Dada a largada

Vice e corregedor anunciam candidaturas à presidência do TJ-SP

Autor

21 de março de 2023, 8h23

Os desembargadores Guilherme Strenger, atual vice-presidente, e Fernando Torres Garcia, atual corregedor-geral de Justiça, anunciaram suas candidaturas à presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

ConJur
Em mensagem encaminhada aos colegas, Strenger afirmou que se sente "motivado para liderar a nossa instituição".

Ele disse que assume a "obrigação de garantir aos magistrados melhores condições de trabalho, bem como remuneração digna e mais adequada a todos".

Torres Garcia, por sua vez, ressaltou que ainda não vai se envolver com a campanha por enquanto, e pretendia, com a mensagem, apenas anunciar a pretensão de se candidatar aos amigos.

Quando começar a se envolver com a disputa, pretende conciliar os novos compromissos com os afazeres da Corregedoria, "os quais tanto prezo e venho me empenhando para cumprir à altura da elevada confiança que me foi depositada pelos colegas".

A eleição acontece em 8 de novembro, com votação virtual. O resultado é anunciado no mesmo dia. Além da presidência, estarão em disputa a vice-presidência, a Corregedoria, as presidências das Seções de Direito Privado, Público e Criminal e a diretoria da Escola Paulista de Magistratura.

Egberto Nogueira
Egberto NogueiraDesembargador Guilheme Gonçalves Strenger

Vice-presidente
Strenger nasceu em 1950 em São Paulo, é bacharel em Direito pela USP, turma de 1974, e mestre em Direito Civil pela mesma universidade. Atuou na advocacia até 1980 e ingressou na magistratura no ano seguinte. Ao longo da carreira, passou pelas comarcas de Limeira, Regente Feijó, Mairiporã, Osasco e São Paulo.

Foi juiz eleito do Tribunal Regional Eleitoral, substituto e efetivo, e em 2002, foi promovido ao Tribunal de Alçada Criminal. Em 2005, assumiu o cargo de desembargador. Foi eleito membro do Órgão Especial em 2010 e presidente da Seção de Direito Criminal no biênio 2019-2020.

Jorge Rosenberg/Anuário da Justiça
Jorge Rosenberg/AnuárioDesembargador Fernando Antonio Torres Garcia

Corregedor
Torres Garcia nasceu em 1959 na cidade de São Paulo. É formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na turma de 1982. Iniciou sua carreira na magistratura em 1983, como juiz substituto da 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco.

Ao longo da carreira, ele também trabalhou nas comarcas de Mirandópolis, Indaiatuba, Diadema e São Paulo. Assumiu o cargo de desembargador em 2008 e presidiu a Seção de Direito Criminal do TJ-SP no biênio 2018-2019.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!