Porém, na época, ele não tinha votos suficientes no Congresso para levar a proposta adiante.
Tudo mudou com as eleições que elegeram Claudia Sheinbaum (Morena), que segue a mesma linha de Obrador, como nova presidente. A reforma do Judiciário foi aprovada em 2024 pelo Congresso, agora majoritariamente composto por aliados ao governo. Sheinbaum classificou a eleição como um “êxito democrático”.
Alguns especialistas temem que a eleição direta para magistrados ponha em risco o Estado Democrático de Direito, já que, assim, o Morena (partido de Sheinbaum), pode influenciar a escolha dos magistrados.
Também há a preocupação com a possibilidade de que o crime organizado mexicano, conhecido pelo enorme poderio financeiro, eleja juízes simpáticos às suas causas.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!