Consultor Jurídico

Anuário da Justiça torna mais fluido o diálogo entre Justiça e sociedade’

22 de maio de 2024, 21h06

Por Arthur Gandini

imprimir

“O Anuário se inscreve no esforço de todos para que a Justiça e a sociedade tenham um diálogo mais fluido”, afirmou Celita Procópio, presidente do Conselho de Curadores da FAAP — Fundação Armando Alvares Penteado, instituição que apoia o Anuário da Justiça Brasil desde a sua primeira edição, há 18 anos. A declaração fez parte do seu discurso no lançamento da nova edição da publicação, na noite desta quarta-feira (22/5), no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Celita Procópio discursa no lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2024

Celita Procópio discursa no lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2024

“Não por acaso, a publicação traz em suas páginas artigo do presidente do tribunal, ministro Roberto Barroso, em que trata exatamente do aperfeiçoamento da comunicação do Judiciário com a população brasileira”, lembrou Celita Procópio.

No artigo, Barroso escreve sobre o atalho da linguagem simples e breve para a efetivação da Justiça. “Muitas mudanças ocorreram ao longo das últimas décadas e o juridiquês excessivo vem sendo superado bravamente: as novas gerações já não falam nem escrevem com a obscuridade de antigamente. Em outra época, a fala difícil era um sinal de sabedoria, erudição. Mas o mundo mudou, e os operadores do Direito — felizmente — mudaram junto. Hoje, a virtude está na capacidade de se comunicar com clareza e simplicidade e ser compreendido pelos interlocutores”, afirma o presidente do STF no texto.

Barroso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o diretor da revista eletrônica Consultor Jurídico, Márcio Chaer, também discursaram durante a cerimônia. Mais de 250 convidados marcaram presença no evento, entre eles os ministros do STF Luiz Fux, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, André Mendonça e Cristiano Zanin; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o ministro do STM (Superior Tribunal Militar), Joseli Parente Camelo; o ex-ministro do STF Ayres Britto; e representantes da advocacia, do Ministério Público e do mundo acadêmico.

Editado pela ConJur com o apoio da FAAP, o Anuário da Justiça Brasil 2024 mostra quem são, o que pensam e como votam os ministros do STF e dos tribunais superiores.

A versão impressa do Anuário da Justiça Brasil 2024 está à venda na Livraria ConJur (clique aqui para reservar o seu exemplar). A versão digital é gratuita e pode ser acessada pelo site anuario.conjur.com.br.

Leia a seguir a íntegra do discurso de Celita Procópio no lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2024:

“Boa noite!

Saúdo a todas e todos presentes na pessoa do eminente Presidente deste Tribunal, o ilustre ministro Luís Roberto Barroso.

O apoio da Fundação Armando Alvares Penteado à publicação que aqui lançamos representa a bem-sucedida comunhão do Judiciário com a Academia. Da Advocacia e do Ministério Público com a Magistratura. Do setor público com o setor privado.

A comunidade jurídica e judicial se fortalece a cada dia no Brasil e no mundo. É um fenômeno de nossos tempos. Usem vestes talares, toga, beca ou capelo, todos compõem um grande mutirão em busca do bem comum.

A publicação que daqui a pouco será distribuída mostra a vitalidade do país; os esforços para a retomada do crescimento econômico; os progressos sociais e o amadurecimento de uma nação no caminho da prosperidade.

Os perfis dos julgadores publicados ao longo dos dezoito anos dessa coleção são um guia para a compreensão do Judiciário. E não só.

Com capítulos reservados para órgãos essenciais para a vida do país, tem-se também os retratos sintéticos da Procuradoria-Geral da República, Ministério da Justiça, do Congresso Nacional, da Ordem dos Advogados do Brasil, Advocacia-Geral da União, Conselho Nacional da Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal e as agências reguladoras: Carf e Cade.

O Anuário se inscreve no esforço de todos para que a Justiça e a Sociedade tenham um diálogo mais fluido. Não por acaso, a publicação traz em suas páginas artigo do presidente do Tribunal, ministro Roberto Barroso em que trata exatamente do aperfeiçoamento da comunicação do Judiciário com a população brasileira.

No texto, o ministro-presidente faz a repescagem de uma bandeira que ele defende há muitos anos: o atalho da linguagem simples e breve para a realização da Justiça.

Como já tive a oportunidade de dizer aqui neste tribunal, a publicação que hoje passamos às mãos das senhoras e senhores é uma radiografia do Judiciário em ação. É um guia para que melhor se compreenda o funcionamento dessa usina de soluções.

Mas é também um troféu que ressignifica o papel da Justiça, da Advocacia pública e privada e do Ministério Público.

Parabéns a todos pelo belo trabalho.

Muito obrigada!”

Assista à fala de Celita Procópio no Anuário da Justiça Brasil 2024:

Capa do Anuário da Justiça Brasil 2024

Anunciaram nesta edição do Anuário da Justiça Brasil:
Abdala Advogados
Advocacia Fernanda Hernandez
Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados
Basilio Advogados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Cançado e Barreto Advocacia S/S
Cecilia Mello Sociedade de Advogados
Cesa — Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Corrêa da Veiga Advogados
Costa & Marinho Advogados
Cury & Cury Sociedade de Advogados
Décio Freire Advogados
Dias de Souza Advogados
DMJUS
D’Urso & Borges Advogados Associados
FAAP
Feldens Advogados
Fidalgo Advogados
Fontes Tarso Ribeiro Advogados Associados
Fux Advogados
Gomes Coelho & Bordin Sociedades de Advogados
Hasson Sayeg, Novaes e Venturole Advogados
JBS S.A.
Justino de Oliveira Advogados
Laspro Advogados Associados
Leite, Tosto e Barros Advogados
Lollato, Lopes, Rangel, Ribeiro Advogados
Machado Meyer Advogados
Marcus Vinicius Furtado Coêlho Advocacia
Mauler Advogados
Mendes, Nagib e Luciano Fuck Advogados
Milaré Advogados
Moraes Pitombo Advogados
Multiplan
Nelio Machado Advogados
Nery Sociedade de Advogados
Oliveira Lima & Dall’Acqua Advogados
Ordem dos Advogados do Brasil — São Paulo
Original 123 Assessoria de Imprensa
Pardo Advogados Associados
Prevent Senior
Sergio Bermudes Advogados
Tavares & Krasovic Advogados
Tojal Renault Advogados
Warde Advogados