Juíza propõe estratégia de gerenciamento judiciário em novo livro
7 de maio de 2023, 17h42
Diante das alegações de que o Poder Judiciário brasileiro se encontra sobrecarregado por uma crescente litigiosidade, sendo incapaz de garantir uma tramitação célere e com qualidade para os processos, a juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, articulista desta revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur), está lançando a obra Novas Perspectivas de Gerenciamento Judiciário (Contracorrente).
O livro propõe uma nova estratégia de gerenciamento que passa pela correta identificação das três dimensões que, segundo a autora, impactam o bom andamento dos processos: a dimensão processual, a dimensão das unidades judiciais e a dimensão institucional.
Assim, a partir da ampla experiência da autora, de exemplos empíricos e de uma vasta bibliografia, o livro destrincha essas três dimensões, com foco, sobretudo, nos fatores exógenos ao processo.
A autora propõe estratégias de gerenciamento para que o "magistrado ou a instituição, dentro dos limites permitidos pelo legislador, possam customizar soluções que impactem a tramitação do processo, conforme as necessidades dos casos concretos, objetivando obter maior celeridade e qualidade da prestação jurisdicional".
Maria Rita Rebello Pinho Dias é doutora em Direito Processual Civil e graduada em direito pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). É juíza de Direito da 3ª Vara de Falências e Recuperação Judicial da Capital no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).
Lançamento: Novas Perspectivas de Gerenciamento Judiciário
data: 17/5 às 18h30
local: Livraria da Vila — Rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!