mestrado e doutorado

Fórum de Integração Brasil Europa vai premiar dissertações e teses acadêmicas

Autor

22 de maio de 2023, 14h22

O Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe) está anunciando o lançamento do Prémio FIBE, uma distinção que visa reconhecer dissertações de mestrado e teses de doutoramento que contribuam para fomentar a proximidade cultural, econômica, política e social do Brasil com a Europa.

Divulgação
Premiação da Fibe reconhece principais trabalhos de doutorado e mestrado
Divulgação

Poderão concorrer ao Prémio FIBE dissertações e teses inéditas, que tenham sido aprovadas em qualquer instituição de ensino superior nos últimos 24 meses e que estejam redigidas em português, inglês ou espanhol.

Os mestrandos destacados na 1ª, 2ª e 3ª colocação vão receber prêmios de 625 euros, 375 euros e 250 euros, respetivamente, além de ter seus trabalhos publicados na coletânea do Prémio FIBE.

Já as três melhores teses de doutoramento receberão prêmios de 1250 euros, 750 euros e 500 euros respectivamente, também com edição impressa em livro. A publicação será uma parceria entre a Editora Almedina e o Selo Fibe.

As inscrições seguem até o dia 31 de julho. A iniciativa é uma parceria FIBE, FGV e IDP.

Os trabalhos serão julgados por especialistas de reconhecidos méritos acadêmicos, no Brasil e em Portugal. Confira os integrantes do júri:

  • Thereza Cristina Nogueira de Aquino, pós-doutora pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (UP);
  • Jorge Bacelar Gouveia, doutor em Direito, na especialidade de Direito Público, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (UNL);
  • Carla Margarida Barroso Guapo da Costa, pós-doutora pelo Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais (ISCSP);
  • Ana Isabel Xavier, doutora em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UCoimbra);
  • Hadassah Laís de Sousa Santana, professora-doutora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenadora técnica do Selo FIBE;
  • Presidindo o júri, o especialista em Direito Constitucional e presidente do Fibe, Vitalino Canas.

O regulamento e a página de inscrições podem ser acessados no site da Fibe.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!