data especial

Primeira mulher negra assume exercício da Presidência da OAB-SP

Autor

25 de julho de 2023, 15h39

A advogada Dione Almeida, secretária-geral adjunta da OAB-SP, assumiu, nesta terça-feira (25/7), o exercício da Presidência da seccional, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Ela permanecerá na função até esta quarta-feira (26/7).

Divulgação/OAB-SP
Dione Almeida é primeira mulher negra a assumir exercício da presidência da OAB-SP

Em 2021, quando foi eleita pela chapa de Patricia Vanzolini, Dione se tornou a primeira mulher negra na diretoria da entidade. Agora, ela se torna a primeira mulher negra a atuar como presidente da seccional.

A presidência foi transmitida à advogada cumulativamente com os cargos de vice-presidente e secretária-geral — que, conforme o Regimento Interno da OAB-SP, vêm antes da função de secretária-geral adjunta na "fila" para substituição da presidente.

Para Dione, a presidência de uma mulher negra na maior seccional do país, ainda que em exercício, é emblemática e um "divisor de águas" na história da democracia brasileira.

"Em que pese a Constituição, ainda precisamos avançar muito na pauta de raça e de gênero enquanto sociedade democrática para que uma mulher negra possa presidir grandes bancas de advocacia, a OAB ou outros cargos do sistema de Justiça. Por isso, ser uma das diretoras da seccional paulista e presidi-la nesses dias já é um bom começo", destacou. Com informações da assessoria de imprensa da OAB-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!