Vara de Violência Doméstica será inaugurada em Santos com 8 mil ações
26 de agosto de 2024, 7h31
Agilizar o andamento dos processos e implementar uma padronização de entendimento. Com essas expectativas, o juiz Edegar de Sousa Castro assume, na próxima terça-feira (27/8), a titularidade Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santos — a primeira da região.
Conforme dados preliminares apurados por Castro, a vara nasce com um acervo de cerca de oito mil processos. São ações que migraram das varas criminais comuns, sendo 1.300 em andamento e as demais arquivadas ou em grau de recurso.
O magistrado vai assumir o cargo após três décadas de carreira. Ele estava lotado na 3ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) antes da designação para Santos.
À reportagem, Castro diz que a sua experiência familiar é relevante para uma “melhor compreensão” das causas que irá julgar, mas não imprescindível.
O TJ-SP conta com 20 varas especializadas na matéria e 16 anexos na Capital e no Interior. Para a inauguração da vara santista na próxima terça-feira, o presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, marcou uma solenidade no Fórum de Santos, na Praça José Bonifácio.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!