eleições 2024

Ricardo Nunes (MDB) é eleito e continuará como prefeito de São Paulo

 

27 de outubro de 2024, 19h20

O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) venceu o segundo turno das eleições na cidade de São Paulo, neste domingo (27/10). Com 100% dos votos apurados, Nunes obteve 59,35% dos votos válidos. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) ficou em segundo lugar, com 40,65%.

ricardo nunes

Ricardo Nunes (MDB) permanecerá como prefeito de São Paulo

Nunes assumiu a prefeitura da cidade de São Paulo após a morte do então prefeito Bruno Covas (PSDB), vítima de câncer, em 2021. O candidato do MDB, antes de ser prefeito, foi vereador entre 2013 e 2020.

Corrida ao segundo turno

Em entrevista à revista eletrônica Consultor Jurídico ainda antes do primeiro turno, o prefeito reeleito de São Paulo afirmou que as obras feitas na capital paulista sem licitação, no final de seu mandato, não serão revistas, assim como o Plano Diretor.

Junto com a zeladoria, o alto número de contratações de obras emergenciais sem licitação pela prefeitura, sem precedentes na história da capital, foi o principal alvo de críticas da sua gestão.

Reportagens do UOL e da Folha de S.Paulo mostraram que o Ministério Público estadual já abriu 57 investigações em relação às obras, e que o Tribunal de Contas do Município concluiu em uma auditoria que a prefeitura fabricou emergências para gastar dinheiro com contratações diretas.

No segundo turno das eleições, o atual prefeito adotou uma postura discreta, evitando a ida a debates, para manter a vantagem com a qual largou.

Ele precisou se expor, no entanto, ao ter de lidar com o desgaste em função do segundo apagão em São Paulo em um período de um ano, por conta das chuvas em outubro. Uma outra falha na prestação do serviço de energia elétrica havia atingido a capital em novembro do ano passado.

Na crise deste ano, Nunes chegou a trocar acusações com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e culpou a concessionária Enel pelos estragos na capital.

Mesmo com os dois apagões, que resultaram em dezenas de milhares de imóveis sem luz por semanas, Nunes manteve a dianteira e venceu o pleito.

O prefeito contou com apoio reforçado do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ante manifestações comedidas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prol de sua campanha.

Trajetória de Ricardo Nunes

Empresário, Nunes obteve projeção no ramo de controle de pragas, com uma empresa especializada no ramo da desinfecção de navios nos portos do país.

Foi fundador da Associação Brasileira das Empresas de Tratamento Fitossanitário (Abrafit) e diretor da Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo (AESUL). Também foi presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Como vereador na Câmara Municipal, se notabilizou ao presidir a comissão parlamentar de inquérito sobre sonegação de impostos, a CPI da Sonegação Tributária.

Também ficou conhecido por defender a anistia a templos religiosos e defender pautas conservadoras. É filiado ao MDB desde os 18 anos. Foi alçado a vice de Bruno de Covas quando José Luiz Datena desistiu do pleito. Nunes tem sua base eleitoral na zona sul, na região do Grajaú. Com 56 anos, é casado e tem três filhos.

Seu vice é o ex-coronel da reserva da polícia militar e ex-presidente da Ceagesp, Ricardo de Mello Araújo. Com informações da Agência Brasil.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!