em extinção

STJ julga se site de compras pode ser multado por anúncio de animais silvestres

Autor

22 de março de 2023, 8h23

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça começou a julgar na tarde desta terça-feira (21/3) se site de buscas de preços pode ser autuado pelo Ibama por divulgar anúncios de venda de animais silvestres, nas hipóteses vedadas por lei.

Istockphoto
Site foi autuado pelo Ibama, mas falhou em coibir a venda online de animais silvestres
Istockphoto

O julgamento trata do caso do site Que Barato, no qual foram expostos preços de 20 animais silvestres, entre os quais espécies em risco de extinção. A empresa responsável foi acionada seguidas vezes e acabou autuada depois de descumprir termo de embargo de exposição à venda de animal.

A autuação foi feita em 2011, antes da entrada em vigor do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014). O Ibama impôs multa em valor duplicado por causa da reincidência, e o valor final foi de R$ 600 mil. A empresa, então, acionou a Justiça Federal para anular a sanção.

A sentença concluiu que, a partir do momento em que faz a intermediação da venda, o site torna-se parte do negócio. Portanto, não pode se eximir dos riscos inerentes a ele. A multa foi mantida e seu valor, considerado proporcional à gravidade do caso.

Na apelação, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região reformou a sentença e afastou a punição. A corte concluiu que o site, como mero provedor de pesquisa, não pode ser responsabilizado pela infração ambiental cometida pelo usuário anunciante.

Na 2ª Turma do STJ, houve divergência sobre o conhecimento do recurso, por causa de óbices processuais. Prevaleceu a posição do relator, ministro Francisco Falcão, que entendeu que o caso era passível de análise em recurso especial. Ficaram vencidos os ministros Mauro Campbell e Assusete Magalhães.

No mérito, o caso foi interrompido por pedido de vista do ministro Mauro Campbell. O relator votou por dar provimento ao recurso especial do Ibama para restituir a multa porque o site, como plataforma de comércio eletrônico, deveria agir para impedir esse tipo de venda.

"Trata-se de comércio eletrônico de aves em extinção. Caberia ao recorrido adotar as medidas para impedir tal venda de animais silvestres ameaçados. Estamos falando de arara vermelha, arara Canindé, cobras, leopardo, répteis e outros animais que estão correndo risco de extinção", ressaltou o ministro Falcão.

"Por essa razão, estou provendo o recurso do Ibama. Acho que o tema é extremamente importante e no momento em que mundo inteiro está lutando pela preservação da natureza", acrescentou ele.

AREsp 2.151.722

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!