além do Bojador

Lewandowski lança em SC livro sobre expedição marítima de Fernão de Magalhães

Autor

13 de março de 2023, 13h50

Em 1519, o navegador português Fernão de Magalhães dava início à primeira viagem marítima de circum-navegação ao globo terrestre.

Reprodução
Réplica da nau de Fernão de Magalhães
Reprodução

Meio milênio depois, no  livro Direito Marítimo: estudos em homenagem aos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski reconstitui a expedição de Magalhães ao mesmo tempo em que traz à tona discussões atuais e relevantes do Direito Marítimo.

A obra, publicada pela editora Fórum em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos, será lançada Itajaí (SC) no próximo dia 20/3, na Universidade do Vale do Itajaí (Univale).

Na apresentação do livro, o almirante de Esquadra da Marinha Ilques Barbosa Junior afirma que a circum-navegação "contribuiu para alterar o curso da história" e trouxe diversas consequências para a humanidade. Entre elas, o "surgimento de novos conhecimentos, superação de mitos medievais, maior conscientização da diversidade cultural e, inquestionavelmente, ampliação das rotas comerciais no século XVI".

ConJur
Os tripulantes da nau usada pela circum-navegação de Fernão de Magalhães
ConJur

"Rememorar tal conquista é uma forma de demonstrar à geração atual e às futuras que os grandes eventos disruptivos da civilização impõem a predominância do bem comum, sacrifícios, coragem, engenhosidade e elevada capacidade de liderança", afirma o militar.

O livro conta também com artigos do presidente do TSE e ministro do STF Alexandre de Moraes, do ministro aposentado do STF Marco Aurélio; e dos ministros do Superior Tribunal de Justiça Antonio Carlos FerreiraBenedito GonçalvesLuís Felipe SalomãoPaulo Dias de Moura Ribeiro e Ricardo Villas Bôas Cueva, além de advogados, magistrados e professores.

Conjur
Réplica do interior da nau de Fernão de Magalhães
ConJur

Jornada épica
Em 1519, Fernão de Magalhães, a serviço da coroa espanhola, deixou o porto de Sanlúcar de Barrameda, no sul da Espanha, passou pelo Brasil e foi pioneira ao alcançar a Terra do Fogo, no extremo sul do continente americano (atualmente parte de Argentina e Chile).

Fernão de Magalhães foi morto em uma batalha nas Filipinas durante a expedição, em 1521. Juan Sebastián Elcano completou a circum-navegação no ano seguinte.

A jornada épica é narrada na série Sem limites (Amazon Prime), na qual o ator Rodrigo Santoro interpreta Fernão de Magalhães.

ConJur
Reprodução mostra como eram regras dentro do navio
ConJur

Durante o lançamento, ocorrerá o painel "O papel do Estado na indução do desenvolvimento portuário brasileiro", com a participação do Ministro Ricardo Lewandowski e do Ministro Márcio França de Portos e Aeroportos. O livro pode ser adquirido neste link.

Serviço:

Lançamento do livro Direito Marítimo: estudos em homenagem aos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães
20 de março de 2023, às 17:30
Universidade do Vale do Itajaí (Univale)
Rua Uruguai, 458, Centro
Itajaí, Santa Catarina

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!