Isabel Gallotti toma posse como corregedora-geral da Justiça Eleitoral
26 de setembro de 2024, 13h50
A ministra Isabel Gallotti tomou posse, nesta quinta-feira (26/9), no cargo de corregedora-geral da Justiça Eleitoral, em cerimônia com a presença de autoridades no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Gallotti substitui no cargo o ministro Raul Araújo, que encerrou seu período na Justiça Eleitoral em agosto. A magistrada foi elogiada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, durante a cerimônia.
“Sorte do Brasil ter na corregedoria-geral da Justiça Eleitoral uma ministra competente, apegada ao trabalho e dedicada às missões superiores que essa Justiça tem, como a cidadania brasileira em termos de ética, responsabilidade, compromisso e trabalho.”
A posse abre a possibilidade de que a magistrada ocupe o cargo nas eleições presidenciais de 2026. Ela iniciou seu primeiro biênio no TSE em novembro de 2023 e pode permanecer por mais um período, que se encerraria em novembro de 2027.
O cargo é de extrema relevância porque cabe ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral relatar as ações de investigação judicial eleitoral (Aijes) que envolvem eleições presidenciais.
A corregedoria é, ainda, a unidade gestora do cadastro eleitoral e tem a responsabilidade de fiscalizar a regularidade dos serviços eleitorais em todo o país e de orientar procedimentos que norteiam a atuação das corregedorias eleitorais estaduais.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!