Sangue novo

Daniela Teixeira estreia na 5ª Turma do STJ e Teodoro Silva Santos, na 6ª

28 de novembro de 2023, 20h54

A ministra Daniela Teixeira, que tomou posse no último dia 22, participou, na tarde desta terça-feira (28/11), de sua primeira sessão como integrante da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, especializada em direito penal. A magistrada ocupa vaga destinada à advocacia, que foi aberta a partir da aposentadoria do ministro Felix Fisher.

Gustavo Lima/STJ
Daniela Teixeira participa de primeira sessão na 5ª Turma do STJ
Daniela Teixeira participa de primeira sessão na 5ª Turma do STJ

Também foi o primeiro dia de Teodoro Silva Santos, que passa a atuar na 6ª Turma, que também julga casos criminais. Ele assumiu vaga destinada a desembargadores estaduais aberta com a aposentadoria do ministro Jorge Mussi.

Talento e experiência
O ministro Messod Azulay Neto, presidente da 5ª Turma, elogiou a carreira profissional de Daniela Teixeira: “Sabemos que, a partir de agora, podemos contar com uma jurista talentosa e experiente no nosso Tribunal da Cidadania”.​​​​​​​​​

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, mais antigo membro da Quinta Turma, destacou a origem da nova colega: “Este momento é histórico. Pela primeira vez, uma mulher brasiliense ocupa o Tribunal da Cidadania”. Os ministros Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik também felicitaram Daniela Teixeira e ressaltaram a importância do olhar feminino nos julgamentos do colegiado.

A nova ministra agradeceu as boas-vindas dos colegas e salientou a responsabilidade de integrar a Quinta Turma do STJ. “Meu objetivo é contribuir para que este tribunal continue sendo um guia da justiça. Estou muito honrada em me juntar a Vossas Excelências”, declarou.

Tenacidade e dedicação
Já na 6ª Turma, o presidente do colegiado, ministro Sebastião Reis Junior, que participou da sessão por videoconferência, deu as boas-vindas ao novo ministro.

A acolhida foi reforçada pelo ministro Antonio Saldanha Palheiro, que declarou: “A história de vida e a história profissional do ministro Teodoro não deixam dúvidas de sua tenacidade e sua dedicação”. O subprocurador-geral da República José Elaeres Teixeira também se manifestou, desejando sucesso ao novo integrante do colegiado.

Agradecendo a acolhida, Teodoro Silva Santos disse que se sentia fortalecido com a recepção calorosa dos colegas. “Farei de tudo para colaborar com uma prestação jurisdicional transparente, imparcial e célere”, afirmou. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!