Professor da UFPR é indicado para Comitê de Liberdade Sindical da OIT
20 de junho de 2024, 12h20
O governo brasileiro indicou, na última sexta-feira (14/6), Sandro Lunard Nicoladeli, professor de Direito do Trabalho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), para representar o país no Comitê de Liberdade Sindical (CLS) da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Sandro Lunard Nicoladeli, professor de Direito do Trabalho na UFPR
O CLS fiscaliza o cumprimento de convenções sobre livre organização sindical e direito de negociação coletiva. O professor será o primeiro brasileiro a integrar o comitê, criado em 1951. Ele terá três reuniões anuais na sede da OIT em Genebra, na Suíça, para analisar casos de violações à liberdade sindical.
A OIT é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em questões trabalhistas e no cumprimento de normas internacionais sobre o tema.
Nos últimos 20 anos, Lunard fez diversos cursos sobre liberdade sindical e normas internacionais de trabalho. Sua tese de doutorado foi sobre liberdade sindical e normas da OIT.
Mestre e doutor em direito pela própria UFPR, o professor também é autor, tradutor e organizador de livros jurídicos na área trabalhistas e membro da Comissão de Direito Sindical da OAB-PR e do Conselho Federal da OAB.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!