Nina Ranieri é a nova professora de Teoria Geral do Estado da FDUSP
14 de abril de 2025, 18h29
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) tem a sua primeira professora titular de Teoria Geral do Estado. Nina Beatriz Stocco Ranieri foi a escolhida para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do professor Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal e atual ministro da Justiça e da Segurança Pública.

Nina Ranieri é a primeira professora titular de Teoria Geral do Estado da FDUSP
A nova titular do cargo superou na disputa a outra candidata, Maria Paula Dallari Bucci, pelo placar de 5 votos a 0.
A banca foi presidida pelo professor Alexandre de Moraes, ministro do STF, e a tese defendida por Nina Ranieri foi “As mulheres e o Estado”. O tema da aula de erudição da nova professora titular da FDUSP foi “Ideia atual do Estado democrático”.
Além de Alexandre, a banca foi composta por Humberto Bergmann Ávila (FDUSP); Ângela Maria Alonso (FFLCH-USP); Maria Dolores Montoya Dias (FEA-USP); e Enrique Arnaldo Alcubilla (Universidad Rey Juan Carlos, da Espanha).
Ao longo de três dias (sexta-feira, 11/4; sábado, 12/4; e esta segunda-feira, 14/4), mais de 50 professores assistiram às exposições das candidatas e às arguições dos examinadores. Entre eles, a vice-diretora da instituição, Ana Elisa Bechara; os ministros Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares, ambos do TSE; o ex-ministro Celso Lafer; e o ex-diretor da FDUSP José Rogério Cruz e Tucci. Com informações da assessoria de imprensa da FDUSP.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!