Anais da história

Livro resgata bastidores da carta em defesa da democracia de 2022

24 de julho de 2023, 21h59

Bastidores: a articulação da carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito é o nome do livro de Ricardo de Castro Nascimento que vai recuperar a história por trás do documento que reuniu a sociedade civil no repúdio ao autoritarismo durante as eleições de 2022.

Divulgação
A carta foi lida em um ato solene na Faculdade de Direito da USP em 11 de agosto do ano passado, em evento que reuniu personagens históricos do Direito e da política brasileira. O evento ecoou a leitura da Carta aos Brasileiros de 1977, 45 anos antes, que foi um marco na guinada de posição da opinião pública contra a ditadura, quando esta já andava pelas últimas.

O livro com os bastidores da nova edição da Carta será lançado no dia 7 de agosto, segunda-feira, a partir das 18h, na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, em São Paulo.

"Em linguagem simples, agradável e coloquial, o autor apresenta personagens, situações, reuniões, jantares e conflitos ― em uma palavra: bastidores ― que acompanhou bem de perto", apontam, no prefácio da obra, os professores da USP Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara.

O autor, Ricardo de Castro Nascimento, é formado em Direito e Artes Cênicas pela USP. É mestre é doutor em Direito pela PUC-SP, juiz federal desde 2001 e foi presidente da Associação de Juízes Federais de São Paulo e Mato Groso do Sul (Ajufesp).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!