Panorama econômico faz crescer importância do contencioso estratégico, diz Décio Freire
30 de agosto de 2024, 14h45
A área de contencioso estratégico é a que mais cresce atualmente entre os 21 departamentos especializados do escritório DFA, e esse ritmo deve ser mantido também em 2025, de acordo com o sócio fundador da banca, Décio Freire.

Para Freire, economia faz crescer demanda pelo contencioso estratégico
O advogado apontou a tendência em entrevista à série Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito. Nela, a revista eletrônica Consultor Jurídico conversa com alguns dos nomes mais importantes do Direito sobre os assuntos mais relevantes da atualidade.
“A área que mais cresce é a de contencioso estratégico, aquela de grandes questões que muitas vezes demandam o envolvimento de mais de uma ou de várias especialidades, que atuam de forma integrada, sob a coordenação dos diretores de departamento”, comentou Freire.
Nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, o setor de contencioso estratégico é o responsável por analisar as demandas mais recorrentes e elaborar linhas de atuação para conflitos dos diversos ramos do Direito. Outras atribuições são identificação e prevenção de problemas, busca de teses que possam ser utilizadas pelo escritório, análise de jurisprudência e acompanhamento de casos mais complexos.
Para Freire, a forte demanda pelos serviços do contencioso estratégico é decorrência do panorama econômico atual e do próprio crescimento do Brasil.
“Existem grandes questões em debate. Obviamente que o desenvolvimento da economia nacional gera demandas muito emblemáticas do ponto de vista estratégico. E como nós temos essa interação entre áreas e especialidades, essa área tem crescido muito e é coordenada diretamente por mim”, disse o fundador do DFA, que atua em 11 capitais brasileiras e em outros cinco países.
Segundo ele, outros departamentos que devem acompanhar essa tendência no próximo ano são os de inovação, tecnologia e energias renováveis.
Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!