pronúncia em xeque

TRF-1 vai julgar nesta terça recurso de réus do caso Dom Phillips e Bruno Pereira

 

16 de setembro de 2024, 20h15

Está previsto para esta terça-feira (17/9), às 14h, o julgamento, na 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, dos réus acusados pelo homicídio e pela ocultação dos cadáveres do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. As vítimas foram assassinadas em 2022 no Vale do Javari, uma terra indígena no Amazonas.

Dom e Bruno, vítimas de assassinato em 2022 em terra indígena

Dom Phillips e Bruno Pereira foram assassinados em 2022 em terra indígena do Amazonas

O colegiado vai analisar um recurso dos três réus contra a sentença de pronúncia — a decisão na qual foi estipulado que eles seriam julgados pelo tribunal do júri. A relatoria é do desembargador Marcos Augusto de Sousa.

O processo, de início, estava na 3ª Turma, mas foi redistribuído a Sousa no final de agosto por prevenção, já que o magistrado também é relator de um pedido de Habeas Corpus dos réus. Ao receber o recurso, o desembargador determinou a sua inclusão imediata na pauta de julgamento.

A defesa dos réus pede a anulação do processo por cerceamento de defesa, pois alega que algumas provas autorizadas pelo Juízo de primeira instância não foram disponibilizadas. Também alega que a decisão de pronúncia se baseou na confissão feita pelos réus ainda na fase de investigação policial. Outro argumento é a falta de fundamentação e exame das teses defensivas.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!