Jogo da memória

Reconhecimento de pessoas é tema de livro organizado por ministro e defensor

 

21 de novembro de 2023, 14h13

A importância da psicologia do testemunho para uma aplicação mais justa do artigo 226 do Código de Processo Penal é um dos temas centrais do livro Reconhecimento de Pessoas: Novo Regramento sob Enfoque Constitucional, que será lançado no dia 30 deste mês, na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Divulgação
Obra será lançada no dia 30 deste mês, no STJ

Organizada pelo ministro Rogerio Schietti, do STJ, e pelo defensor público do Rio de Janeiro William Akerman, a obra avalia a contribuição dos conhecimentos científicos para a grande guinada na questão do reconhecimento de pessoas na jurisprudência e na doutrina, sobretudo diante do alto potencial incriminatório e discriminatório no contexto do sistema de Justiça brasileiro.

Apresentado pela ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber e com posfácio da criminalista Dora Cavalcanti, o livro reúne textos de integrantes do grupo de trabalho sobre reconhecimento de pessoas do Conselho Nacional de Justiça, entre eles juízes, defensores e advogados, além de contribuições de promotores e defensores envolvidos em pesquisas e na prática da matéria.

Ao longo de 11 capítulos, a obra aborda temas como o reconhecimento à luz da psicologia do testemunho, da evolução da jurisprudência e da Resolução 484/2022 do CNJ; e os desafios do reconhecimento de pessoas e fotográfico na fase da investigação criminal, além de breves apontamentos sobre o reconhecimento facial por inteligência artificial.

A sessão de lançamento ocorrerá das 18h às 21h no Espaço Cultural do STJ, situado na SAFS Quadra 6, Lote 1, Edifício dos Plenários, 2º andar, em Brasília.

Reconhecimento de Pessoas: Novo Regramento sob Enfoque Constitucional custará R$ 227 na pré-venda, que começará em 5 de dezembro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!