Defesa da Democracia

Tribunal Superior Eleitoral homenageia presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Autor

7 de março de 2023, 21h33

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu na noite desta terça-feira (7/3) a comenda da Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral. 

Marcos Oliveira/Agência Senado
Presidente do Senado foi homenageado em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral
Marcos Oliveira/Agência Senado

Participaram da solenidade os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do STF, ministra Rosa Weber; e do TSE, Alexandre de Moraes; além dos ministros do Supremo Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Edson Fachin. 

"Não poderia deixar de aproveitar esse momento para parabenizar um dos grandes defensores do nosso Estado democrático de Direito, o senador Rodrigo Pacheco. Tenho a honra de conhecê-lo antes de seu ingresso na vida política. Ele realiza a atividade político-partidária sem ódio, discriminação e violência. É um agregador. Um homem público absolutamente intransigente em relação aos pilares da democracia e do Estado democrático de Direito", afirmou Alexandre na solenidade. 

A ministra Cármen Lúcia também discursou. Segundo ela, quando "muitos se calaram", Pacheco "falou". 

"A democracia permaneceu inabalada porque houve mulheres e homens que se puseram contra a traição da Constituição e da pátria e fizeram desse mourejar democrático o seu empenho permanente, para que a história não deixasse que os desmandos sobrepusessem o fazer republicano de gerações que lutaram para reinventar democraticamente nosso país. O senador Rodrigo Pacheco falou quando muitos se calaram." 

"Não há de ter mais lugar no Brasil a descompostura no desempenho de funções públicas, e quem dá o tom de respeito estatal e físico em primeiro lugar é o agente público", prosseguiu a ministra. 

A Ordem do Mérito do TSE leva o nome do advogado, político e estadista Joaquim Francisco de Assis. A honraria foi criada em 2015 para homenagear juristas e personalidades, civis ou militares, de destaque.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!