Tempo novo

Jus lança inteligência artificial com o objetivo de simplificar o Direito

27 de novembro de 2023, 19h03

O site Jus.com.br anunciou o lançamento do JusticIA, um assistente jurídico com inteligência artificial. A nova ferramenta tecnológica tem por objetivo tornar o Direito mais acessível, adotando uma linguagem apropriada para todas as pessoas.

biancoblue/freepik
Assistente é capaz de interpretar e simplificar termos jurídicos e responder perguntas

Integrado à extensa base de dados do Jus, o assistente é capaz de interpretar e simplificar termos jurídicos, responder perguntas e auxiliar na elaboração de documentos. As informações fornecidas incluem referências às fontes, incentivando escolhas apoiadas. “Nosso intuito é proporcionar uma interação consciente e eficiente com o Direito, fortalecendo a confiança dos usuários”, enfatiza Paulo Gustavo, fundador do Jus.

O JusticIA é o primeiro serviço jurídico de IA disponível para amplo acesso público no Brasil e é gratuito. Desenvolvido por especialistas com grande experiência, o JusticIA é um marco inovador para a empresa Jus Navigandi, que tem a marca do pioneirismo, pois neste mês celebra 27 anos como referência em informações jurídicas na internet brasileira.

O lançamento foi impulsionado pelo projeto “Acelerando Negócios Digitais”, uma colaboração entre Meta, International Center for Journalists (ICFJ) e Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD). A iniciativa contemplou renomados veículos, como Folha de S.Paulo, Estadão, Correio Braziliense e SBT. “Ser selecionado com esse grupo ressalta o impacto transformador que o JusticIA pode ter na informação jurídica”, afirma Paulo.

Veículo pioneiro no mundo jurídico da internet, o Jus detém o maior e mais completo acervo doutrinário do mundo jurídico em língua portuguesa. São mais de cem mil artigos escritos pelos maiores especialistas brasileiros nas matérias abordadas.

Clique aqui para saber mais sobre o JusticIA

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!