Estrutura para todos

Coordenadores de interiorização destacam melhorias nas seccionais

29 de novembro de 2023, 21h21

As melhorias nas subseções e seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil ocuparam o centro dos debates do 1º Encontro dos Coordenadores e Coordenadoras da Interiorização da Advocacia, promovido nesta terça-feira (28/11), na sequência da 24ª Conferência Nacional de Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte.

Eugênio Novaes
Coordenadores debateram diretrizes para o Plano de Interiorização

No encontro, autoridades e coordenadores trocaram impressões sobre o Balanço das Ações do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, correspondente aos anos de 2022 e 2023.

Presente na reunião, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, observou que a entidade tem criado pontes de integração e de ligação para que interior e centro sejam um só. “Todos os advogados são iguais e todos têm os mesmos direitos, seja nas capitais, seja no interior. Dessa forma, estamos melhorando a infraestrutura em vários locais, comprando mais computadores, construindo mais sedes, revitalizando salas e fazendo seminários e eventos, mesmo que seja em regiões distantes”, disse Simonetti.

Outro tema discutido na mesa foram as propostas de diretrizes para o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. No debate, foram contemplados também subtemas como acesso à Justiça, desenvolvimento regional, desburocratização, fortalecimento da infraestrutura, tecnologia e inovação, capacitação contínua, sensibilização e educação jurídica, monitoramento e avaliação. 

Abrindo os debates, João de Deus Quirino Filho, coordenador nacional de Interiorização da Advocacia, destacou que, em quase dois anos de gestão, a entidade já fez mais de 200 inaugurações de salas, mais de 1,3 mil novas estações de trabalho entregues, entre outros benefícios voltados aos advogados. Em seguida, ele exibiu um vídeo mostrando outras benfeitorias entregues, além de cursos ministrados.

Mais atenção às subseções
Bernardo Carvalho Brant, coordenador regional de Interiorização da OAB-MG, afirmou que um estado com a dimensão de Minas Gerais precisa de mais atenção, principalmente em subseções do interior. Segundo ele, o interior, além de uma boa sede, requer um mínimo de infraestrutura, com um espaço bem equipado para que a categoria possa exercer o seu trabalho de forma eficiente.

“Temos 17 regionais em Minas Gerais e 252 subseções em todo o estado, onde fazemos eventos como o Colégio de Dirigentes, em que todos os dirigentes participam e não fica muito dispendioso. Nesse evento, todas as demandas são encaminhadas e as soluções são encontradas o mais rápido possível, além de serem disponibilizados os acessos a vários cursos para os advogados interessados, em todo o interior.”

Coordenadora nacional de Interiorização, Cláudia Pereira falou sobre iniciativas que beneficiaram os advogados do interior e melhoraram significativamente o cotidiano da categoria.

Por fim, Fernando Deneka, vice-presidente de Interiorização da OAB-PA, ressaltou que o projeto de interiorização foi fundamental para o trabalho no interior de seu estado, já que agora há escritórios compartilhados em vários locais-chave, além de salas de audiência de alta qualidade.

Homenagem
Também na terça, Simonetti homenageou as autoridades do Sistema OAB que contribuíram para o projeto de interiorização. Cada um dos homenageados recebeu uma placa em reconhecimento à sua destacada atuação em prol da advocacia no interior do estado.

De acordo com a OAB, todos os 27 presidentes das seccionais da entidade ganharam a placa. Além deles, receberam também a honraria cinco diretores do CFOAB; o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento; três diretores-gerais; a vice-diretora da ESA Nacional, Luciana Gluck Paul; o coordenador para a Temática da Interiorização da ESA Nacional; o coordenador nacional de Interiorização, João de Deus Quirino Filho; e coordenadoras-adjuntas de Interiorização. A entrega ocorreu no estande do Conselho Federal na feira da conferência.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!