Dia especial

Apamagis homenageia Lewandowski em festa pelos 70 anos da entidade

Autor

6 de março de 2023, 16h51

A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) promoverá nesta segunda-feira (6/3), na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, uma cerimônia que celebrará os 70 anos da entidade. A programação do evento contará com uma homenagem ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, em razão de sua aposentadoria, prevista para maio deste ano. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Apamagis no YouTube.

Gil Ferreira/Agência CNJ
Programação contará com homenagem ao ministro Ricardo Lewandowski
Gil Ferreira/Agência CNJ

Fundada em 19 de fevereiro de 1953, a Apamagis nasceu para ser beneficente, mas hoje, além da atuação social, também representa os interesses dos juízes e juízas de São Paulo, além de trabalhar em proposições legislativas.

A entidade, por exemplo, participou do esforço que culminou na criação da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), que organizou a profissão e tem suas raízes no movimento associativo.  A Apamagis também atua na criação de fóruns para discussões acadêmicas, como o Fórum de Juizados Especiais do Estado de São Paulo (Fojesp).

Presidida pela juíza Vanessa Mateus, a primeira mulher a ocupar o cargo, a Apamagis é a maior associação estadual de magistrados do país, reunindo em seus quadros cerca de 3,2 mil associados, entre juízes, desembargadores (ativos e aposentados) e pensionistas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!