@ CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

Revista deveindenizar Geraldo Alckmin em R$ 150 mil por
reportagem

A 3 Turmado Superior Tribuna de Justica decidiu que a Trés Editorial, empresa responsavel pela
publicacdo darevista IstoE, terd de indenizar em R$ 150 mil o atual vice-presidente da Republica,
Geraldo Alckmin (PSB), por associa-lo, em reportagem de 2013, a um suposto esquema de desvio de
dinheiro publico em contratos do Metrd e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM),
durante sua gestdo como governador de S&o Paulo.

Geraldo:AlbckiminroMice-presidente do Brasil - ex-gove

Por maioria de votos, o colegiado entendeu que a Reportagem deu a entender que o ex-governador do estado

reportagem excedeu o limite razoavel da liberdade de SHo Paulo, Geraldo Alckmin, sabia de esquema de
de expressdo e informagéo ao relacionar aimagem corrupgéo

do politico ainvestigagdo criminosa.

A reportagem que motivou a agdo indenizatdria foi destacada na capa da | stoE com o titulo “O
Propinoduto do Tucanato Paulista’, acompanhada de uma foto de Alckmin. Outros textos de contelido
semel hante foram divulgados posteriormente.

Em primeirainstancia, a editorafoi condenada a pagar indenizac&o por danos morais e aretirar o
conteddo do site darevista. No entanto, o Tribunal de Justica de S&o Paulo reformou a sentenca ao
avaliar que areportagem se limitou a narrar as denuincias e investigacdes sobre 0 caso, sem imputar
prética criminosa diretamente ao ex-governador.

Diraito limitado

Relator do processo no STJ, o ministro Moura Ribeiro lembrou que o direito aliberdade de pensamento
e de expressao ndo é absoluto, podendo ser limitado em razéo de outros direitos fundamentais, em
especial ainviolabilidade da honra. Dessa forma, segundo o ministro, o conflito entre principios deve ser
analisado racionalmente a partir de cada caso concreto.

Partindo dessa premissa, Moura Ribeiro destacou que a publicagéo utilizou informagdes e investigagcoes
oficiais de conhecimento publico e notério, mas ultrapassou o limite razoavel do direito ainformacéo e
praticou ato ilicito que gerou dano moral a Geraldo Alckmin.

Ao restabelecer aindenizagdo, o relator apontou que a reportagem “extrapolou os limites do direito de
informar ao veicular, de forma descuidada ou, quem sabe, intencional, aimagem do autor ainvestigacdo
de conduta criminosa na capa do periodico, abaixo do titulo * O Propinoduto do Tucanato Paulista’, e nas
manchetes seguintes, dando a entender que Geraldo ndo so sabia dos esquemas de corrupgéo, como nada
fez para combaté-los’. Com informacdes da assessoria de comunicacéo do STJ.

REsp 1.764.036

Meta Fields

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/03/2024



