Reparação histórica

OAB inaugura busto de Esperança Garcia, primeira advogada do país

Autor

22 de maio de 2023, 21h08

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil inaugurou nesta segunda-feira (22/5), na sede da entidade, em Brasília, um busto em homenagem a Esperança Garcia, considerada a primeira advogada do país. A cerimônia ocorreu durante sessão do Conselho Pleno da Ordem.

Eugênio Novaes
Cerimônia de inauguração do busto de Esperança Garcia ocorreu na sede da OAB
Eugênio Novaes

Mulher negra e escravizada, Esperança escreveu em 1770 uma carta entregue ao governador da Capitania de São José do Piauí na qual denunciava a violência que ela e sua família sofriam, em registro que é considerado o primeiro Habeas Corpus do Brasil.

Em discurso durante a sessão, o presidente da OAB, Beto Simonetti, disse que a homenagem sinaliza a disposição da entidade para "reparar as arestas de injustiça que atravessam a experiência da cidadania negra brasileira".

"Hoje, ao transitar pela história, Esperança Garcia tem residência fixa na Casa da Cidadania", afirmou Simonetti.

Secretária-adjunta da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, a conselheira Silvia Cerqueira disse que o ato serve de "reparação histórica" e marca a consolidação da representatividade negra no conselho.

"Façamos com que esse ato simbólico venha a ecoar em todos os cantos de nossa nação, como exemplo de instituição cujos membros sabem bem manusear o Direito, mas sabem muito mais como fazer a justiça."

O busto de Esperança Garcia foi produzido pelo artista piauiense Braga Tepi, que entregou obra idêntica à OAB-PI. Presidente da seccional, Celso Barros Coelho Neto disse que a homenagem representa muito para a advocacia e, em especial, para as advogadas brasileiras, "que ainda hoje precisam lutar muito para estar à frente das grandes pautas nacionais".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!