Transferência suspeita

Juiz suspende pedidos de aposentadoria de 3 servidores do MPC do Pará

Autor

30 de março de 2023, 9h40

Por entender que havia fortes indicativos de ilegalidade dos atos de distribuição dos servidores, dos seus órgãos de origem para o Ministério Público de Contas do Pará, o juiz Raimundo Santana Rodrigues, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas do Tribunal de Justiça do Pará, deu provimento em parte, a pedido de tutela de urgência e suspendeu pedidos de aposentadoria que supostamente tenham sido formulados por três  servidores públicos. 

Reprodução / MCP
Servidores públicos ocupavam cargos técnicos e foram transferidos para funções de nível superior no MPC do Pará
Reprodução / MPC

A ação civil pública do Ministério Público do Pará questiona a transferência de três servidores que ocupavam cargos de nível fundamental para funções de nível superior no MPC. Conforme o autor, o remanejamento ocorreu sob uma falsa premissa de redistribuição de cargos, para órgão pertencente a outro Poder e vinculados a carreiras diversas.

Os servidores e o MPC do Pará rechaçaram as ilegalidades apontadas pelo autor da ação e sustentaram que a ACP não era a via adequada para pleitear os pedidos formulados. 

O juiz afastou a alegação de inadequação. Segundo ele, o artigo 12 da Lei Federal 7.347/85, que regula as ações civis públicas, permite a possibilidade de concessão de tutela liminar quando existe evidente interesse público. 

"Nesse contexto, infere-se que subsistem indicativos de irregularidade formais dos atos resultaram na distribuição dos servidores para o MPC, circunstância que atende ao critério da probabilidade do direito alegado. No mais, remanesce o risco de alteração da situação fática, caso sobrevenham pedidos de aposentadoria dos réus, circunstância essa que remete ao critério de risco de dano", afirmou o julgador na decisão. 

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0871849-70.2021.8.14.0301

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!