Prata da casa

Com 20 anos de Unip, diretor quer aumentar inclusão social e qualidade do ensino

 

10 de janeiro de 2024, 9h00

Em 2023, Márcio Roberto Bico completou 20 anos na Universidade Paulista (Unip). Atual diretor-geral de Empresas Associadas e Coligadas do grupo, ele trabalha para formar profissionais qualificados para o cada vez mais exigente mercado de trabalho.

Spacca

Bico formou-se em Direito, Jornalismo e Relações Públicas pela Unip. Ele também fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação e se tornou professor da universidade. Ainda foi membro da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do Ministério da Educação.

Com 386 mil alunos — sendo 240 mil no ensino presencial e 146 mil no ensino a distância —, a Unip é a maior instituição de ensino privado 100% brasileira. Sediada em São Paulo, a rede — que nasceu do tradicional Colégio Objetivo — tem vários campi espalhados pelo território paulista e outros estados, como Amazonas, Goiás e Distrito Federal. A universidade oferece 42 cursos superiores e 25 cursos tecnológicos. Na pós-graduação lato sensu, há 104 programas; na stricto sensu, nove cursos de doutorado e mestrado, tanto acadêmicos quanto profissionais.

Mais de 830 mil pessoas já se formaram na Unip. Entre eles, há nomes de destaque em suas áreas, como o jornalista e advogado Heraldo Pereira; o secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho; a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP); e o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP).

O corpo docente da instituição também é recheado de profissionais com grande reconhecimento junto a seus pares. No curso de Direito, Márcio Bico teve aulas com o então ministro do Superior Tribunal de Justiça Massami Uyeda; com os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Regis de Castilho Barbosa, Haroldo da Luz Sobrinho e João Carlos Saletti; com a promotora de Justiça Helena Tonelli; e com os delegados Roberto Genofre e Jair Cesário, entre outros.

A prestação de serviços gratuitos à comunidade, por meio de laboratórios e clínicas, é um dos focos da Unip. Os Escritórios de Assistência Jurídica ajudam a população a obter assistência legal em casos de menor complexidade, como os levados aos juizados especiais cíveis. As Clínicas de Odontologia fornecem tratamento dentário regular ou de urgência. As Clínicas de Fisioterapia oferecem procedimentos de reabilitação neurológica e ortopédicas, por exemplo. Já os Centros de Psicologia Aplicada disponibilizam atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais.

Conhecimento interno
Como funcionário da Unip, Márcio Bico foi galgando posições enquanto estudava, até chegar à cúpula da instituição. Com 19 anos, ele começou a trabalhar na gráfica, onde foi ajudante-geral. Em seguida, atuou como assistente no juizado especial cível que tinha parceria com a universidade.

Por conhecer a fundo o funcionamento da Unip, foi convidado pelo fundador, João Carlos Di Genio, para administrar as redes sociais da entidade, passando a coordenar uma equipe dedicada a atender às dúvidas e pedidos de alunos. Depois de diversos anos, foi nomeado diretor-geral de Empresas da Unip. No ano passado, passou a acumular o cargo de vice-reitor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan).

Bico considera que seu maior feito como diretor-geral de Empresas foi a criação de mecanismos que fortaleceram a inclusão social na Unip. “O professor Di Genio dizia que ‘o Brasil tem uma dívida com a sociedade no que tange à educação inclusiva’. E foi um dos primeiros a aderir a importantes programas governamentais, como ProUni e Fies, que são primordiais para o fortalecimento e consolidação de políticas de inclusão social”, destaca.

O objetivo do gestor é continuar nessa trilha, sempre zelando pela qualidade do ensino e formando profissionais preparados para o cada vez mais exigente mercado de trabalho. Ele ressalta que a Unip completou dez anos consecutivos como a universidade particular que mais emprega estudantes, o que comprova que ela é a instituição preferida do mercado, conforme indica o Ranking Universitário da Folha de S.Paulo.

“Essas conquistas se dão pela excelente infraestrutura que temos, laboratórios com equipamentos de última geração e um corpo docente experiente e altamente qualificado. Isso prova que todos esses investimentos surtiram efeitos práticos”, avalia Bico.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!