Leia discurso de Gilmar ao receber título de doutor honoris causa na Argentina
30 de agosto de 2024, 19h57
Na noite desta sexta-feira (30/8), o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, recebeu o título de doutor honoris causa da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA). Em seu discurso de agradecimento, o magistrado se disse muito honrado por receber essa homenagem de uma instituição que já deu à Argentina 15 presidentes da República e cinco ganhadores do Prêmio Nobel.
“Uma lectio doctoralis é, também, um inventário das afinidades. Sem a gratidão, ela é vanglória. Não cheguei aqui sozinho. Meus pais, meus filhos, meus netos, minha mulher, meus professores, a História, as adversidades… Todos me ensinaram — e me ensinam, todo dia. Buenos Aires me recordou isso”, disse Gilmar na cerimônia.
O professor Raúl Gustavo Ferreyra, titular de Direito Constitucional da universidade, discursou em nome da UBA e exaltou o compromisso do ministro com a democracia.
“Gilmar Ferreira Mendes é um homem altamente comprometido com o Estado de Direito e com a existência de uma Constituição, cuja normalidade deve ser objeto de atuação responsável e decidida por todos: cidadãos e servidores públicos.”
Clique aqui para ler o discurso do ministro Gilmar Mendes
Clique aqui para ler o discurso do professor Raúl Gustavo Ferreyra (em espanhol)
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!