Consultor Jurídico

Audiência pública da AGU discute novas diretrizes de moderação da Meta

21 de janeiro de 2025, 16h37

Por Tiago Angelo

imprimir

Audiência pública sobre redes sociais ocorrerá na tarde desta quarta-feira

A Advocacia-Geral da União promoverá nesta quarta-feira (22/1), a partir das 14h, uma audiência pública para discutir as novas políticas de moderação de conteúdo implementadas pela Meta.

A discussão ocorrerá após a empresa, que controla Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, anunciar mudanças em suas diretrizes de moderação.

“O objetivo é analisar os impactos das mudanças no enfrentamento à desinformação e na promoção e proteção dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. A audiência será presidida pela AGU e contará com o apoio de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e do Ministério da Fazenda”, disse a AGU em nota.

No começo do mês, a Meta anunciou que vai dispensar os serviços das agências profissionais de checagem, optando por adotar um sistema de notas da comunidade, como já ocorre no X (antigo Twitter).

Questionada pela AGU sobre a alteração, a Meta afirmou que a mudança ocorrerá primeiro nos Estados Unidos e que as agências serão, por ora, mantidas no Brasil.

O anúncio ocorreu enquanto o Supremo Tribunal Federal discute a possibilidade de aumentar a responsabilização das redes sociais por conteúdos de terceiros. A tendência é que a corte estabeleça medidas mais rígidas para o combate à desinformação, aos discursos de ódio e aos crimes em geral.

Serão 41 expositores nesta quarta, entre representantes de plataformas digitais e do governo, especialistas, agências de checagem, acadêmicos e organizações da sociedade civil.

Clique aqui para ler a lista de expositores