Consultor Jurídico

Pesquisa sobre precedentes do TJ-MA é premiada pelo Ministério da Ciência

11 de novembro de 2023, 14h52

imprimir

Duas pesquisas sobre precedentes do TJ-MA (Tribunal de Justiça do Maranhão) foram premiadas na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A pesquisa “Análise exploratória de dados de precedentes qualificados: estudo de caso do TJ-MA”, feito pela estudante Aline Mariana, recebeu o prêmio da categoria “Área de ciências exatas e da terra”. Já a pesquisa “Relatório analítico para exportação de dados de processos sobrestados: estudo de caso do TJ-MA”, da aluna Hévila Freitas, ficou na terceira colocação da mesma categoria.

Divulgação

Ambas são estudantes de engenharia da computação na Uema (Universidade Estadual do Maranhão).

“Eu me certifiquei de conhecer e entender completamente o meu trabalho em relação ao assunto envolvido. Isso incluía saber os detalhes técnicos, e ser capaz de explicá-lo de uma maneira que uma pessoa leiga pudesse entender, já que o meu público era muito voltado a estudantes da rede pública e pessoas da comunidade; e apresentar um trabalho de um tema tão específico e voltado para o âmbito jurídico, exigia de mim repensar nas formas de apresentar. Então a parte mais difícil da preparação foi isso e também o nervosismo. Porém, o feedback da comunidade em relação ao trabalho com entusiasmo e curiosidade me deixaram bem feliz”, afirmou Aline Mariana