Evento na USP na 2ª (4/11) discute fundações de apoio a universidades públicas
30 de outubro de 2024, 19h00
O papel e a importância das fundações para o apoio às universidades públicas estarão em discussão no “Colóquio Fundações de Apoio aos Serviços Públicos Sociais”, que ocorrerá na próxima segunda-feira (4/11) no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, das 8h30 às 18h. O evento é organizado pelas fundações da Faculdade de Direito (Arcadas) e da Faculdade de Medicina da USP.
Coordenador científico do evento, o professor da Faculdade de Direito da USP Fernando Facury Scaff, presidente da Fundação Arcadas, afirma que o encontro será uma oportunidade para discutir o papel das fundações universitárias em face do ordenamento jurídico atual, pós-pandêmico.
“Exatamente por isso, a importância desse colóquio que reunirá nomes relevantes do mundo acadêmico ao lado de pessoas de destaque dos órgãos de controle da atividade pública, para pôr em debate a matéria, ao mesmo tempo que permitirá a troca de experiências, especialmente entre os gestores de fundações”, aponta.
A conferência de abertura será ministrada por Elival da Silva Ramos, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em mesa presidida pelo diretor da Faculdade de Direito, professor Celso Campilongo. O tema será “Fundações de apoio e sua importância”. Já a mesa de encerramento terá palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, também professor da Faculdade de Direito da USP.
As outras mesas terão os seguintes temas: “Regimes jurídicos das fundações de apoio – questões controvertidas”; “Compliance e transparência nas fundações de apoio”; “Fundações e o controle externo”; e “Gestão e efetividade das fundações de apoio”.
Entre os participantes estão os professores Floriano de Azevedo Marques Neto (também ministro do Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ari Sundfeld, Odete Medauar, Heleno Torres e Georghio Alessandro Tomelin.
O colóquio conta também com Arnaldo Hossepian Jr., presidente da Fundação Faculdade de Medicina; Felipe Neme de Souza, Flavio Barbarulo Borgheresi, Flávia Merlini e outros. O encerramento será marcado pelo lançamento do Fórum Nacional.
Clique aqui para se inscrever e aqui para ver a programação completa
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!