trocas ítalo-brasileiras

Ministros de Brasil e Itália debatem segurança e investimentos em Roma

 

10 de outubro de 2024, 21h34

Ministros brasileiros e italianos, além de outras autoridades dos dois países, vão trocar ideias sobre cooperação na segurança pública, atração de investimentos e transição energética em Roma, na Itália, entre esta sexta-feira (11/10) e sábado (12/10).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), o ministro Bruno Dantas, do TCU, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

Pacheco, Dantas e Barroso vão participar do evento do Esfera Brasil

O encontro ocorrerá na segunda edição do Fórum Esfera Internacional. O evento é promovido pelo Esfera Brasil, think thank de empresários idealizado por João Camargo.

Palestrantes confirmados

A lista de palestrantes tem o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; o também ministro da corte Dias Toffoli; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

Do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estarão presentes os ministros Ricardo Lewandowski, à frente da pasta de Justiça e Segurança Pública, e Alexandre Silveira, de Minas e Energia; o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e o embaixador brasileiro em Roma, Renato Mosca. Do Legislativo brasileiro, estarão no evento Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que preside o Senado, e o também senador Ciro Nogueira (PP).

Além deles, participarão a embaixadora representante do Brasil na FAO (braço da ONU para a agricultura), Carla Barroso; a cofundadora e presidente do conselho do Pacto Contra a Fome, Geyse Diniz; o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro; o CEO do Google Brasil, Fábio Coelho; o presidente do Grupo NC, Carlos Sanchez; e o CEO da Cimed, João Adibe.

Entre as autoridades italianas, estarão os ministros Matteo Piantedosi (Interior) e Francesco Lollobrigida (Agricultura), o deputado Fabio Porta e o procurador Nacional Antimáfia e Antiterrorismo, Giovanni Melillo.

Estreitar relações

No ano passado, o fórum estreou em Paris, na França. A escolha agora pela Itália ocorre em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e também pela intenção de estreitar relações com o país europeu.

“O fórum é uma oportunidade para fomentar pautas em comum para os dois países, principalmente no momento em que o Brasil preside o G-20 e a Itália, o G-7″, afirma Camila Funaro Camargo Dantas, CEO do Esfera Brasil.

“Como um dos principais parceiros comerciais do Brasil na União Europeia, a Itália oferece oportunidades significativas de investimentos que podem aumentar a competitividade de ambos os países. A presença de empresas italianas no território brasileiro contribui para a geração de empregos e o fortalecimento da economia nacional”, diz ela.

O evento também pretende dar atenção ao exemplo italiano no combate ao crime organizado. “E uma questão importantíssima é o combate à fome, a segurança alimentar, e por isso a FAO também está presente”, acrescenta Camila.

O fórum será transmitido ao vivo pelo canal do Esfera Brasil no YouTube.

Clique aqui para conferir a programação

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!