TJ-DF é líder entre tribunais de médio porte em avaliação de gestão de TI
30 de setembro de 2024, 10h51
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios conquistou o primeiro lugar entre os tribunais de médio porte e foi o segundo colocado geral no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) de 2024. Ao todo, foram avaliados 92 tribunais federais e estaduais.
Elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça, o iGovTIC-JUD é uma ferramenta essencial que avalia, todos os anos, a maturidade e competência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos órgãos do Judiciário. A análise está de acordo com o artigo 11 da Resolução CNJ nº 370/2021, que designa a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (Entic-Jud).
Na edição deste ano, o TJ-DF obteve resultado de 99,09%. A Justiça do DF, aliás, vem melhorando seus resultados na avaliação. Em 2022, por exemplo, o tribunal obteve 94,33%. Já em 2023, atingiu o índice de 98,20%. Desde o ano passado, a avaliação engloba, além da parte técnica das unidades de tecnologia da informação dos órgãos do Judiciário, a avaliação da área de TI pelas áreas de negócios.
TCU e TJ-DF
Além do iGovTIC-JUD, o tribunal também se destacou no iESGo, novo índice de avaliação de governança organizacional do Tribunal de Contas da União. O levantamento avalia 387 órgãos da administração pública federal.
Nesse índice, o TJ-DF conquistou a 10ª posição geral no Índice de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e de Segurança da Informação (iGovTI). O Tribunal alcançou 0,95 pontos em uma escala que varia de 0 a 1.
Quanto ao Índice de Gestão de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação (iGestTI), que também integra o iESGo, o TJ-DF alcançou 0,91 pontos, ficando na 25ª posição. Entre os órgãos do Poder Judiciário, a Justiça do DF alcançou a 2ª colocação com relação ao iGovTI e a 3ª posição no iGestTI.
“Esses resultados são frutos da dedicação das equipes de tecnologia e também do apoio incessante das instâncias superiores, compostas pela alta administração e pelos comitês de TI”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do TJ-DF, Luiz Fernando Serique. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-DF.
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