Paris é uma festa

Eduardo Muylaert lança livros de cartas da juventude na Flip e em São Paulo

24 de novembro de 2023, 10h42

O livro “Cartas de Paris: Notícias do Brasil”, do advogado criminalista Eduardo Muylaert, será lançado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta sexta-feira (24/11).

Divulgação

Publicada pela editora Autêntica, a obra conta a história de quando Muylaert, em 1969 — durante a ditadura militar brasileira —, foi à França, que ainda estava sob impacto do movimento de greves e ocupações estudantis ocorrido em maio de 1968.

O livro retrata a vida de estudante do autor em Paris e a correspondência trocada com sua família, que estava no Brasil.

A narrativa entrelaça momentos pessoais com o contexto político e social, marcado por eventos como a guerra do Vietnã, a morte do general Charles de Gaulle, a doença do presidente Costa e Silva, o sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, a morte do político Carlos Marighella e o exílio dos músicos Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

No próximo dia 27/11, a partir das 18h30, haverá lançamento na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi de São Paulo.

Eduardo Muylaert também é autor de Direito no cotidiano: guia de sobrevivência na selva das leis. Publicou ensaios e contos em coletâneas. Foi indicado ao Prêmio Off Flip de Literatura em 2014 e ao Prêmio Sesc de Contos Machado de Assis em 2015.

O jornalista Fausto Macedo, em seu blog no Estadão, lembra de quando conheceu Muylaert, quando este assumiu as secretarias de Segurança Pública e Justiça estaduais durante o governo de Franco Montoro. “Entre suas virtudes, Eduardo é um pregador do bom senso. Firme, se necessário, sem nunca perder o espírito conciliador que é marca sua. Um perfil surpreendente para uma pasta habitualmente nervosa e cheia de ciladas. Agora, espreitando os 80, Eduardo é reconduzido àquela época remota pelo conteúdo da caixa que encontrou no fundo do armário.”

O diretor da ConJur, Marcio Chaer, destaca que o perfil discreto do advogado não apaga suas qualidades. “Tem gente, em qualquer profissão, que projeta imagem muito maior que a da sua estatura real. Outros, optam por não se expor — mesmo tendo conteúdo, talento e méritos muito acima do normal. É o caso de Eduardo Muylaert, que foi fonte de centenas de jornalistas em milhares de notícias e reportagens — sem querer a contrapartida da divulgação de seu nome. No caso desta Consultor Jurídico, Muylaert foi não só um orientador, mas um dos arquitetos da linha editorial do site. Sutil, inteligente, engraçado, merece um bom lugar no hall da fama da Advocacia.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!